Gaviria estreia-se em 2020!
O colombiano Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) venceu a segunda etapa da Vuelta a San Juan, uma ligação de 168.7km com partida e chegada em Pocito. O segundo lugar foi para o argentino Nicolas Naranjo (Associación Civil Agrupamiento Virgen de Fátima) e o terceiro para o italiano Marco Benfatto (Androni Giocatolli – Sidermec). Gaviria venceu a tirada de hoje com um tempo de 3h30’06”.
Segunda etapa desta Vuelta a San Juan, mais um dia para os sprinters poderem brilhar, e desta vez com um final numa estrada larga e com boas condições. A fuga do dia formou-se logo nos kms iniciais com 9 homens, e rapidamente ganhou cerca de 2 minutos de vantagem. No entanto, a situação mais caricata aconteceu e tivemos um cão a provocar uma queda a dois ciclistas escapados, sendo que um deles acabou por regressar ao pelotão.
O resto da etapa acabou por decorrer tranquilamente até entrarmos nos quilómetros finais. A partir daí a fuga partiu e o ritmo no pelotão aumentou consideravelmente. A 12km do final, uma nova queda dentro do pelotão, atirando ao chão o líder da montanha, Cesar Paredes da Team Medellin, e mais uma dezena de ciclistas, mas aparentemente nada de lesões graves e todos prosseguiram na etapa.
A fuga foi alcançada a cerca de 10km para o final e no pelotão o stress falou mais alto até final. Nenhum comboio se conseguia formar e os ciclistas pareciam meio que atabalhoados à procura de se chegarem à frente para estarem bem posicionados para o sprint. O sprint começou com Hodeg a ficar de novo na frente do pelotão demasiado cedo, e Gaviria inteligentemente soube contemporizar, procurar o melhor lugar e sair quando encontrou o melhor espaço para vencer confortavelmente a sua primeira etapa do ano.
Sagan ficou “nas covas” com tanto jogo de movimentações e quando ia subindo algumas posições acabou por ser bloqueado involuntariamente por um ciclista que estava à sua frente, terminando na quinta posição. E involuntariamente também, Sagan acabou por bloquear Cesar Martingil que vinha a fazer uma bela etapa, sempre muito bem colocado no pelotão, com o precioso auxílio de Aleksandr Grigoriev, e que já sozinho, ziguezageou por entre os ciclistas que à sua frente seguiam para apanhar a roda de Peter Sagan e finalizar em grande estilo. Quando o português se preparava para passar o eslovaco, eis que o bloqueio aconteceu, e Martingil acabou por terminar num honroso oitavo lugar!
Fernando Gaviria é assim o novo líder da classificação geral e dos pontos, enquanto Cesar Paredes continua na liderança da montanha e Daniel Juarez dos sprints intermédios. Tomas Contte é o melhor jovem. Amanhã é dia de contrarrelógio e o português Nelson Oliveira parte como um dos grandes favoritos do dia a par do italiano Filippo Ganna.