“Tenho a Milano Sanremo nos planos!” – Entrevista com Marijn van den Berg

Marijn van den Berg é um nome em ascenção no pelotão internacional. Apesar de já trazer bons resultados nos anos de júnior, foi no Tour de l’Avenir de 2021 que se mostrou ao Mundo, vencendo duas etapas, uma delas à frente de Arnaud de Lie, e a classificação por pontos. Nesse mesmo ano, van den Berg já corria pela Groupama – FDJ Continental, e esteve presente em maio na Volta ao Algarve. O neerlandês tornou-se uma das grandes promessas do pelotão, e desde aí tem melhorado constantemente.

Em 2022, van den Berg mudou-se para a EF Education – EasyPost, onde permanece até hoje. A regularidade foi sendo desde sempre um dos seus pontos fortes, e a primeira vitória chegaria no Trofeo Alcudia, em 2023. Marijn destaca que 2023 “foi mesmo um bom ano! Dei um grande salto no inverno, treinei um pouco mais, e valeu a pena. Tive três vitórias, e claro, a primeira no World Tour. Fiquei muito contente!”. O neerlandês destaca também a ida à Vuelta. “Fiz uma grande volta, infelizmente não venci uma etapa, que era o meu objetivo, mas ainda assim estou muito contente com a época passada!”.

A primeira vitória World Tour, na etapa 5 do Tour de Pologne, foi um momento especial para van den Berg. Para o neerlandês, “bater Matej Mohoric, que vinha de vencer uma etapa no Tour de France, João Almeida ou Michal Kwiatkowski demonstrou que estou no bom caminho a nível físico e de performance“.

O olhar para 2024

Tendo a retrospetiva de 2023 como ponto de partida, perguntamos a Marijn van den Berg quais os seus objetivos para 2024. O neerlandês respondeu prontamente “quero ganhar mais e começar bem a época novamente!“. Sobre as suas características, van den Berg quer “melhorar o sprint um pouco mais, mas também focar-me em corridas mais duras que me assentam melhor. Penso que a minha maior força é chegar num pequeno pelotão e poder sprintar!

A nível de corridas que serão grandes objetivos, van den Berg tem “a Milano Sanremo e a Gent – Wevelgem nos objetivos para este ano e para os próximos. Penso que me assentam bem, mas são grandes corridas, por isso pode não ser para este ano, mas um plano para o futuro“. O objetivo do neerlandês para os próximos anos deverá passar por este tipo de corridas, “clássicas que são corridas mais duras, e que podem acabar num sprint“.

A ida a alguma Grande Volta em 2024 é ainda incerta. “Dependerá de mim, da minha forma, e se algum líder quiser lutar pela geral, mas é uma decisão da equipa. Eu quero muito ir a uma Grande Volta, mas ainda não é certo.

Figueira Champions Classic e Rui Costa como colega de equipa

Marijn van den Berg (o EF logo atrás do vencedor) é o único ciclista no top10 das duas edições da Figueira Champions Classic!
Marijn van den Berg (o EF logo atrás do vencedor) é o único ciclista no top10 das duas edições da Figueira Champions Classic! (Foto: João Fonseca Photogapher)

Abordamos também a Figueira Champions Classic, corrida em que Marijn havia sido terceiro em 2023. O neerlandês abordou todas as dificuldades do percurso que estava planeado, com mais uma volta ao circuito, e também a chuva e o vento. A nível de participantes, o pelotão também era agora mais forte. Tudo fazia van den Berg esperar uma corrida mais dura. A proposta era aguentar com os melhores e depois esperar pelo melhor cenário no final. Apesar de todas as condicionantes do dia, podemos dizer que van den Berg cumpriu, ao entregar um excelente sétimo lugar final.

A EF Education – EasyPost contratou Rui Costa para a nova temporada e não podíamos deixar de perguntar a Marijn van den Berg sobre como tem sido contar com o Campeão do Mundo de 2013 na equipa. O neerlandês não escondeu a admiração e confessou até que tinham sido colegas de quarto no estágio de dezembro. “É muito especial tê-lo na equipa, ele tem muita experiência e todos podemos aprender com ele! Lembro-me das apresentações em Maiorca, e é impressionante ouvir o que ele fez na sua carreira!”

O que alcançar para que 2024 seja um ano de sucesso?

Finalizamos a entrevista com uma questão muito simples. O que deixaria Marijn van den Berg feliz no final da temporada? A resposta foi também concisa, “Que tenha muitas vitórias, espero! (risos) Espero apenas ser melhor este ano que no passado. Quero sentir que fiz novamente uma boa evolução. Não sei se consigo colocar números, mas se conseguir mais do que as três vitórias de 2023, estarei feliz!“.

Em nome da equipa do Ciclismo Mundial, agradecemos ao Marijn van den Berg o tempo e a disponibilidade para esta entrevista! Desejamos a melhor época possível ao ciclista neerlandês e à sua equipa.

Data powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock