Super Lutsenko domina a Clássica Jaén Paraíso Interior e dá a primeira do ano para a Astana!
O cazaque Alexey Lutsenko (Astana – Premier Tech) venceu a edição inaugural da Clássica Jaén Paraíso Interior, clássica espanhola com 189.9km entre Baeza e Úbeda, com 40km de sterratto, batendo os belgas Tim Wellens (Lotto Soudal) e Loic Vliegen (Intermarche – Wanty – Gobert) por 53s e 57s, respetivamente.
Uma nova corrida do calendário espanhol surgiu em 2022 e promete mais edições de grande espetáculo! A primeira edição da Clássica Jaén Paraíso Interior viu o quarteto de Igor Arrieta e Raúl García (Equipo Kern Pharma), Jenno Berckmoes (Sport Vlaanderen – Baloise) e Chad Haga (Human Powered Health) ganharem vantagem sobre o pelotão logo nos primeiros kms, numa corrida que explodiu logo nas primeiras passagens pelos setores de sterratto.
Com 50km por percorrer, e já sem qualquer fuga, apesar dos diversos ataques infrutíferos, Lutsenko atacou uma primeira vez, no quinto dos sete setores de sterratto, sendo que apenas Tim Wellens o conseguiu seguir. O ritmo do cazaque era elevadíssimo e Wellens teve de tirar pé, com Lutsenko a ficar sozinho e a acelerar descida fora, em busca de ganhar tempo à concorrência. Ainda assim, o cazaque seria alcançado por Wellens, Connor Swift (Arkea – Samsic) e Lennard Kamna (Bora – Hansgrohe) na segunda subida a Úbeda.
A 30km do final, Lutsenko voltou a atacar e desta vez sem resposta, ganhando rapidamente 30s aos adversários, uma vantagem que só tendeu a crescer, dada a superioridade do cazaque. Lutsenko entrou nos últimos 6km, na subida final, com mais de um minuto de vantagem, e só teve de gerir o seu esforço para conquistar um grande triunfo na sua primeira corrida de 2022! Wellens acabaria ainda por ser segundo, e Loic Vliegen fecharia em terceiro, com uma exibição de trás para a frente, que quase lhe valeu a segunda posição do dia.
Daniel Viegas (EOLO – Kometa), único português em prova, não terminou a corrida.
