Lembrem-se do nome! Grande vitória de Fran Miholjevic no dia 3 de Volta à Sicília!
O croata Fran Miholjevic, de apenas 19 anos, venceu a etapa 3 do Giro di Sicilia, triunfando a partir da fuga do dia! O jovem talento da formação Cycling Team Friuli ASD chegou à meta isolado, com um reduzido pelotão a chegar com um atraso de 41 segundos, o suficiente para Miholjevic poder ascender à liderança da classificação geral!
A terceira jornada da Volta à Sicília trazia uma ligação de 171 km, entre Realmonte e Piazza Armerina, num dia de média montanha com um perfil em constante subida rumo à meta.
No início da tirada, após alguns ataques, formou-se a fuga do dia, graças à movimentação de seis unidades: Martin Svrcek (Biesse-Carrera), Veljko Stojnic (Team Corratec), Alessandro Iacchi (Team Qhubeka), Federico Burchio (Work Service Vitalcare Vega), Fran Miholjevic (CT Friuli), e Matteo Furlan (D’Amico – UM Tools). A vantagem deste grupo cresceu até à casa dos 4 minutos ao fim de 30 km de corrida, continuando depois a subir até aos 5 minutos, com a formação da Bardiani a controlar as operações no grupo principal.
Entre os fugitivos, o homem mais bem colocado em termos de geral era o jovem Fran Miholjevic, a 35 segundos da liderança de Damiano Caruso, da Seleção Italiana. Note-se que Fran é filho de Vladimir, diretor desportivo da Bahrain-Victorious, precisamente a equipa onde habitualmente corre Caruso.
Nem a Seleção Italiana nem as formações do World Tour pareciam muito preocupadas com a vantagem dos corajosos do dia, pelo que, com 40 km para o final, era ainda de 3:30 a margem entre fuga e pelotão. Eram as equipas continentais Giotti Victoria e Mg.k Vis que iam trabalhando para reduzir distâncias para a frente.
Depois, veio para a frente do pelotão a Human Powered Health, quando faltavam 25 km para o final, tentando reduzir a margem de 2:20 que a fuga ia gerindo.
A 12 km do final, com a diferença em 1:32, iam sobrevivendo na frente apenas quatro corredores, com a EOLO-Kometa a tomar as rédeas do pelotão, num assalto final à vitória na tirada. Pouco depois, ficava isolado na dianteira Miholjevic, preparando-se para um contrarrelógio de 10 km!
No pelotão, o esforço da perseguição e também o vento iam causando estragos, com o grupo principal a dividir-se em vários mini-grupos! Os favoritos rodavam todos juntos, no entanto, começava a ficar ameaçada a liderança de Caruso, com Miholjevic a dar tudo para vencer a etapa e subir ao primeiro posto da CG.
Nos quilómetros finais, o jovem croata mostrou as suas forças como contrarrelogista, mantendo uma vantagem confortável sobre o grupo perseguidor. Miholjevic chegou isolado à meta, confirmando um triunfo cheio de força, talento, e panche, naquele que é o seu segundo triunfo do ano (após o GP Vipava Valley & Crossborder Goriška)!
O pelotão, composto por 36 unidades, chegou com 41 segundos de atraso, sendo liderado pelo canadiano Pier-André Coté, da Human Powered Health, com Filippo Fiorelli, da Bardiani, a fechar o pódio da etapa.
Com este triunfo, Miholjevic sobe à liderança da prova siciliana, com 18 segundos de avanço sobre Damiano Caruso e 22 sobre Vincenzo Nibali.
Amanhã disputa-se a etapa final, naquela que será a jornada rainha da competição. Serão 140 km, entre Ragalna e a estância de ski de Piano Provenzana, em pleno Vulcão Etna, num cenário perfeito para um final explosivo desta edição da Volta à Sicília!
Classificações