2 etapas de alta montanha, 2 vitórias para Jay Vine!

O australiano venceu Hay Vine (Alpecin-Deceuninck)venceu a oitava etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 153.4km entre Pola de Laviana e Colláu Fancuaya, Yernes Y Tameza, batendo o espanhol Marc Soler (UAE Team Emirates) e estoniano o Rein Taaramae (Intermarché – Wanty – Gobert) por 43s.

A oitava etapa começou com diversas tentativas de ataque e um grupo composto por Richard Carapaz (Ineos Grenadiers), Alejandro Valverde (Movistar Team), David de La Cruz e Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Mark Padun (EF Education-EasyPost), Óscar Cabedo (Burgos-BH), Davide Villella (Cofidis), Jay Vine e Robert Stannard (Alpecin-Deceuninck), Thibaut Pinot, Sébastien Reichenbach e Bruno Armirail (Groupama – FDJ), Rein Taaramae, Marc Soler e Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Rohan Dennis (Jumbo – Visma) e Harry Sweeny (Lotto Soudal) ficou isolado na frente da corrida.

A 144km do fim, Vine atacou e foi o primeiro a passar no alto, da primeira contagem do dia. 8km depois, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão. A 129km do fim, um grupo composto por Vine, Soler, Mikel Landa (Bahrain Victorious), Armirail, Taaramae, Mads Pedersen (Trek – Segafredo), Lucas Hamilton (Team BikeExchange – Jayco) e Lutsenko estava na frente da corrida. No pelotão, Pinot e Reichenbach atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente. 5km depois, Armirail esperou pelos seus colegas de equipa e os três tentavam juntar-se ao grupo da frente.

A 114km do fim, Armirail, Reichenbach e Pinot juntaram-se ao grupo da frente. 7km depois, Victor Langellotti (Burgos-BH) ficou envolvido numa queda e o líder da montanha foi obrigado a abandonar. A 105km do fim, na segunda contagem do dia, Vine foi o primeiro a passar no alto. 10km depois, a vantagem da fuga do dia sobre o pelotão era de 3:50.

A 88km do fim, na terceira contagem do dia, Vine foi novamente o primeiro a passar no topo. 28km depois, a fuga do dia tinha uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão que era comandado pela Quick-Step Alpha Vinyl Team. A 55km do fim, na quarta contagem do dia, Vine foi o primeiro a passar no alto. 15km depois, na quinta contagem do dia, Vine foi novamente o primeiro a passar no topo. A 26km do fim, no único sprint intermédio do dia, Pedersen foi buscar a pontuação máxima.

A 16km da meta, Pedersen e Armirail perderam o contacto com a frente da corrida. 5km depois, a fuga do dia tinha 3:35 de vantagem sobre o pelotão que era comandado por Nelson Oliveira (Movistar Team) que estava a aumentar o ritmo do pelotão. A 8km da meta, a Quick-Step aumentou o ritmo do pelotão com o campeão do Mundo Julian Alaphilippe. 1.2km depois, Alaphilippe abriu e a Quick-Step continuou com o ritmo elevado. A fuga do dia tinha apenas 2:15 de vantagem sobre o pelotão.

A 6.2km do fim, Lutsenko atacou e Soler e Landa foram as primeiras vítimas. Logo a seguir, Vine contra atacou e o australiano ficou isolado na frente da corrida. Pinot e Taaramae estavam um pouco mais atrás e tinham Vine à vista. A 4.8km da meta, Soler a seu ritmo chegou a Pinot e Taaramae. Vine tinha 27s de vantagem sobre o grupo perseguidor e 2:15 sobre o pelotão. João Almeida (UAE Team Emirates) perdeu o contacto com o pelotão mas o português não estava muito longe e ia a seu ritmo.

A 4km da meta, Taaramae perdeu o contacto com o grupo perseguidor. 300 metros depois, Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) aumentou o ritmo do pelotão. Uns metros depois, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) aumentou o ritmo e Enric Mas (Movistar Team), Primoz Roglic (Jumbo – Visma) e Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) foram os únicos que o seguiram. Simon Yates (Team BikeExchange – Jayco) não estava muito longe dos quatro. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) estava a 30s com Jai Hindley (Bora – Hansgrohe) e Miguel Angel Lopez (Astana Qazaqstan Team). João Almeida estava perto do grupo do espanhol. Uns metros depois, o português chegou ao grupo de Ayuso.

Vine continuou com o seu ritmo e o australiano venceu assim pela segunda vez nesta edição da Vuelta. Soler foi segundo a 43s. Taaramae fez uma excelente recuperação e foi terceiro a 43s. Evenepoel foi 5º a 1:20 com Mas e Roglic. Carlos Rodriguez cedeu, nos metros finais, e chegou a 1:33 com Simon Yates. Geoghegan Hart foi 11º a 1:47. João Almeida foi 12º a 2:10 e português chegou com Ayuso e Ben O’Connor (AG2R Citroen Team).

Com o 12º na etapa, João Almeida está em 8º na geral a 2:44 de Evenepoel. Nelson Oliveira foi 67º a 12:11.

Evenepoel manteve a liderança da geral e da juventude. Vine é o novo líder da classificação da montanha e Pedersen é o novo líder da classificação por pontos.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock