No reino de van der Breggen!
A Campeã Mundial Anna van der Breggen (Team SD Worx) conquistou a quarta etapa do Giro d’Itália Donne, uma cronoescalada de 11.1km entre Fondovalle e a Cascata del Toce, batendo a compatriota e colega de equipa Demi Vollering (Team SD Worx) por 1:06 e a australiana Grace Brown (Team BikeExchange) por 1:17, para se afirmar cada vez mais como a líder deste Giro!
O contrarrelógio individual em subida prometia voltar a agitar a classificação geral após uma difícil escalada até à Cascata del Toce. Os melhores tempos foram começando a aparecer na casa dos 28, 29 minutos, mas a grande surpresa do dia deu-se quando liderava a australiana Brodie Chapman (FDJ Nouvelle – Aquitaine Futuroscope) com um tempo de 28:23, eis que a compatriota Grace Brown surgiu com um tempo canhão de 26:14 que lhe deu a liderança e o lugar na cadeira quente durante bastante tempo.
Tempos intermédios surgiram com a Tibco a colocar duas ciclistas na casa dos 27 minutos, mas sem assustar a marca de Brown, que se colocava como uma das grandes favoritas a terminar nos primeiros lugares da jornada. Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) chegaria pouco depois em 27:35, mas a ausência de tempos nos gráficos da realização impossibilitava que os espectadores tivessem noção das performances das ciclistas.
A norueguesa Katrine Aalerud (Movistar Women) rubricou uma excelente exibição, ao terminar com um tempo de 27:11 e ser a primeira a não gastar um minuto mais que Brown. A dupla de líderes da FDJ chegaria pouco depois, com Cecilie Uttrup Ludwig a terminar na casa dos 27 minutos e Marta Cavalli a subir à segunda posição com a marca de 26:52. A jovem italiana Gaia Realini (Isolmant – Premac – Vittoria) concluiu também com uma excelente prestação em 27:29, um tempo que a torna cada vez mais candidata a lutar pela classificação da juventude.
![](https://www.ciclismomundialblog.com/wp-content/uploads/2021/07/2021-giro-rosa-stage-4-podium.jpg)
A francesa Juliette Labous (Team DSM) chegou pouco depois também com um belo tempo, tal como esperado, cumprindo o percurso em 27:11, o que lhe permitiu colocar-se na terceira posição momentânea, com 11 ciclistas ainda por terminar a prova. No ponto intermédio, Ashleigh Moolman-Pasio e Anna van der Breggen faziam melhores tempos sucessivos, tal como esperado, e colocavam-se em posição para atacar a vitória nesta cronoescalada.
Erica Magnaldi (Ceratizit – WNT Pro Cycling) concluiu também com um belo tempo em 27:49, uma marca que a aproxima das melhores do dia, e a coloca cada vez mais segura no top10 da classificação geral. Mavi Garcia (Ale BTC Ljubljana) foi uma das grandes desilusões do dia, e concluiu apenas em 28:11, um tempo parco para a qualidade da Campeã Espanhola.
A britânica Lizzie Deignan (Trek – Segafredo) concluiu também com uma excelente prestação em 27:19, uma marca que a solidifica como a nova líder da formação norte-americana para a competição. Demi Vollering (Team SD Worx) chegaria pouco depois e com um novo melhor tempo, batendo Brown por 10s para assumir a liderança deste contrarrelógio individual. A quarta classificada da classificação geral, Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing) acabou por nem sequer ser ameaça, e terminou com mais de 28 minutos, perdendo assim tempo importante.
Ashleigh Moolman-Pasio (Team SD Worx) estava mais rápida que Brown no ponto intermédio, mas a sul-africana acabou por quebrar na parte final do contrarrelógio, chegando com um tempo de 26:27, que a colocou atrás da australiana. Logo a seguir chegaria a camisola rosa, a Campeã Mundial Anna van der Breggen (Team SD Worx), com um tempo que dizimou a concorrência e acabou por completo com as aspirações que as adversárias ainda poderiam ter de vencer este Giro, com a holandesa a terminar em 24:58 para alargar e de que maneira a liderança e o conforto na classificação geral!
Com este resultado, Breggen é cada vez mais líder da classificação geral e dos pontos. Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) permanece como a melhor jovem e Elise Chabbey como a líder da montanha.