Victor Langellotti surpreendeu pelotão e venceu em Fafe na etapa 8 da Volta a Portugal!

O monegasco Victor Langellotti (Burgos – BH) venceu a etapa 8 da Volta a Portugal, uma ligação de 182.4km entre Viana do Castelo e Fafe, atacando a 4km do fim para não mais ser alcançado, com o uruguaio Maurício Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor) a ser segundo e o estadunidense Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling) terceiro, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

A partir de Viana do Castelo, a etapa 8 da Volta a Portugal contou com nova “saída à portugues”, numa primeira hora de corrida a quase 50km/h. Se a terceira categoria de Extremo, com o seu topo ao km 80, parecia propícia a que a fuga saísse, acabou por não ser o caso, com um grande ritmo a colocar alguns ciclistas em dificuldades. Só ao km 90 saiu a fuga do dia com Robin Carpenter (Human Powered Health), Oscar Pelegri (Burgos – BH), Unai Iribar (Euskatel – Euskadi), Jonathan Clarke (Wildlife Generation Pro Cycling), Rafael Silva (Efapel Cycling), João Matias (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados), José Maria Garcia (Electro Hiper Europa – Caldas), Rafael Lourenço (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel), Ivo Pinheiro (ABTF Betão – Feirense), José Mendes (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e João Macedo (LA Alumínios – Credibom – MarcosCar).

O pelotão chegou a dar 3min ao grupo adiantado, mas com a presença de Matias, a Wildlife assumiu a perseguição e chamou o ciclista escapado para ajudar a perseguir, após Matias ter vencido o segundo sprint intermédio e subido à liderança virtual da classificação por pontos. A Trinity Racing queria jogar para a etapa e colocou Camilo Gomez a ajudar, e pouco depois apareceu também a Caja Rural, com o espaço a ser progressivamente fechado.

Tiago Machado (Rádio Popular – Paredes – Boavista) foi ao chão durante o dia em mais uma queda, mas conseguiu prosseguir. Com o passar dos kms, surgiram também outros pontos importantes do dia, com Pelegri a vencer a terceira categoria de Portela do Vade e Mendes a quarta categoria de Geraz do Minho. Pelegri e Carpenter foram os últimos resistentes da fuga, mas acabaram alcançados a 5km do fim, na subida para Golães.

Foi já na fase de descida que a cartada decisiva se jogou, com Langellotti a atacar sem resposta a 4km da meta e a ganhar uma vantagem superior a 15s sobre o reduzido pelotão. A perseguição nunca conseguiu fechar o espaço e a Caja Rural bem tentou fazê-lo, liderando a entrada no km final. A equipa espanhola não teve sucesso e foi mesmo o monegasco a celebrar a vitória, com Maurício Moreira logo atrás de si a ser segundo, com o mesmo tempo, chegando ao lado de tosos os restantes candidatos à geral. McGill conseguiu ser terceiro e voltou a roubar a verde a João Matias.

Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor) foi 6º e segue na liderança da geral, com Maurício a liderar a montanha e McGill por pontos. Jokin Murguialday (Caja Rural – Seguros RGA) é o melhor jovem.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock