Evenepoel não perde o ritmo e soma mais uma na abertura da Volta à Noruega!

O belga Remco Evenepoel, da Quick-Step Alpha Vinyl, venceu a 1ª etapa da 11ª edição do Tour of Norway, ao ser o mais forte no final em subida que decidiu a corrida! No segundo posto, terminou o norueguês Tobias Halland Johannessen, da Uno-X Pro Cycling Team, enquanto o terceiro lugar ficou para o espanhol Eduard Prades, da Caja Rural-Seguros RGA.

O primeiro dia de Volta à Noruega trazia uma jornada de 173.6 km, entre Bergen e Voss, num dia com três contagens de montanha de 2ª categoria, incluindo a ascensão final, coincidente com a linha de meta.

Perfil da etapa 1 da Volta à Noruega

A fuga do dia foi constituída por seis unidades: Jokin Murguialday (Caja Rural), Stephen Bassett (Human Powered Health), Jens Reynders (Sport Vlaanderen – Baloise), Frederik Muff (Team ColoQuick), Hakon Aalrust (Team Coop), Erik Lunder (Team Coop).

No pelotão, a perseguição ia ficando a cargo da principal formação da casa, a Uno-X Pro Cycling Team, integrante do escalão Pro Team. Recorde-se que o pelotão desta Volta à Noruega integra 9 equipas do World Tour, 6 do escalão Pro Team, e ainda 3 formações do escalão continental.

O grupo principal controlou sempre as operações, com conjuntos como a INEOS Grenadiers e a Quick-Step Alpha Vinyl a juntarem-se à Uno-X e a manterem a fuga sob rédea apertada.

A 20 km do final, a margem dos fugitivos situava-se em 1:20, com Josef Cerny, da Quick-Step, a colocar um ritmo mais forte, na tentativa de encurtar distâncias para a frente.

A 5 km da meta, a fuga foi eliminada, e o cenário estava montado para o pelotão discutir a vitória na subida de 2ª categoria para Voss. Vinha para a frente do pelotão a Jumbo-Visma e a Trek-Segafredo, com o grupo principal já bastante depauperado, reduzido a cerca de 50 unidades.

Na subida final, houve alguns ataques de equipas como a Bardiani e a Team Coop, a outra formação norueguesa em prova, mas nenhum com sucesso. No quilómetro final, passaram pera frente homens como Tao Geoghegan Hart, da INEOS, e Nathan Van Hooydonck, da Jumbo-Visma, com o grupo a afunilar cada vez mais subida acima. Perto da frente, sempre bem colocado, vinha Remco Evenepoel, da Quick-Step, apontado como grande favorito para esta tirada.

E nas duas curvas finais, o jovem belga fez mesmo valer o seu estatuto, aumentando o ritmo na frente do grupo e arrancando rumo à vitória! O único que conseguiu seguir Evenepoel foi Tobias Halland Johannessen, da Uno-X, mas não conseguiu mais do que fechar na roda do homem da Quick-Step!

No terceiro posto, já com um atraso de 2 segundos, fechou Eduard Prades, da Caja Rural, seguindo-se 1 segundo depois a dupla da INEOS formada pelo campeão australiano Luke Plapp e por Ethan Hayter, campeão em título da prova norueguesa.

Evenepoel volta assim a triunfar nesta temporada, exatamente um mês depois da sua última corrida, a Liège-Bastogne-Liège, que também venceu!

Na geral da Volta à Noruega, o jovem lobo lidera, com 4 segundos de avanço sobre Johannessen e 8 sobre Prades.

O único português em prova, Iúri Leitão, da Caja Rural, fechou no 84º lugar, a 4:35 do vencedor.

Amanhã disputa-se a 2ª etapa, com uma ligação de 123.8 km, entre Ulvik e Geilo, num dia com apenas uma subida categorizada, colocada a meio do percurso, mas que será uma 1ª categoria com 28.5 km (!) a 4,3% de inclinação média.

Classificações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock