Sam Welsford estreia-se a vencer! Sepulveda segue líder!
O australiano Sam Welsford (Team DSM) conquistou a sua primeira vitória como profissional e deu à Team DSM a sua primeira vitória da temporada ao quinto dia do Tour of Turkey. Welsford foi o mais rápido após os 192km que ligaram Manisa a Ayvalik, batendo ao sprint o belga Jasper Philipsen (Alpecin – Fenix) e o neerlandês Arvijd de Kleijn (Human Powered Health) num final acidentado.
A quinta etapa da Volta à Turquia arrancou sem Nairo Quintana (Arkea – Samsic) que ainda não se encontrava nas melhores condições físicas. Várias foram as tentativas de ataque nos primeiros kms, mas até ao km 30 ainda não havia quem estivesse destacado do pelotão. Foram Feritcam Samli (Spor Toto Cycling Team) e Michiel Stockman (Saris Rouvy Sauerland Team) a conseguirem ganhar vantagem e formar assim a fuga do dia, após 35km percorridos.
O duo escapado chegou a ter 6min de vantagem, mas o pelotão acabou por reagir com as equipas dos sprinters a aparecerem na frente para levarem os seus homens rápidos à discussão da vitória. A 59km do fim, Patrick Bevin (Israel – Premier Tech) aproveitou para ganhar mais 1s no sprint bonificado, e logo de seguida um novo ataque aconteceu, com Maurice Ballerstedt (Alpecin – Fenix), Abram Stockman (Saris Rouvy Sauerland Team) e Elchin Asadov (Sakarya BB Pro Team) a chegarem rapidamente ao duo na frente da corrida.
Com 5 ciclistas na frente, o ritmo da etapa aumentou, e Abram Stockman foi o primeiro a abrir para o lado, com 37km por percorrer. Com 9km para o fim, o vento começou a aparecer e Ballerstedt atacou para se isolar na companhia de Batuham Ozgur (Sakarya BB Pro Team), que havia saído do pelotão. O turco, porém, não foi capaz de seguir o ciclista da Alpecin e abriu para o lado a km da chegada, deixando o alemão a lutar sozinho pelo triunfo contra o pelotão.
Ballerstedt acabou alcançado a 2km da meta, já praticamente sem forças, e o sprint foi lançado com a Alpecin – Fenix, a Team DSM e a Israel – Premier Tech à cabeça do pelotão. O estreitar de estrada acabou por gerar uma grande atrapalhação e Philipsen fechou o próprio colega de equipa, Edward Planckaert contra as barreiras, provocando uma grande queda, mesmo à frente de Iuri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA). Perante toda a desorganização, Lionel Taminiaux (Alpecin – Fenix) lançou o sprint para Jasper Philipsen, que ainda teve Caleb Ewan ao seu lado, mas foi Sam Welsford quem aproveitou da melhor forma para conquistar o seu primeiro triunfo como profissional.
Iuri Leitão ficou envolvido na queda, mas o ciclista português conseguiu prosseguir até ao fim, não ficando nos mais afetados. Em pior estado ficou Planckaert, que sofreu uma concussão e várias fraturas.