Hat-trick para Demare em final emocionante!

O francês Arnaud Demare (Groupama – FDJ) venceu a 13ª etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 150km entre Sanremo e Cuneo, batendo ao sprint o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e o britânico Mark Cavendish (Quick-Step Alpha Vinyl) num final emocionante com a fuga a ser alcançada já dentro do km final.

A 13ª etapa do Giro d’Italia começou a um ritmo bastante rápido com algumas tentativas de fuga a acontecerem. Ao km 8, o pelotão deixou finalmente sair o quinteto que integrou a fuga do dia com Pascal Eenkhoorn (Jumbo – Visma), Julius van den Berg (EF Education – EasyPost), Nicolas Prodhomme (AG2R Citroen Team), Mirco Maestri (EOLO – Kometa) e Filippo Tagliani (Bardiani – CSF – Faizane). A vantagem dada estabeleceu-se nos 3min durante algum tempo, mas tudo viria a mudar pouco depois.

A entrada na subida ao Colle di Nava não se deu sem a notícia do abandono de Romain Bardet (Team DSM), que sofria com problemas estomacais, vomitando inclusive antes de entrar no carro da equipa. Era o fim do Giro para o trepador francês que estava na quarta posição da geral.

Na subida para o Colle di Nava, o ritmo no pelotão abrandou para que os sprinters pudessem aguentar tranquilamente, e a vantagem acabou por crescer para os 6:40, com Eenkhoorn a ser o primeiro a cruzar o topo. O ritmo prosseguiu alto mal a descida começou, mas o pelotão tinha 6:00 para recuperar com 75km pela frente, enquanto alcançava Tagliani, o único que não conseguia resistir na dianteira. As equipas com intenções pela etapa assumiam toda a despesa da corrida, mas fechar tanta diferença era um trabalho complexo.

A 30km do fim, com a vantagem nos 3:10, deu-se um corte no pelotão, com um pequeno grupo incluindo Simon Yates (BikeExchange – Jayco) e Richie Porte (Ineos Grenadiers) a ficar cortado. O elevado ritmo não lhes permitiu reentrar alguma vez mais, mas a vantagem parecia não querer encurtar o suficiente para a fuga ser alcançada. O trabalho começou a ver render os seus esforços quando o pelotão entrou nos 3km finais a 25s de distância. Na frente, o grupo começou a parar a 1.5km do fim, e mesmo o ataque de van den Berg acabou por não surtir efeito, já que o grupo seria alcançado com 700m por percorrer. A Groupama – FDJ lançou o sprint para Demare, e o francês voltou a entregar mais uma vitória, mesmo com o grande disparo de Phil Bauhaus, que ficou na segunda posição e quase roubou a vitória ao francês.

João Almeida (UAE Team Emirates) chegou integrado no pelotão, na 23ª posição, e segue no terceiro lugar da geral, a 12s do líder, Juan Pedro Lopez (Trek – Segafredo). Rui Costa (UAE Team Emirates) foi 107º a 2:35 e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) 157º, a 7:44, depois de um dia de muito trabalho na frente do pelotão.

Juan Pedro Lopez segue na liderança da geral e da juventude, enquanto Demare já garantiu praticamente a vitória na classificação por pontos, precisando apenas de terminar as próximas etapas dentro do controlo de tempo. Diego Rosa (EOLO – Kometa) lidera a classificação da montanha.

Classificações

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock