António Morgado é o novo líder do Giro Lunigiana em dia de jornada dupla!
António Morgado é desde a manhã de hoje o novo líder do Giro Lunigiana, depois de ter cruzado a meta na 38ª posição na etapa matinal da corrida em dia de jornada dupla. O polaco Michel Zelazowski foi apenas 68º e, apesar do mesmo tempo, não havendo bonificações, Morgado passou a ter melhor classificação no desempate por melhores lugares.
A etapa matinal foi disputada ao sprint após 46.8km entre Portovenere e Sarzana, com o italiano Mirco Bozzola (Piemonte) a levar a melhor sobre os compatriotas Giovanni Zordan e Giovanni Cuccarolo, ambos da equipa da região de Veneza. De importante salientar que a etapa foi percorrida em apenas 57:39, numa velocidade média de 48.7km/h!
Classificações Etapa 2
Results powered by FirstCycling.com
A etapa vespertina com 53.3km entre Massa e San Carlo Terme contou com uma chegada em alto e foi ganha pelo francês Paul Magnier, ele que já havia escapado com Morgado no dia de ontem, e bateu desta feita ao sprint o português líder da geral, que voltou a ser segundo. O terceiro posto foi para o italiano Simone Gualdi (Lombardia), a 2s do vencedor.
Após um começo muito rápido, a seleção Belga atacou após 30km se terem corrido, e o pelotão acabou por se fragmentar. Um grupo de 7 corredores onde António Morgado se incluía acabou por ganhar alguma vantagem e o português foi mesmo o primeiro na primeira passagem pela contagem de San Carlo Terme. Na descida, Morgado e mais dois adversários distanciaram-se novamente, mas acabariam alcançados após a descida, com um grupo de 24 ciclistas a ficar na dianteira.
Com Gonçalo Tavares e Daniel Lima nesse grupo, Portugal assumiu o comando na subida final e foi assim partindo cada vez mais o grupo. Lima fez um trabalho soberbo e abriu já sem mais para dar, enquanto Tavares levou o que ainda restava do grupo até aos metros finais. Já com Morgado a preparar-se para o sprint, foi Paul Magnier a atacar a 500m, com o português a não ter mais energia do que a suficiente para seguir o francês, que assim venceu a etapa com Morgado logo atrás. Tavares foi 14º a 18s e Lima 23º a 1:41.
António Morgado é assim o líder da geral com 2s sobre o Gualdi e sobre o eslovaco Tomas Sivok. O português lidera também por pontos e na montanha, enquanto Gualdi é o melhor jovem. Coletivamente, a França lidera com 2:33 sobre Portugal.
A etapa de amanhã será também bastante dura e um novo teste à capacidade da seleção nacional. O pelotão terá que enfrentar uma subida de primeira categoria em Reusa, mais ou menos a meio da jornada, e depois haverá um circuito em torno de Fivizzano, que incluí três contagens de 2ª categoria – a última coincidente com a meta.
Classificações Etapa 3
Results powered by FirstCycling.com