Caleb Ewan está recuperado e abre Volta a Turquia com uma vitória!
O australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal) voltou às vitórias quase um mês depois da sua temporada ser interrompida por causa de uma doença, uma semana antes da Milano – Sanremo, onde era um dos grandes favoritos à vitória, e que era o grande objetivo da primeira parte de 2022. Ewan venceu a primeira etapa do Tour of Turkey, batendo ao sprint o belga Jasper Philipsen (Alpecin – Fenix) e o seu compatriota Kaden Groves (BikeExchange – Jayco), após uns longos 207km entre Bodrum e Kusadasi.
O 57º Tour of Turkey começou com a formação de uma fuga do dia composta por seis elementos. O turco Halil Dogan (Bike Aid) foi o primeiro a atacar na etapa, mas rapidamente outros cinco corredores se juntaram a ele: Julen Irizar (Euskaltel – Euskadi), Jonathan Clarke (Wildlife Generation Pro Cycling), Vitaliy Buts (Sakarya BB Pro Team), Burak Abay (Spor Toto Cycling Team) e Abram Stockman (Saris Rouvy Sauerland Team).
O grupo conquistou uma vantagem de quase 5min, mas as equipas dos sprinters, a Alpecin – Fenix, a Bora – Hansgrohe, a BikeExchange – Jayco e a Israel – Premier Tech organizaram-se para ir reduzindo a diferença gradualmente até aos 3min. Já numa fase mais avançada, a Lotto Soudal pegou no pelotão e aumentou o ritmo, para colocar o grupo da frente a menos de 1min de diferença.
Na zona final da etapa, os espectadores foram brindados com muita ação. Primeiro com Sean Bennett (China Glory Continental Cycling Team), que procurou surpreender a 16km da meta, já depois de passadas as duas maiores dificuldades do dia, sendo apenas alcançado 11km depois. A 2.5km da meta, a Lotto Soudal colocou o seu comboio na frente do pelotão. 500 metros depois, Bevin tentou novamente surpreender, mas o neozelandês foi alcançado no inicio do último km.
Nos metros finais, Jasper de Buyst comandava o pelotão, com Ewan na sua roda. Ewan lançou o seu sprint a 200 metros da meta e voou para a vitória. Philipsen, após ter caído no dia de hoje, ainda teve capacidade de lutar pela vitória, mas o seu esforço não foi suficiente para bater o pequeno australiano. Groves foi terceiro, após ter ficado fechado na parte final e por isso não pode lutar pela vitória, mas, mesmo assim, o jovem australiano conseguiu mostrar mais uma vez que está muito forte.
Iuri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA), unico português em prova, foi 126º na etapa a 10:23.
Ewan é assim o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Buts é o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios e Nicolas Edet (Arkea Samsic) é o primeiro líder da classificação da montanha.