Demi Vollering sai imbatível de Itzulia com vitória na última etapa e na geral!
A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) venceu a última da Itzulia Women, uma ligação de 140.5km com partida e chegada Donostia-San Sebastien, após protagonizar um grande ataque a 8km da meta. A alemã Liane Lippert (Team DSM) e a italiana Marta Cavalli (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope) completaram o pódio.
A última etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 130km do fim, Marit Raaijmakers (Human Powered Health) e Giorgia Bariani (Top Girls Fassa Bortolo) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 8km depois, Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team) e Irantzu Beloki (Laboral Kutxa Fundácion Euskadi) tentaram sair do pelotão mas não tiveram sucesso.
A 118km do fim, Margaux Vigie (Valcar – Travel & Service), Morgane Coston (Arkéa Pro Cycling Team) e Naia Amondarain (Sopela Women’s Team) saltaram do pelotão e perseguiam as duas da frente. 4km depois, na primeira contagem do dia, Raaijmakers foi a primeira a passar no alto. A 80km do fim, as três perseguidoras juntaram-se à frente da corrida. Marta Jaskulska (Liv Racing XSTRA) e Lija Laizane (Eneicat-RBH Global) saíram do pelotão e perseguiam as cinco da frente.
A 77km do fim, a fuga do dia tinha 1:20 de vantagem sobre as duas perseguidoras e 5:35 sobre o pelotão. 9km depois, Georgia Williams (Team BikeExchange – Jayco) e Spela Kern (Massi Tactic Women’s Team) saltaram do pelotão e tentavam chegar às duas perseguidoras. A 57km do fim, Coston atacou e ficou isolada na frente da corrida. 5km depois, Raaijmakers atacou no grupo perseguidor e perseguia Coston. A 50km do fim, na segunda contagem do dia, Coston foi a primeira a passar no alto. A francesa tinha 1:20 de vantagem sobre Raaijmakers, 2:55 sobre Williams, Kern e Laizane e 3:16 sobre o pelotão.
A 38km do fim, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão. 1km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Coston foi buscar a máxima pontuação possível. A 32km do fim, Coston foi a primeira a passar no alto, da terceira contagem do dia. A francesa tinha 1:35 de vantagem sobre o pelotão. A 25km do fim, Shirin Van Anrooij (Trek – Segafredo) e Jeanne Korevaar (Liv Racing XSTRA) atacaram e tentavam chegar à frente da corrida.
A 19km da meta, as duas perseguidoras juntaram-se à frente da corrida que tinha 1:00 de vantagem sobre o pelotão. 1km depois, Mireia Benito (Massi Tactic Women’s Team) saiu do pelotão e perseguia as três da frente. A 17km da meta, Korevaar foi a mais forte, no segundo sprint intermédio do dia. 5km depois, Benito foi alcançada pelo pelotão. As três da frente tinham 42s de vantagem sobre o pelotão que era controlado pela Team BikeExchange – Jayco e pela FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope.
A 9km da meta, Van Anrooij atacou e ficou isolada na frente da corrida. No pelotão, Ashleigh Moolman-Pasio (Team SD Worx) aumentava o ritmo. 1km depois, Van Anrooij foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Vollering atacou e a neerlandesa não teve resposta. Vollering foi a primeira a passar no alto, da última contagem do dia. Vollering tinha uma vantagem de cerca de 15s sobre o pelotão. Vollering conseguiu aguentar o forte ritmo do grupo perseguidor para vencer pela terceira vez na Itzulia Women. Lippert foi segunda após ser mais forte ao sprint que Cavalli, nos metros finais.
As portuguesas Daniela Campos (Bizkaia – Durango), Sofia Gomes (Massi Tactic Women’s Team) e Melissa Maia (Bizkaia – Durango) abandonaram a prova.
Demi Vollering é assim a grande vencedora da classificação geral, batendo por 47s Pauliena Rooijakkers (Canyon // SRAM Racing) e por 1:07 Kristen Faulkner (Team BikeExchange – Jayco). Vollering também venceu a classificação por pontos. Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing) é a grande vencedora da classificação da montanha e Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) é a grande vencedora da juventude.