João Almeida vence etapa rainha da Vuelta a Burgos! Sivakov conquista geral!

O Campeão Nacional João Almeida (UAE Emirates Team) venceu esta tarde a quinta e última etapa da Vuelta a Burgos ao bater ao sprint o colombiano Miguel Angel Lopez (Astana Qazaqstan Team) na chegada Lagunas de Neila, após 170km desde Lermas! O terceiro posto na etapa foi para o vencedor da geral, o francês Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers), já a 7s.

A quinta e última etapa da Vuelta a Burgos foi feita a um ritmo muito elevado, com muitos ataques e várias tentativas de fuga a surgirem durante o dia, sem que nenhuma conseguisse singrar devido ao grande perigo que sinalizavam. O suíço Gino Mader (Bahrain Victorious) foi um dos mais ativos, mas não conseguiu suceder, apesar das inúmeras tentativas que efetuou. Um trio com Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Carlos Canal (Euskaltel – Euskadi) e Jetse Bol (Burgos – BH) conseguiu escapar com cerca de 70km percorridos, e ganhou pouco mais de 4:00 sobre um pelotão sempre controlado pela Ineos Grenadiers e pela EF Education – EasyPost.

Os fugitivos entraram na subida final já condenados, com Canal na frente após ter atacado a 16km do fim a ser alcançado e passado por Frigo, que foi quem mais resistiu. A Ineos Grenadiers assumia o ritmo no pelotão, mas Juan Pedro Lopez (Trek – Segafredo) atacava e alcançava o italiano na dianteira, ainda que ambos depois seriam de novo absorvidos.

Ruben Guerreiro conquistou a classificação por pontos.

A 4km do fim, João Almeida descolava do grupo principal, já com cerca de 25 ciclistas, e colocava o seu próprio ritmo, parecendo que não estaria ainda no nível desejado. O português, de forma inteligente, não foi ao choque, e a cada centena de metros ia alcançado e deixando adversários para trás. Chris Harper (Jumbo – Visma) tentou um ataque a solo na subida, mas a Ineos Grenadiers queria lutar pela etapa e alcançou-o a 2.6km do fim.

200m depois, Miguel Ángel López também atacou, com Carlos Rodríguez (Ineos Grenadiers) a trabalhar para proteger a liderança de Sivakov. Um grupo bastante reduzido colocou-se na frente, também com Ilan van Wilder (Quick-Step Alpha Vinyl), Jai Hindley e Wilco Kelderman (Bora – Hansgrohe), com Rúben Guerreiro (EF Education – EasyPost) também um pouco mais atrás, sem ir ao choque.

João Almeida vinha em recuperação e já quase a alcançar o grupo na dianteira, quando Pavel Sivakov atacou a 1km do fim, com resposta de Lopez e Rodriguez a conseguir seguir. Rapidamente Almeida passou pelos ciclistas que descolaram do grupo e se colocou em perseguição ao trio, com Rodriguez a dar o máximo para que o português não chegasse. Tal não foi possível e Almeida chegou mesmo com 600m para o fim, podendo ainda respirar um pouco antes da discussão pela etapa. Percebendo as dificuldades do francês, que estava já no limite, Almeida atacou e só Lopez o seguiu, mas também não estava fácil para o colombiano, que não conseguia sair da roda do Campeão do Portugal! De forma inteligente, Almeida abordou a última curva por dentro, e a 100m do fim arrancou, não dando qualquer hipótese para Lopez, e venceu assim pela terceira vez na temporada, a segunda em alta montanha frente a colombianos!

Pavel Sivakov acabou por ser terceiro, a 7s, e conquistou assim a classificação geral, com 35s de vantagem sobre Almeida, segundo, e também sobre Lopez, terceiro, ele que também conquistou a classificação da montanha. Rúben Guerreiro foi sexto na etapa e na geral, e venceu a classificação por pontos, enquanto Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) foi o melhor jovem.

Rui Costa (UAE Team Emirates) foi 61º na etapa, a 8:39, e fechou em 43º na geral a 11:45.

Os Metros Finais

O Pódio Final

Pódio Final com João Almeida – Pavel Sivakov – Miguel Angel Lopez (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock