Uma subida colossal antes do descanso!

A etapa 9 do Tour de France consiste numa ligação de 144.9 km, entre Cluses e Tignes, na região dos Alpes. Perante os ciclistas colocam-se cinco contagens de montanha, com destaque para a categoria especial do Col du Pré (12.5 km a 7.9%), colocada a meio do percurso, e para a subida de 1ª categoria para Tignes, que não irá coincidir com a meta por apenas 2 km. A ascensão final representa um longo desafio de 20.8 km, embora com uma pendente média de apenas 5.5 %.

Perfil da etapa 9 da Volta a França

Favoritos

Na etapa de ontem, apontávamos para a possibilidade de uma fuga forte discutir a etapa, o que de facto se verificou, apesar de a forma como a mesma se constitui não ter sido a mais convencional. Perante o domínio de Pogacar, cada vez mais evidente, as restantes equipas não terão qualquer incentivo em controlar a etapa, apenas para ver o esloveno dizimar a concorrência na subida final. Podemos voltar a assistir a uma jornada algo caótica, com a fuga a formar-se numa fase bem avançada da etapa, com o pelotão já algo reduzido e sem força nem interesse para perseguir uma movimentação forte.

Assim, apontamos novamente para a vitória da fuga nesta jornada, e em particular para o nome de Michael Woods. O canadiano da Israel Start-Up Nation mostrou-se como um dos melhores na fuga da etapa de ontem, e poderá ter hoje o seu dia na Grande Boucle. Para isso, terá de gerir melhor os seus ataques, guardando alguma energia para deixar todos para trás na ascensão para Tignes. Num dia com muitos pontos da montanha em disputa, esse poderá claramente ser um objetivo de Woods, mas também de muitos outros atletas.

Como possíveis concorrentes para Woods nesta jornada, refiram-se os nomes de diversos corredores, com destaque desde logo para o vencedor da jornada de ontem, Dylan Teuns, e ainda para Miguel Angel Lopez, Ben O’Connor, Richie Porte, Wout Poels, Omar Fraile, Julian Alaphilippe, Tao Geoghegan Hart, Sepp Kuss, Ion Izagirre, Simon Yates, Patrick Konrad, Bauke Mollema, Jakob Fuglsang, Guillaume Martin, e Ruben Guerreiro, que tão bem tem estado a atacar a corrida, mas que terá nesta jornada um perfil menos ao seu jeito.

No caso de acabarem por ser os homens da geral a discutir a etapa, o grande favorito será Tadej Pogacar, com Richard Carapaz a surgir como o único que poderá ter uma palavra a dizer perante o camisola amarela. Refiram-se ainda David Gaudu, Jonas Vingegaard, Enric Mas, Alexey Lutsenko, e Wilco Kelderman, como nomes a ter em conta.

Uma nota final para alguns ciclistas que não estarão à partida desta 9ª etapa, com destaque para Primoz Roglic e Mathieu Van der Poel.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Michael Woods
⭐⭐⭐⭐ Dylan Teuns e Miguel Angel Lopez
⭐⭐⭐ Ben O’Connor, Richie Porte, e Wout Poels
⭐⭐ Omar Fraile, Julian Alaphilippe, Tao Geoghegan Hart, Sepp Kuss, Ion Izagirre, Simon Yates, Patrick Konrad, Bauke Mollema, Jakob Fuglsang, Guillaume Martin, e Ruben Guerreiro
⭐ Tadej Pogacar, Richard Carapaz, David Gaudu, Jonas Vingegaard, Enric Mas, Alexey Lusenko, e Wilco Kelderman

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock