Richard Carapaz vence em fuga e salva a sua Vuelta nas Peñas Blancas!
O equatoriano Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) venceu a décima segunda etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 192.7km entre Salobreña e Peñas Blancas, batendo o neerlandês Wilco Kelderman (Bora – Hansgrohe) por 9s e o espanhol Marc Soler (UAE Team Emirates) por 24s.
A décima segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 173km do fim, Alessandro De Marchi (Israel – Premier Tech) e Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe) saíram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. 8km depois, os dois da frente foram alcançadas pelo pelotão.
A 157km do fim, Mike Teunissen (Jumbo – Visma), Clément Champoussin (AG2R Citroen Team), Samuele Battistella e Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious), Matteo Fabbro e Wilco Kelderman (Bora – Hansgrohe), Jonathan Caicedo e James Shaw (EF Education-EasyPost), Richard Carapaz (Ineos Grenadiers), Jan Bakelants (Intermarché – Wanty – Gobert), Patrick Bevin, Omer Goldstein e Carl Fredrik Hagen (Israel – Premier Tech), Nelson Oliveira e José Joaquin Rojas (Movistar Team), Louis Vervaeke (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Lawson Craddock (Team BikeExchange – Jayco), Marco Brenner e Jonas Hvideberg (Team DSM), Antonio Tiberi (Trek – Segafredo), Marc Soler, Ivo Oliveira e Jan Polanc (UAE Team Emirates), Lionel Taminiaux, Jay Vine e Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck), José Manuel Díaz (Burgos-BH), Carlos Canal e Mikel Iturria (Euskaltel – Euskadi) e Élie Gesbert e Lukasz Owsian (Team Arkéa – Samsic) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.
A 150km do fim, a Quick-Step e a Jumbo – Visma tentavam alcançar a fuga do dia. Uns km depois, as duas equipas tiraram pé e a vantagem da fuga foi aumentando gradualmente. A 80km do fim, a fuga do dia tinha 6:10 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Quick-Step. 14km depois, Battistella atacou e ficou isolado na frente da corrida. Goldstein tentou juntar-se a Battistella na frente da corrida mas o israelita não teve sucesso.
A 42km do fim, Battistella foi alcançado pelo pelotão. 10km depois, Vervaeke esperou pelo pelotão para ajudar Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), no início da subida final. A 20km do fim, no único sprint intermédio do dia, Battistella foi buscar a pontuação máxima. 4km depois, Fabbro aumentou o ritmo e o grupo da frente começou a partir-se. No pelotão, Rohan Dennis (Jumbo – Visma) aumentou o ritmo e o pelotão começou a ficar cada vez mais pequeno.
A 11km da meta, Fabbro, Kelderman, Carapaz, Hagen, Brenner, Soler, Polanc, Vine e Gesbert tinham 8:55 de vantagem sobre o pelotão que era comandado por Chris Harper (Jumbo – Visma). 2km depois, Carlos Verona (Movistar Team) aumentou o ritmo do pelotão. Uns metros depois, Verona abriu e Harper continuou com um ritmo alto. A 7km da meta, Harper abriu e a Quick-Step impôs um ritmo alto. 3km depois, Gesbert atacou e Soler foi o único que não conseguiu seguir o francês. Uns metros depois, Polanc atacou e Hagen cedeu mas o norueguês não estava muito longe do grupo da frente.
A 3.8km da meta, Gesbert atacou e conseguiu 5s de vantagem sobre Carapaz, Vine, Polanc, Brenner e Kelderman. No pelotão, a Movistar aumentava o ritmo. Uns metros depois, Vine perdeu o contacto com o grupo perseguidor. A 2.8km da meta, Mas atacou e o espanhol foi seguido por Evenepoel e Miguel Angel Lopez (Astana Qazaqstan Team). Uns metros depois, o resto dos favoritos à geral juntaram-se aos três.
A 2km da meta, Carapaz atacou, passou direto por Gesbert e ficou isolado na frente da corrida. O equatoriano conseguiu cerca de 10s de vantagem sobre Kelderman. João Almeida (UAE Team Emirates) conseguiu reentrar no grupo dos favoritos que era comandado por Nelson Oliveira. Carapaz continou a seu ritmo e o equatoriano pode ter salvado a sua Vuelta com esta vitória na etapa 12 da Vuelta. Kelderman foi segundo a 9s. Soler fez uma excelente recuperação e foi terceiro a 24s.
No grupo dos favoritos, Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) aumentou o ritmo quando ainda faltavam 2.5km para os favoritos. 300 metros depois, Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) acelerou e o espanhol foi seguido por Evenepoel, Mas, Lopez, Juan Ayuso (UAE Team Emirates) e Primoz Roglic (Jumbo – Visma). João Almeida pôs o seu ritmo e o português não estava muito longe. Logo a seguir, Evenepoel aumentou o ritmo. Nos metros finais, Evenepoel acelerou e Lopez e Rodriguez cederam. O belga ganhou 6s a Lopez e 11s a Rodriguez.
João Almeida foi 23º a 8:12 de Carapaz e o português perdeu 33s para Evenepoel. Na geral o português perdeu duas posição para Kelderman e Lopez e está agora em 8º a 7:18 de Evenepoel. Nelson Oliveira foi 40º a 11:44 e Ivo Oliveira foi 78º a 25:29.
Evenepoel manteve a liderança da classificação geral e da juventude. Jay Vine manteve a liderança da classificação da montanha e Mads Pedersen (Trek – Segafredo) manteve a liderança da classificação por pontos. Battistella foi o combativo do dia.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com