Kaden Groves vence ao sprint na Vuelta em dia ventoso não aproveitado!
O australiano Kaden Groves (BikeExchange – Jayco) venceu a décima primeira etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 191.8km entre Múrcia, no El Pozo Alimentacion, e Cabo de Gata, batendo ao sprint o neerlandês Danny van Poppel (Bora – Hansgrohe) e o Campeão Belga Tim Merlier (Alpecin – Deceuninck), para conquistar a sua primeira vitória numa grande volta!
A décima primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Jetse Bol (Burgos – BH), Joan Bou (Euskaltel – Euskadi) e Vojtech Repa (Equipo Kern Pharma) a formarem a fuga do dia. Os três da frente conseguiram uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão. A 160km do fim, o pelotão diminuiu a vantagem da fuga para 3:40.
A 100km do fim, o trio da frente tinha 1:50 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Alpecin – Deceuninck, pela Trek – Segafredo e pela Team BikeExchange – Jayco. 36km depois, na frente da corrida, Repa caiu mas o checo reentrou no grupo da frente. No pelotão, Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl Team) caiu e o campeão do Mundo foi obrigado a abandonar a prova. O francês deve ter partido ou deslocado algo na zona do ombro e da clavícula, a qual foi imediatamente imobilizada com o francês a seguir para a ambulância.
A 52km do fim, Bol atacou e ficou isolado na frente da corrida. 4km depois, Repa e Bou foram alcançados pelo pelotão. Bol tinha 1:30 de vantagem sobre o pelotão. A 30km do fim, a Trek – Segafredo aumentou o ritmo do pelotão e diminuiu a vantagem de Bol para 30s. O neerlandês foi alcançado a 25km do fim, e com vento de frente, o pelotão manteve-se compacto, sem ninguém acelerar, num final que se tornou rapidamente um pouco monótono.
No sprint intermédio, a 10km do fim, Mads Pedersen passou na frente e aumentou a liderança na classificação por pontos, e só na entrada dos últimos 4km o pelotão aumentou o ritmo, com a BikeExchange e a Ineos a surgirem na cabeça do pelotão. Perante o vento, o pelotão alongou-se bastante, mas não de forma suficiente para partir, com o sprint a surgir num cenário de pelotão compacto.
A BikeExchange surgiu na frente de novo no km final, mas a Team DSM tentou surpreender, com John Degenkolb a abrir o sprint muito cedo. Sebastian Molano (UAE Team Emirates) e Dan McLay (Arkea – Samsic) agarraram-se à sua roda, mas foi Kaden Groves a surgir de trás com muita potência, para bater todos os restantes e conquistar a sua primeira etapa numa grande volta. Danny van Poppel conseguiu furar no meio de outros para ser segundo e Tim Merlier fechou o pódio do dia. O líder da classificação por pontos, Mads Pedersen, foi apenas quinto.
Com os resultados do dia, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) segue na liderança da geral e da juventude, Mads Pedersen continua líder da classificação por pontos e Jay Vine (Alpecin – Deceuninck) da montanha.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi o melhor português, em 16º, Nelson Oliveira (Movistar) foi 41º e João Almeida (UAE Team Emirates) 66º, todos com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, Almeida é agora sexto, devido à desistência de Simon Yates (BikeExchange – Jayco) devido à Covid-19.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com