Marco Haller surpreende e vence a etapa 4 do Tour of Norway!
O austríaco Marco Haller (Bora – Hansgrohe) venceu a quarta etapa do Tour of Norway, uma ligação de 233.5km entre Hovden e Kristiansand, batendo ao sprint o britânico Ethan Vernon (Quick-Step Alpha Vinyl Team) e o norueguês Alexander Kristoff (Intermaché – Wanty – Gobert).
A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque com Joel Nicolau (Caja Rural – Seguros RGA), Kamiel Bonneu (Sport Vlaanderen – Baloise), Lucas Eriksson (Riwal Cycling Team), Frederik Muff (Team Coloquick), Shane Archbold (Bora – Hansgrohe) e Andre Drege (Team Coop) a formarem a fuga do dia. A 178km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Muff foi o mais forte. 10km depois, Patrick Bevin (Israel – Premier Tech) abandonou a prova.
A 149km do fim, os cinco da frente tinham uma vantagem superior a 4:00 sobre o pelotão que era comandado pela Quick-Step Alpha Vinyl Team. 60km depois, a Trek – Segafredo aumentou o ritmo no pelotão. A 85km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Muff voltou a ser o mais forte. 6km depois, a Intermaché – Wanty – Gobert juntou-se à Trek – Segafredo na frente do pelotão.
A 49km do fim, na primeira contagem do dia, Drege foi o primeiro a passar no alto. 19km depois, a Intermaché – Wanty – Gobert aumentou o ritmo no pelotão. A 24km do fim, a EF Education – EasyPost juntou-se à Wanty na frente do pelotão. A 14km da meta, Muff, Archbold e Drege atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. 3km depois, os três da frente foram alcançados pelo pelotão devido ao forte ritmo imposto pela Alpecin – Fenix.
A 8km da meta, a Bora – Hansgrohe comandava o pelotão. 2km depois, a Uno-X Pro Cycling Team aumentou o ritmo no pelotão. Logo a seguir, na segunda contagem do dia, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) bateu ao sprint Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) e foi o primeiro a passar no alto.
A 2.4km da meta, Nathan Van Hooydonck (Jumbo – Visma) tentou surpreendeu de longe e atacou e conseguiu uma vantagem de 7s. A 1km da meta, Van Hooydonck foi alcançado pelo pelotão. No sprint final, Haller surpreendeu e bateu ao sprint Vernon e Kristoff para vencer pela primeira vez esta temporada. Mads Pedersen (Trek – Segafredo) e Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) estavam mal posicionados no sprint final e foram apenas sétimo e décimo nono, respetivamente.
O português Iuri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) foi 83º a 4:30.
Evenepoel manteve a liderança da classificação geral, da classificação da montanha e da juventude. Johannessen manteve a liderança da classificação por pontos.