Remco Evenepoel vence etapa 18 da Vuelta que contou com Show de João Almeida!
O belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) venceu a décima oitava etapa da La Vuelta a España, um ligação de 192km entre Trujillo e Alto del Piornal, batendo ao sprint o espanhol Enric Mas (Movistar Team) e o neerlandês Robert Gesink (Jumbo – Visma).
A décima oitava etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 171km do fim, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos, Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), Jay Vine (Alpecin-Deceunick) e Mads Pedersen (Trek – Segafredo). Pedersen e Rodriguez conseguiram continuar mas o espanhol tinha muitas marcas da queda. Vine ficou maltratado no seu braço esquerdo e foi obrigado a abandonar.
A 151km do fim, Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers), Matteo Fabbro (Bora – Hansgrohe), Merhawi Kudus (EF Education – EasyPost), Gotzon Martin (Euskaltel – Euskadi), Jetse Bol (Burgos-BH), Jasha Sutterlin (Bahrain Victorious) e Daniel Mclay (Team Arkéa – Samsic) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 1km depois, Nelson Oliveira (Movistar Team), Gino Mader (Bahrain Victorious), Nicolas Prodhomme (AG2R Citroen Team), Mark Padun (EF Education – EasyPost), Jan Bakelants (Intermarché – Wanty – Gobert), Fausto Masnada (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Mikel Iturria (Euskaltel – Euskadi), Dario Cataldo (Trek – Segafredo) e Clément Russo (Team Arkéa – Samsic) atacaram e juntaram-se ao grupo da frente. A 144km do fim, Robert Gesink, Sam Oomen e Mike Teunissen (Jumbo – Visma), Vincenzo NIbali (Astana Qazaqstan Team), Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious), Sergio Higuita e Danny Van Poppel (Bora – Hansgrohe), Davide Villella (Cofidis), Hugh Carthy, James Shaw e Julius Van den Berg (EF Education – EasyPost), Thibaut Pinot e Rudy Molard (Groupama – FDJ), Richard Carapaz (Ineos Grenadiers), Omer Goldstein e Alessandro De Marchi (Israel – Premier Tech), Carlos Verona (Movistar Team), Marc Soler (UAE Team Emirate), Lawson Craddock (Team BikeExchange – Jayco), Xandro Meurisse (Alpecin-Deceuninck), Daniel Navarro e José Manuel Diaz (Burgos-BH) e Élie Gesbert e Lukasz Owsian (Team Arkéa – Samsic) saíram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente.

A 135km do fim, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) saiu do pelotão e tentava chegar ao grupo da frente. 10km depois, Ivo Oliveira juntou-se à fuga do dia. A 100km do fim, a fuga do dia tinha 8:40 de vantagem sobre o pelotão. 10km depois, Pascal Ackermann e Sebastian Molano (UAE Team Emirates) aumentaram o ritmo. Logo a seguir, João Almeida e Brandon McNulty (UAE Team Emirates) saíram do pelotão. A 83km do fim, McNulty abriu e Almeida impôs o seu ritmo. Ivo Oliveira estava à espera de Almeida. 1km depois, na primeira contagem do dia, Carapaz foi o primeiro a passar no alto.
A 69km do fim, Russo atacou e ficou isolado na frente da corrida. Almeida já estava com Ivo Oliveira. 9km, Russo foi alcançado pelo grupo perseguidor. A 52km, Ivo Oliveira abriu e Almeida impôs o seu ritmo. Na frente da corrida, Carthy atacou e o britânico foi seguido por Pinot e Higuita. A 48km do fim, Soler esperava por Almeida. Os três da frente tinham 20s de vantagem sobre Gesink, Carapaz e Gesbert, 30s sobre o grupo perseguidor, 3:17 sobre João Almeida e 4:10 sobre o pelotão.
A 45km do fim, Soler já estava com Almeida. 4km depois, os três perseguidores juntaram-se aos dois da frente. A 40km do fim, na segunda contagem do dia, Carapaz foi o primeiro a passar no alto. 5km depois, Soler e Almeida chegaram ao grupo perseguidor. A 25km do fim, os seis da frente tinham 2:01 sobre o grupo de João Almeida e 2:38 sobre o pelotão que era comandado pela Movistar e pela Astana.
A 12km da meta, Gesbert atacou e ficou isolado na frente da corrida. Soler abriu e João Almeida impunha o ritmo no grupo perseguidor. 2km depois, Enric Mas atacou e o espanhol foi seguido por Remco Evenepoel. A 9.5km da meta, Jai Hindley (Bora – Hansgrohe), Thymen Arensman (Team DSM) e Ben O’Connor (AG2R Citroen Tem) saíram do pelotão e tentavam chegar ao grupo de Almeida. A 8.5km da meta, Evenepoel atacou e juntou-se a Hindley, Arensman e O’Connor. 1.5km depois, os quatro chegaram ao grupo de Almeida. Mas esperou por Verona e o espanhol a ritmo chegou ao grupo de Almeida. Uns metros depois, Lopez também chegou a ritmo ao grupo de Almeida. Na frente da corrida, Gesink atacou e ficou isolado na frente da corrida.
A 5km da meta, Geoghegan Hart levou Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e Juan Ayuso (UAE Team Emirates) ao grupo dos favoritos e abriu para o lado. Uns metros depois, Lopez atacou mas o colombiano não conseguiu ganhar um espaço importante. A 3.4km da meta, Arensman e O’Connor atacaram mas Almeida fechou o espaço. Rodriguez perdeu o contacto com o grupo da frente. 400 metros depois, Almeida tentou sair do grupo dos favoritos mas o português não teve sucesso.
A 2.6km da meta, Evenepoel tentou sair do grupo dos favoritos mas o belga não teve sucesso. 1.6km depois, Mas atacou e Evenepeol foi o único que seguiu o espanhol. Almeida comanda o grupo de Ayuso e Lopez. A 400 metros da meta, Evenepoel e Mas chegaram a Gesink. No sprint final. o belga não deu hipótese e venceu assim a etapa 18 da Vuelta. Mas foi segundo a 2s e Gesink terceiro. João Almeida foi 10º a 13s e o português chegou com Hindley, O’Connor, Arensman, Ayuso e Lopez. Rodriguez foi 17º a 1:19.
Com o 10º lugar na etapa, João Almeida manteve o seu 6º lugar na geral e o português está mais próximo de Rodriguez que é 5º. Nelson Oliveira foi 46º a 11:23 e Ivo Oliveira foi 134º a 35:48.
Evenepoel manteve a liderança da classificação geral e da juventude. Pedersen manteve a classificação por pontos e Carapaz é o novo líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com