Nem Ganna, nem WVA, nem Pogi! Yves Lampaert surpreende e arrebata primeira amarela!
O belga Yves Lampaert, da Quick-Step, venceu o contrarrelógio de abertura do Tour de France, surpreendendo toda a concorrência no percurso de 13.2 km, disputado em Copenhaga. No 2º posto, terminou Wout Van Aert, a 5 segundos, com Tadej Pogacar a fazer 3º, a 7 segundos. O campeão do mundo e grande favorito, Filippo Ganna, não foi além do 4º lugar, a 10 segundos do vencedor.
Um dos primeiros tempos de referência do dia foi efetuado pelo campeão neerlandês da especialidade, Bauke Mollema, da Trek-Segafredo, com uma marca de 15’34” e uma média horária bem interessante, ligeiramente acima dos 50 km/h.
Apesar do piso molhado, alguns ciclistas iam conseguindo fazer boas performances. Mas nem todos. Um dos grande favoritos, Stefan Bissegger, da EF EasyPost, ia arriscando bastante nas curvas bem ensopadas de Copenhaga, e acabaria mesmo por ir ao chão por duas ocasiões, o que o retirou da discussão da jornada.
O tempo de Mollema viria a ser batido por outro neerlandês, Mathieu van der Poel, da Alpecin-Fenix, com um registo de 15’30”, já acima dos 51 km/h.
Começavam depois a chegar alguns dos principais nomes em termos de geral, nomeadamente Primoz Roglic, ele que fez 2º na meta, a 3 segundos de MVDP.
Chegava depois Mads Pedersen, certamente animado pelos adeptos locais, tomando ele o 2º posto da tabela, a 1 segundo do Godzilla. Pouco depois, era a vez de mais um dinamarquês bem popular, Jonas Vingegaard, com o 2º classificado do Tour do ano passado a fazer na altura o 3º melhor tempo, a 2 segundos de Van der Poel, colocando-se por uma margem bem curta à frente do seu companheiro, Roglic.
Outro dos principais nomes para o dia de hoje, Stefan “King” Küng, ficava também aquém dos melhores registos, terminando a 10 segundos do melhor tempo.
Entretanto, faziam-se à estrada, três pesos-pesados para este dia: Filippo Ganna, Wout Van Aert, e Tadej Pogacar. Primeiro, chegou o campeão do mundo, com um registo de 15’27”, o que significada que finalmente caía o tempo de Van der Poel. No entanto, Ganna nem teve tempo de se aconchegar na cadeira quente, pois logo de seguida Van Aert conseguia novo melhor tempo, com 15’22”.
Depois, chegou Pogacar, fazendo um registo melhor que Ganna mas pior que Van Aert, com 15’24”.
Faltavam ainda muitos corredores para o final do contrarrelógio, mas seriam poucos aqueles capazes de bater o registo de WVA. No entanto, acabaria por ser outro belga a consegui-lo. Yves Lampaert voou no percurso de Copenhaga, chegando à meta com um tempo de 15’17”, 5 segundos melhor que o seu compatriota! O belga da Quick-Step realizou o percurso técnico de Copenhaga nuns estonteantes 51.821 km/h!
Mais ninguém foi capaz de chegar perto da marca de Lampaert e estava assim encontrado o vencedor da 1ª etapa e o primeiro portador da camisola amarela nesta Volta a França! A liderança fica então presa por 5 segundos, sobre Wout van Aert, e por 7 segundos sobre Tadej Pogacar, que assim começa já a ganhar tempo a toda a concorrência. Note-se que o Pequeno Pogi consegue já colocar tempo em Vingegaard (8 segundos), Roglic (9s), Adam Yates (16s), Geraint Thomas (18s), Vlasov (24s), e Martinez (37s), entre outros.
Em relação aos portugueses, Nelson Oliveira foi 52º, a 51 segundos de Lampaert, enquanto Ruben Guerreiro finalizou no 147º posto, a 1:38.
Amanhã disputa-se a etapa 2, num dia que deverá terminar ao sprint.
Results powered by FirstCycling.com