Quick-Step desorienta-se e Alpecin aproveita! Philipsen leva etapa 2 na Volta à Bélgica!
O belga Jasper Philipsen, da Alpecin-Fenix, venceu a etapa 2 do Baloise Belgium Tour, ao bater todo o pelotão no sprint que decidiu a tirada. No segundo posto, terminou o neerlandês Danny Van Poppel, da BORA-hansgrohe. com o terceiro lugar a ficar para o dinamarquês Mads Pedersen, da Trek-Segafredo, que mantém a liderança da corrida, agora com 6 segundos de avanço sobre Philipsen.
O segundo dia de Volta à Bélgica trazia uma jornada de 175.6 km, entre Beveren e Knokke-Heist, num percurso totalmente plano, onde se perspetivava uma chegada em pelotão compacto. Seria necessário contar, ainda assim, com um final em falso plano, que podia baralhar ligeiramente as contas do sprint.
O dia começou com inúmeros ataques, com vários ciclistas a tentarem formar a fuga do dia. No entanto, haveria de demorar alguns quilómetros até conseguirmos encontrar a principal movimentação da jornada. Após cerca de 20 km de esforço, finalmente um grupo de seis unidades conseguiu isolar-se, incluindo três belgas, Yentl Vandevelde (Minerva), Jacob Relaes (Tarteletto-Isorex), e Theo Bonnet (Geofco-Doltcini Materiel Velo.com), e também três neerlandeses, Yoeri Havik (BEAT Cycling), Nick van der Meer and Daan, e Sintmaartensdijk (VolkerWessels).
A margem dos escapados nunca foi muito expressiva, com as formações dos sprinters, como a Quick-Step-Alpha Vinyl, a Alpecin-Fenix , e a Trek-Segafredo, a controlarem as operações na frente do grupo principal.
O pelotão acabaria por alcançar a fuga a 14 km do final, e começavam aí os preparativos para a chegada em grupo compacto.
À entrada do km final, a Quick-Step assumiu a cabeça do pelotão, pedalando em força na cabeça do grupo principal! No entanto, a equipa belga acabaria por se desorganizar nos metros seguintes, permitindo às restantes formações ocuparem a frente do grupo.
O perfil do final era em descida, antes da subida final, de cerca de 200 metros. Em alta velocidade, Jasper Philipsen acabou por conseguir bater a concorrência na entrada para a subida, mantendo a sua posição e garantindo a vitória, depois do terceiro lugar na etapa 1.
No segundo posto, acabou por terminar Danny Van Poppel, da BORA-hansgrohe. com o terceiro lugar a ficar para o líder da corrida, Mads Pedersen, da Trek-Segafredo, que assim mantém a sua posição no topo da tabela, agora com 6 segundos de avanço sobre Philipsen e 12 sobre Tim Wellens.
Fracasso para a Quick-Step, que perdeu completamente o controlo no final, deixando Fabio Jakobsen completamente fora da luta pela etapa. O neerlandês foi apenas 7º.
Amanhã disputa-se a etapa 3, que irá consistir num contrarrelógio individual de 11.8 km na localidade de Scherpenheuvel-Zichem.
Results powered by FirstCycling.com