Higuita dá prenda a si próprio na etapa 3 da Volta à Polónia!
O campeão colombiano Sergio Higuita venceu a terceira etapa do Tour de Pologne, impondo-se no grupo reduzido que discutiu a tirada! No segundo posto terminou o espanhol Pello Bilbao, da Bahrain-Victorious, enquanto o terceiro lugar ficou para o belga Quinten Hermans, da Intermarché-Wanty-Gobert.
A etapa 3 da Volta à Polónia trazia um dia bem longo, com 237.9 km, numa ligação entre Kraśnik e Przemyśl. O perfil da jornada seria maioritariamente plano, embora com algumas dificuldades perto do final, em particular a subida para a meta, que apresentava algumas zonas em empedrado e rampas que iriam atingir os 16% de pendente.
A fuga do dia foi composta por Piotr Brozyna (Seleção Polaca), Marcin Budzinski (Seleção Polaca), Matthias Brändle (Israel – Premier Tech), Edward Theuns (Trek – Segafredo), e Michel Hessmann (Jumbo-Visma).
Com a BORA a tomar conta do ritmo de perseguição, a vantagem dos fugitivos cresceu até perto dos 8 minutos, ainda com mais de 200 km para percorrer. Entretanto, outras equipas juntavam-se na frente do pelotão, nomeadamente a Lotto, a INEOS, e a Emirates.
Nos quilómetros seguintes, a vantagem dos escapados foi-se reduzindo lentamente. A meio da etapa, ainda com mais de 100 km para a meta, a margem era de sensivelmente 2 minutos, com o grupo principal a manter a fuga debaixo de rédea apertada.
A vantagem continuou a baixar nos quilómetros seguintes. Na abordagem à sequência de subidas finais, com os fugitivos quase a ser alcançados, atacou na frente Hessmann, tentando a sua sorte em solitário. No pelotão, vinha para a frente a DSM, e depois também Quick-Step e Alpecin.
Hessmann acabaria por ser alcançado a 23 km do final, com os ataques a começarem a surgir no grupo principal, cada vez mais reduzido. Tentava controlar as operações a Emirates, impondo um ritmo elevado que não permitisse mais ataques.
Chegava depois a subida final, com cerca de 2 km, com zonas bem duras, a chegar aos 16% de inclinação! Nessa fase, tomou conta do grupo a BikeExchange, com a INEOS logo atrás da formação australiana.
Ainda atacou Mike Teunissen, da Jumbo-Visma, conseguindo alguns metros de vantagem, mas o bloco da INEOS, ainda com três unidades, acabou por fechar o espaço a cerca de 600 metros do risco de meta.
Nos metros finais, acelerou Quentin Pacher, da Groupama-FDJ, mas logo atrás de si vinha Sergio Higuita. O campeão colombiano ultrapassou o francês nos últimos metros em subida, conseguindo depois fechar na frente nos derradeiros metros, em descida.
Logo atrás do homem da BORA-hansgrohe fechou Pello Bilbao, seguido por Quinten Hermans. Um total de 13 corredores fechou com o mesmo tempo do vencedor.
Na geral, Higuita sobe à liderança, com 4 segundos de avanço sobre Bilbao e 6 sobre Hermans, seguindo-se um lote de 10 unidades a 10 segundos, incluindo Ethan Hayter e Richard Carapaz.
Rui Oliveira foi 56º, a 2’24”, enquanto Iúri Leitão foi 112º, a 10’50”. Na geral, o homem da Emirates ocupa o 55º posto, a 2’34”, ao passo que o ciclista da Caja Rural segue na 112ª posição, a 11’00”.
Amanhã disputa-se a etapa 4, com 179.4 km, entre Lesko e Sanok, num dia de média montanha que pode trazer mais algumas mexidas em termos de classificação geral!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com