Um olhar pelas portuguesas em Espanha – Parte 2
No seguimento do tema “Um olhar pelas portuguesas em Espanha”, Sofia Gomes (Soltec Team), Mariana Líbano (Soltec Team) e Vera Vilaça (Massi-Tactic) são também ciclistas que na época 2023 vão correr em solo espanhol.

Foto: Helena Dias
Sofia Gomes (Soltec Team) é a única das três atletas que correu a época passada numa equipa estrangeira, vestindo as cores da Massi Tactic.
Depois de vencer a Juventude na 1ª Volta a Portugal Feminina (2021) e de ter feito resultados de destaque em várias corridas ao longo da época (2º lugar na Taça de Portugal Feminina, 3º lugar no Campeonato Nacional de Fundo), foi a vez de saltar para uma equipa UCI. Ainda no ano de 2021 participou no Campeonato da Europa Júnior, em Itália, e no Campeonato do Mundo, realizado na Bélgica.
Na presente época sagrou-se campeã da Taça de Portugal Feminina no escalão sub23, tendo Daniela Campos (Bizkaia – Durango) e Beatriz Roxo (Rio Miera – Cantabria Deporte) completado o pódio. Foi Prata nos Campeonatos Nacionais de Fundo, atrás de Daniela Campos, num final discutido ao sprint. Teve ainda oportunidade de participar na Volta ao País Basco (Itzulia Women) e na Volta à Comunidade Valenciana, ambas as corridas bastante míticas no país vizinho. Foi também uma peça chave na vitória da sua colega de equipa Nathalie Eklund na 2ª Volta a Portugal Feminina, onde toda a equipa foi uma notória líder ao vencer a classificação geral por equipas e por levar para casa também as quatro camisolas em disputa.
“A época passada foi a minha primeira numa equipa Continental UCI e foi, de facto, uma experiência incrível. Não posso deixar de mencionar que não foi fácil, foi um passo enorme na minha vida para algo que eu não estava habituada, desde a lingua, pessoas e experiências diferentes. Mas a verdade é que na Massi sempre me incluíram como numa família, tratando-me muitas vezes como uma irmã mais nova. Serviu também de aprendizagem no sentido de trabalharmos realmente em equipa, desde as reuniões onde existe uma tática delineada, todas as atletas têm uma função, e onde o mais importante é o resultado coletivo em vez do individual.”
“O mais difícil foi conciliar as viagens e corridas com o tempo na faculdade, mas acredito que este ano, com um pouco mais de experiência, será melhor e mais fácil.”
Sofia Gomes (Soltec Team)
Em 2023 é altura de rumar a outra equipa, a Soltec Team, também ela equipa UCI, sendo que terá ao seu lado outra portuguesa, Mariana Líbano.
“Uma nova equipa requer também uma nova adaptação, sinto que será diferente porque agora o espanhol irá prevalecer sobre o inglês a que eu estava habituada, mas por outro lado ao ter uma colega de equipa portuguesa também sinto que terei um apoio diferente, e poderá ser bastante benéfico para ambas.”
“Relativamente a objetivos, nunca gostei de delinear especificamente, tudo depende do desenrolar da época, mas uma vez que o nível é tão elevado no estrangeiro, será continuar a ganhar experiência, melhorar a minha forma física para que pouco a pouco consiga ir alcançando mais.”
Sofia Gomes (Soltec Team)

Foto: Facebook Mariana Líbano
Maríana Líbano tem 18 anos e será uma das estreantes no pelotão espanhol, pela Soltec Team.
Seja de roda fina ou roda grossa, os resultados são de destaque. Em 2022 participou na 2ª Volta a Portugal Feminina tendo terminado na 10ª posição na classificação da Juventude. Uma novidade no calendário competitivo feminino foi a Volta a Portugal para sub19, uma corrida que permite às atletas mais jovens correrem a um maior nível e numa prova que tem um nome de prestígio, e adivinhe-se… Mariana Líbano foi a grande vencedora, não só da camisola amarela mas também da camisola verde, que representa os Pontos, nesta que foi a sua última época no escalão de Juniores. Obteve ainda o 2º lugar na geral da Taça de Portugal Feminina, apenas batida pela Laura Simão (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ) e tendo Íris Chagas (Cantanhede Cycling / VESAM) completado o pódio.
Participou no Campeonato da Europa de Estrada e XCO, representou a seleção em diversas provas da Taça do Mundo de XCO e provas de estrada, foi também Campeã Nacional de Contrarrelógio e Vice Campeã Nacional de Fundo. Sagrou-se ainda Campeã Nacional de Juniores na vertente de XCC onde representa a equipa do Guilhabreu BTT.
“Penso que não seja fácil, para mim, delinear objetivos, uma vez que será a minha primeira época a correr maioritariamente no estrangeiro. No entanto, continuo com o intuito de aprender e progredir no ciclismo, dia após dia, enquanto concilio o desporto com a faculdade. Confio totalmente na minha nova equipa para a promoção do meu desempenho!”
Mariana Líbano (Soltec Team)

Foto: UVP/FPC
Numa vida dividida entre a bicicleta e o estetoscópio, Vera Vilaça já mostrou que tem capacidade para estar entre as melhores.
As primeiras pedaladas foram no triatlo (representou durante 5 anos o Sport Lisboa e Benfica) mas é no ciclismo de estrada que se tem vindo a afirmar, e prova disso é a subida para uma equipa UCI já na próxima época. Numa família de desportistas, em que o irmão Vasco Vilaça compete ao mais alto nível no triatlo, Vera tem na mira Paris 2024.
Em 2022, com as cores da VeloPerformance, foi a atleta portuguesa que mais luta deu à fortíssima equipa da Massi-Tactic na 2ª Volta a Portugal Feminina, onde fazia parte a Sofia Gomes. Vestiu as cores da seleção portuguesa e competiu nos Jogos do Mediterrâneo, disputados em Oran, na Argélia em que obteve o 13º lugar. Terminou a Taça de Portugal em 2º lugar com uma vitória na 4ª prova pontuável, num total de 5. Não alinhou à partida do Campeonato Nacional de Fundo, mas esteve às portas do pódio na prova de Contrarrelógio, a 19 segundos da 3ª classificada.
Em 2023 vai representar as cores da Massi-Tactic e espera aprender mais e poder estar à altura do desafio.
“O meu principal objetivo em 2022 era mostrar o meu potencial e ganhar lugar numa equipa UCI. Foi um ano desafiante, em que aprendi e evolui muito. A época teve bastantes altos e baixos mas, felizmente, a Massi-Tactic acreditou em mim e deu-me a oportunidade de me estrear no pelotão profissional.”
“Em 2023 quero adaptar-me às corridas de maior nível, continuar a crescer como ciclista, ser consistente e estar na melhor forma nas principais competições da época.”
Vera Vilaça (Massi-Tactic)
Mariana Líbano e Vera Vilaça serão estreantes no pelotão espanhol, Sofia Gomes apenas muda de equipa. O que podemos esperar destas três atletas?