Richard Carapaz vence em fuga no primeiro dia mau de Evenepoel! João Almeida 4º a 27s!

O equatoriano Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) venceu a décima quarta etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 160.3km entre Montoro e Sierra de La Pandera, batendo o colombiano Miguel Angel Lopez (Astana Qazaqstan Team) e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma) por 8s.

A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque com Vincenzo Nibali (Astana Qazaqstan Team), Hugh Carthy (EF Education-EasyPost) e Robert Stannard (Alpecin-Deceuninck) a ficarem isolados na frente da corrida. A 154km do fim, os três da frente foram alcançados pelo pelotão. 2km depois, Jay Vine (Alpecin-Deceuninck) e Nibali saíram do pelotão mas os dois na frente foram alcançados pelo pelotão em menos de 3km.

A 149km do fim, um corte aconteceu no pelotão e João Almeida e Juan Ayuso (UAE Team Emirates) ficaram cortados. 6km depois, vários ataques aconteceram no pelotão mas nenhum deles não teve sucesso. A 134km do fim, o pelotão tinha cerca de 20s de vantagem sobre o segundo pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates. 16km depois, Thomas de Gendt (Lotto Soudal) e Stannard saíram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. A 113km do fim, Yevgeniy Fedorov (Astana Qazaqstan Team) saiu do pelotão e juntou-se aos dois da frente. 5km depois, Lawson Craddock (Team BikeExchange – Jayco) saltou do pelotão e juntou-se aos três da frente.

Vuelta Espana 2022 – 77th edition – 14th stage Montoro – Sierra de La Pandera 160,3 km – 03/09/2022 – Ivo Oliveria (POR – UAE Team Emirates) – Joao Almeida (POR – UAE Team Emirates) – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2022

A 106km do fim, De Gendt e Craddock perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançados pelo pelotão. A 101km do fim, o grupo de Almeida e Ayuso reentrou no pelotão. Logo a seguir, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão. Sergio Higuita (Bora- Hansgrohe) e Fedorov atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. A 96km do fim, Higuita caiu e foi alcançado pelo pelotão. Vários ciclistas juntaram-se a Fedorov na frente da corrida mas o grupo da frente foi alcançado em menos de 2kms.

A 88km do fim, Richard Carapaz, Clément Champoussin (AG2R Citroen Team), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Luis León Sanchez (Bahrain Victorious), Bruno Armirail (Groupama – FDJ), Filippo Conca (Lotto Soudal) e Kenny Elissonde e Mads Pedersen (Trek – Segafredo) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 4km depois, Marco Brenner (Team DSM) e Raul García Perna (Equipo Kern Pharma) saltaram do pelotão e tentavam juntar-se ao grupo da frente. A 76km do fim, os dois perseguidores juntaram-se ao grupo da frente.

A fuga do dia

A 53km do fim, na primeira contagem do dia, Carapaz foi o primeiro a passar no alto. 20km depois, no único sprint intermédio do dia, Pedersen foi buscar a pontuação máxima. A 22km do fim, o grupo da frente tinha 3:35 de vantagem sobre o pelotão. 3km depois, Lutsenko atacou e Sanchez e Armirail ficaram isolados na frente da corrida. A 18km do fim, os três da frente foram alcançados pelos perseguidores. 4km depois, Sanchez atacou e ficou isolado na frente da corrida. Na segunda contagem do dia, Sanchez foi o primeiro a passar no alto.

A 9.3km da meta, Carapaz atacou e tentava chegar a Sanchez. Uns metros depois, Carapaz juntou-se a Sanchez na frente da corrida. A 7.3km da meta, Champoussin juntou-se aos dois da frente. 1km depois, Conca reentrou na frente da corrida. No pelotão, a Jumbo – Visma aumentou o ritmo e o pelotão estava cada vez mais pequeno. A 4km da meta, os quatro da frente tinham 1:03 de vantagem sobre o pelotão. 400 metros depois, Roglic atacou e o esloveno conseguiu cerca de 5s de vantagem. João Almeida estava a conseguir aguentar no grupo de Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team). Carapaz atacou e ficou isolado na frente da corrida.

A 3.1km da meta, Enric Mas (Movistar Team) e Miguel Angel Lopez atacaram e tentavam chegar a Roglic. Evenepoel ficou a pé e tentava minimizar as perdas. A 2.3km da meta, Ayuso furou e o espanhol tentava recuperar o tempo perdido. 300 metros depois, Mas e Lopez chegaram a Roglic. A 1.3km da meta, Mas perdeu o contacto com o grupo de Roglic.

Carapaz aguentou o forte ritmo de Roglic e Lopez e o equatoriano venceu assim a etapa 14 da Vuelta. Lopez foi segundo a 8s e Roglic terceiro. João Almeida fez uma fantástica subida a seu ritmo e foi quarto a 27s. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) foi quinto a 36s e o campeão espanhol chegou com Enric Mas. Thymen Arensman (Team DSM) fez uma grande subida e foi sétimo a 51s. Evenepoel foi oitavo a 56s e o belga chegou com Ayuso.

Vuelta Espana 2022 – 77th edition – 14th stage Montoro – Sierra de La Pandera 160,3 km – 03/09/2022 – Joao Almeida (POR – UAE Team Emirates) – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2022

João Almeida com o quarto lugar na etapa, está agora em sétimo na geral a 6:49 de Evenepoel. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 69º a 13:55 e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 145º a 29:02.

Evenepoel segue líder da Vuelta. O belga manteve a liderança da juventude. Vine manteve a liderança da classificação da montanha e Pedersen manteve a liderança da classificação por pontos.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock