Gaia consagra a vitória de Maurício Moreira na 83ª Volta a Portugal e no contrarrelógio final!
O uruguaio Maurício Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor) venceu a 10ª e última etapa da Volta a Portugal, um contrarrelógio individual de 18.6km com partida no Porto e chegada em Gaia, batendo o colega de equipa, António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor) por 21s e o espanhol Alejandro Marque (Atum General / Tavira / AP Maria Nova Hotel) por 1:05, para conquistar a sua primeira Volta a Portugal na carreira!
Chegou hoje ao fim a 83ª Volta a Portugal com um contrarrelógio pelas ruas do Porto e de Gaia que trouxe uma multidão enorme à estrada para um final épico de corrida, que coroou aquela que foi a melhor equipa ao longo de toda a corrida! O dia foi também marcado por alguns términos de carreira, o de Alejandro Marque (Atum General / Tavira / AP Maria Nova Hotel), Tiago Machado (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Micael Isidoro (ABTF Betão – Feirense), três ciclistas icónicos do pelotão nacional, num dia de grande festa e animação!
O dia começou com um tempo de referência bastante importante, o do Campeão Nacional de contrarrelógio, Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), que marcou o registo de 26:22 e se colocou na primeira posição durante largos minutos. O britânico Oliver Rees (Trinity Racing), terceiro no prólogo, tinha o melhor tempo intermédio, mas foi apenas segundo à chegada, tendo perdido 5s para o português em mais uma grande prova!
Foi o espanhol Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi) quem bateu o português, chegando com um tempo de 26:20 que surpreendeu o povo português na estrada! Já muito próximo da chegada do top10, chegou o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi), batendo o tempo do colega de equipa e compatriota, com o tempo de 26:15, que lhe permitiu depois subir ao top10 da classificação geral, por troca direta com Henrique Casimiro (Efapel Cycling), que caiu para a 11ª posição.
À chegada do top10, foram caindo tempos interessantes, com registos de excelentes defesas, mas foi António Carvalho quem chegou a voar, no registo de 25:28, para subir à primeira posição provisória! O espanhol Alejandro Marque chegou pouco mais de 2min depois, em 26:12, para se colocar na segunda posição perante uma enorme ovação do público local ao término de uma incrível carreira!
Maurício Moreira chegou menos de 1min depois, em 25:07, um tempo canhão que lhe permitiu assim vencer pela primeira vez na carreira a Volta a Portugal! Luís Fernandes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) chegou de seguida, em 27:06, caindo assim para a quarta posição da geral por troca direta com António Carvalho. Vestido de amarelo, Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor) chegava por fim, com o tempo de 26:23, fazendo talvez o contrarrelógio da sua vida, para terminar na segunda posição da geral, a 1:09 do colega da equipa.
Maurício é assim o grande vencedor da Volta a Portugal, com 1:09 sobre Fred e 2:16 sobre Toni! Fred vence a classificação da montanha, Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling) venceu a classificação por pontos, Jokin Murguialday (Caja Rural – Seguros RGA) foi o melhor jovem e a Glassdrive / Q8 / Anicolor a melhor equipa.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com