Arlenis Sierra vence em Lausanne e conquista a primeira etapa da história do Tour de Romandie Feminin!

A Campeã de Cuba, Arlenis Sierra (Movistar), venceu a primeira etapa do Tour de Romandie Feminin, uma ligação de 135.4km com partida e chegada em Lausanne, batendo ao sprint, num grupo reduzido, a Campeã da Alemanha, Liane Lippert (Team DSM), e a neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx).

Em ano de estreia, o Tour de Romandie Feminin começou com uma etapa bastante acidentada, num percurso em constante sobe e desce, que só a 17km do fim se tornava plano. Com uma terceira categoria logo ao km 7, o ritmo de corrida foi desde cedo rápido, com Elise Uijen (Team DSM) a passar na frente de Georgia Williams (BikeExchange – Jayco) para somar os primeiros 5pts. Em nova contagem, ao km 16, a situação inverteu-se e Williams levou a melhor sobre Uijen.

O ritmo acalmou ligeiramente após as duas primeiras subidas categorizadas, e surgiu o ataque de Linda Zanetti (UAE Team ADQ), mas a suíça não teve sucesso. A 92km do fim, Katia Ragusa (Liv Racing Xstra) atacou e ganhou 2:30 de vantagem, vencendo a terceira contagem de montanha do dia em Vulliens. No pelotão, Uijen levou a melhor sobre Williams e colocou-se de novo na liderança virtual da montanha.

A 73km do fim, Elena Hartmann (Switzerland National Team) atacou no pelotão e 10km depois chegou à italiana na dianteira. A vantagem de Ragusa havia chegado aos 3min, mas o ritmo do pelotão havia aumentado, e a diferença estava já nos 2:20. A 50km do fim, a Team SD Worx aumentou o ritmo com dois ataques de Marlen Reusser e Demi Vollering, e o duo na dianteira foi alcançado. Uijen aproveitou alguma indefinição para se adiantar, e vencer a quarta contagem de montanha do dia, e garantir a subida ao pódio no final do dia.

O ritmo estava já bastante elevado, com Sheyla Gutierrez (Movistar) ao comando, e depois Annemiek van Vleuten a assumir as despesas, num dia em que claramente a equipa espanhola queria apostar na velocidade de Sierra. O grupo foi-se reduzindo cada vez mais, e os ataques surgiram novamente na última contagem do dia em Les Granges, com Lippert a passar na frente, seguida de Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Suez – Futuroscope). Perante os inúmeros ataques, 26 ciclistas ficaram na dianteira após a última grande descida.

O terreno plano final não trouxe entendimento, e o grupo da frente rodava em constantes acelerações, já que toda a gente tentava escapar ao grupo em busca da vitória para evitar o sprint, sabendo que só a SD Worx estava completa no grupo de 26 ciclistas na dianteira. Ataque atrás de ataque, os kms foram passando e ninguém conseguia ganhar vantagem, com uma marcação apertada de vários nomes do pelotão.

A pouco mais de 3km do fim, Ashleigh Moolman-Pasio (Team SD Worx) atacou com Ane Santesteban (BikeExchange – Jayco). Na perseguição saltaram Juliette Labous (Team DSM), Victoire Guilman (FDJ – Suez – Futuroscope) e Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing), com as cinco a juntarem-se sob a marca dos 2km, mas com o grupo a alcançá-las logo de seguida, com um forte ritmo imposto pela Campeã Mundial Annemiek van Vleuten (Movistar). A Team DSM assumiu o trabalho até final na tentativa de levar Liane Lippert à vitória ao sprint. Na roda da formação alemã, Arlenis Sierra só teve de esperar o momento certo, e com mais ponta final que as adversárias conquistou uma grande vitória!

Com o triunfo, Sierra é a primeira líder da geral e dos pontos, enquanto Lippert lidera na juventude. A montanha é comandada por Elise Uijen. A Team DSM é a melhor equipa.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock