Dobradinha de Ackermann no retorno do sprinter alemão!
O alemão Pascal Ackermann (Bora – Hansgrohe) venceu na tarde de ontem a terceira etapa da Settimana Ciclistica Italiana, uma ligação de 184.7km entre Oristano e Cagliari, batendo ao sprint o italiano Jonathan Milan (Bahrain Victorious) e o francês Rudy Barbier (Israel Start-Up Nation), ambos com o mesmo tempo do vencedor.
A jornada começou com alguns ataques, que geraram a fuga do dia composta por Ibai Azurmendi (Euskaltel – Euskadi), Igor Boev (Gazprom – RusVelo), Arturo Grávalos (EOLO – Kometa), Cédric Beullens (Sport Vlaanderen – Baloise) e Paul Wright (Mg Kvis VPM). O quinteto conseguiu alcançar uma vantagem que ainda bateu nos cinco minutos, mas a seleção italiana surgiu a todo o gás para tentar eliminar os adversários de Elia Viviani nas duas subidas do dia, ao km 80 e 120, respetivamente.
O trabalho foi tão forte que a fuga acabou com as suas aspirações e ainda nem à segunda subida tínhamos chegado, mas não teve sucesso e Viviani não conseguiu descartar os principais adversários. O pelotão rolou depois até à meta em grande ritmo, com a Bora – Hansgrohe e a Israel Start-Up Nation na frente ao trabalho. A vitória final começou a desenhar-se cedo, mas foi só ao photofinish que Ackermann garantiu o seu triunfo, após levar a melhor sobre Milan com o lançamento da bicicleta a garantir-lhe a vitória.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 13º, tendo sido o melhor da sua equipa. O resultado permite-lhe ascender agora à 76ª posição da geral, a 14:55 do líder.
O italiano Diego Ulissi (UAE Team Emirates) foi 24º, com o mesmo tempo do vencedor, e permanece na liderança da classificação geral, agora com 6s de vantagem sobre o belga Sep Vanmarcke (Israel Start-Up Nation), após Alberto Bettiol ter sido um dos afetados da queda. Pascal Ackermann é o novo líder da classificação por pontos, enquanto o italiano Giovanni Aleotti (Bora – Hansgrohe) segue na liderança da juventude e o suíço Simon Pellaud (Androni Giocatolli – Sidermec) segue na frente da montanha.