Em cor de rosa se escreve: Mathieu van der Poel, o primeiro líder do 105º Giro d’Italia!
O neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin – Fenix) venceu a primeira etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 194.9km com partida em Budapeste, na Hungria, e chegada no mesmo país, no castelo de Visegrad, batendo ao sprint o eritreu Biniam Girmay (Intermarche – Wanty – Gobert) sobre o risco de meta! O espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) completou o pódio, depois de Caleb Ewan (Lotto Soudal) ter caído já nos últimos 50m.
A primeira etapa do 105º Giro d’Italia apresentava um dos traçados inaugurais mais interessantes dos últimos anos. O final em subida prometia ataques e espetáculo, e também marcar os primeiros cortes na luta pela classificação geral. A fuga do dia formou-se rapidamente com o duo da Drone Hopper – Androni Giocattoli composto por Filippo Tagliani e Mattia Bais a isolar-se e a conquistar uma vantagem superior a 10min sobre o pelotão!
A Alpecin – Fenix e a Intermarche – Wanty – Gobert assumiram as despesas da corrida, controlando o pelotão e reduzindo progressivamente a desvantagem para os dois homens adiantados. Os dois homens escapados dividiram entre si os dois sprints intermédios do dia, com a EF Education – EasyPost a juntar-se pouco depois ao trabalho, mostrando claras intenções de colocar Magnus Cort na luta pela etapa e pela primeira camisola rosa.
A 13km do fim, os dois homens da Androni foram alcançados, e a luta pelo posicionamento começou, com vários comboios a aparecerem na frente para colocar os principais candidatos à classificação geral e os homens com intenções de discutir a primeira etapa. A UAE Team Emirates foi uma das formações mais ativas, com Rui Oliveira a aparecer em grande força a comandar o bloco da equipa dos Emirados para posicionar muito bem João Almeida.
A 6km do fim, o nervosismo habitual acabou por provocar a primeira queda, com Erik Fetter (EOLO – Kometa Cycling Team), Harm Vanhoucke (Lotto Soudal) e Jan Tratnik (Bahrain Victorious) a irem ao chão. A entrada para a subida deu-se de forma muito rápida, com a Lotto Soudal e a Ineos Grenadiers na frente, enquanto a UAE Emirates procurava recuperar posições depois de ter ficado fechada na curva à direita que iniciou a subida.
A 3km do fim deu-se a primeira movimentação com Lawrence Naesen (AG2R Citroen Team) a atacar e a conquistar quase 10s de vantagem sobre o pelotão, que ia ficando cada vez mais curto. Antes que a força da perseguição se fizesse sentir, Lennard Kamna (Bora – Hansgrohe) tentou a sua sorte, a 2.3km do fim, mas o alemão seria alcançado à entrada do km final, graças ao precioso trabalho da Wanty para Girmay! Uma segunda queda acontecia com Davide Ballerini (Quick-Step Alpha Vinyl) a ir ao chão, e Rui Costa (UAE Team Emirates) a ter que pôr o pé no chão e ficar impossibilitado de ajudar João Almeida.
A UAE Team Emirates levou o pelotão para os metros finais, com uma aceleração de Davide Formolo. O pequeno pelotão seguia muito alongado, em virtude da queda, e Diego Ulissi não conseguia depois dar continuidade ao trabalho já que a queda fazia Almeida ter perdido a sua roda. Ewan acabou por ficar muito cedo na frente, e mesmo não acelerando muito notou-se que não teria pernas para discutir o final. Foi Girmay quem surgiu, com van der Poel na sua roda, a passá-lo já nos metros finais para se estrear a vencer na sua primeira participação na corrida italiana! Ewan procurou agarrar-se à roda do eritreu, mas acabou por se agarrar tanto que bateu na roda do ciclista da Wanty e acabou por cair.
João Almeida ainda tentou chegar mais à frente, mas acabou na 14ª posição, a 4s do vencedor, tempo que também perdeu para Bilbao, Richard Carapaz (Ineos Grenadiers), Wilco Kelderman (Bora – Hansgrohe) e Bauke Mollema (Trek – Segafredo). Rui Costa foi 108º a 2:19, enquanto Rui Oliveira foi 150º a 5:11.
Com o triunfo, van der Poel é o primeiro líder da geral, dos pontos e da montanha, enquanto Girmay é o melhor jovem.