Meintjes vence pela primeira vez no World Tour num dia em que Evenepoel reforça a geral!

O sul-africano Louis Meintjes (Intermarché – Wanty – Gobert) venceu a nona etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 171.4km entre Villaviciosa e Les Praeres. Nava, batendo os italianos Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team) por 1:01 e Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious) por 1:14.

A nona etapa começou com diversas tentativas de ataque com Thomas de Gendt (Lotto Soudal), Jetse Bol (Burgos-BH), Luis Angel Mate (Euskaltel – Euskadi) e Davide Villella (Cofidis) a ficarem isolados na frente da corrida. A 167km do fim, Jay Vine (Alpecin-Deceuninck) tentou sair do pelotão mas o campeão do Mundo Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl Team) não deixou o australiano ganhar um espaço importante. 2km depois, Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) tentou saltar do pelotão mas o camisola vermelha Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) não deixou o equatoriano ganhar uma vantagem importante.

A 157km do fim, Mate perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão. 10km depois, Samuele Battistella, Maxim Van Gils (Lotto Soudal), Alessandro De Marchi (Israel – Premier Tech) e Xandro Meurisse (Alpecin-Deceuninck) saíram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente. A 144km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, De Gent atacou e ficou isolado na frente da corrida. A 141km do fim, o belga foi alcançado pelo pelotão.

A 140km do fim, Quentin Pacher (Groupama – FDJ) atacou e ficou isolado na frente da corrida. 7km depois, Pacher foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Carapaz tentou sair do pelotão mas o equatoriano não teve sucesso. A 130km do fim, Louis Meintjes, Thymen Arensman (Team DSM), Edoardo Zambanini, Dylan Van Baarle (Ineos Grenadiers), Robert Stannard e Jimmy Janssens (Alpecin-Deceuninck), José Manuel Díaz (Burgos-BH), Simon Gugliemi (Team Arkéa-Samsic), Filippo Conca (Team Arkéa – Samsic) e Battistella saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 4km depois, Arensman decidiu tirar pé e esperar pelo pelotão.

A 125km do fim, cortes aconteceram no pelotão e o português João Almeida (UAE Team Emirates) ficou cortado. 3km depois, Marc Soler (UAE Team Emirates) com o líder da equipa atrasado, tentou sair do pelotão mas o espanhol não teve sucesso. A 116km do fim, Almeida reentrou no pelotão. Na frente da corrida, na primeira contagem do dia, Stannard foi o primeiro a passar no alto.

A 78km do fim, na segunda contagem do dia, Stannard foi novamente o primeiro a passar no topo. A fuga do dia tinha uma vantagem superior a 4:00 sobre o pelotão que era comandado pela Quick-Step. 25km depois, na terceira contagem do dia, Stannard foi o primeiro a passar no alto. A fuga do dia aumentou a sua vantagem sobre o pelotão para 5:00.

A 32km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Conca foi buscar a pontuação máxima. 7km depois, a Quick-Step aumentou o ritmo no pelotão e diminuiu a vantagem da fuga para 3:50. A 18km da meta, Janssens tentou sair do grupo da frente mas o belga não teve sucesso. 8km depois, Battistella e Janssens atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. A 5km da meta, os dois da frente tinham 30s de vantagem sobre os perseguidores e 3:30 sobre o pelotão que era comandado pela Quick-Step.

A 3.7km da meta, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) e Chris Harper (Jumbo – Visma). A queda provocou um corte no pelotão e João Almeida não estava no grupo do camisola vermelha. Na frente da corrida, Janssens atacou ficou isolado na frente da corrida. Uns metros depois, Battistella e Meintjes chegaram à frente da corrida, mas Meintjes passou direto pelos dois e o sul-africano tentava vencer pela primeira vez no World Tour.

A 2.5km da meta, Juan Ayuso (UAE Team Emirates) acelerou e Evenepoel, Enric Mas (Movistar Team) e Primoz Roglic (Jumbo – Visma) foram os únicos que o seguiram. Logo a seguir, Evenepoel impôs o seu ritmo e Ayuso e Roglic foram as primeiras vítimas. Uns metros depois, Mas também cedeu. Roglic estava em perda e o esloveno foi passado por Ayuso e Rodriguez que tentavam chegar a Mas. Uns metros depois, os três espanhóis estavam juntos a tentar minimizar as perdas para Evenepoel.

Meintjes continuou a seu ritmo e o sul-africano conquistou assim a sua primeira vitória no World Tour. Battistella foi 2º a 1:04. Zambanini fez uma excelente subida e foi 3º a 1:14. Evenepoel foi 4º a 1:34. Ayuso largou Mas e Rodriguez, nos últimos metros, e foi 6º a 2:08. Mas foi 8º a 2:18 e Rodriguez 9º a 2:20. Roglic conseguiu minimizar as perdas e foi 10º a 2:26. Simon Yates (Team BikeExchange – Jayco) foi 12º a 2:37.

João Almeida foi 18º a 3:22 e o português perdeu tempo importante numa subida que não é ao seu estilo. Almeida está em 7º na geral a 4:32 de Evenepoel. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 63º a 10:01.

Evenepoel reforçou a sua liderança da geral e da juventude. Vine manteve a liderança da classificação da montanha e Mads Pedersen (Trek – Segafredo) manteve a liderança da classificação por pontos.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock