Uma nova chance para os sprinters com Almeida de amarelo!

João Almeida (Deceuninck – Quick Step) conquistou ontem uma histórica vitória, a sua primeira numa corrida World Tour, após bater o italiano Diego Ulissi (UAE Team Emirates) e o esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious) num difícil e explosivo final em Przemysl, que lhe deu também a camisola amarela da corrida. São já 17 os dias que o português vai ter com uma camisola de líder após a etapa de amanhã, em apenas dois anos no escalão máximo do ciclismo, um número sem dúvida assinalável.

A terceira etapa da corrida é também a mais longa, com 226.4km entre Sanok e Rzeszow, e terá um final que deverá ser discutido entre os principais sprinters presentes. A primeira parte do dia é maioritariamente em constante “sobe e desce” e terá três contagens de montanha, duas de segunda categoria e uma de terceira, intercaladas, imediatamente antes do ponto intermédio da jornada. A partir daí, o terreno é praticamente sempre plano e o pelotão não deverá enfrentar qualquer dificuldade até cruzar a linha de chegada pela última vez, isto porque a primeira será cerca de 9km antes da segunda e última.

Perfil da etapa 3 do Tour de Pologne

Favoritos

Depois de vencer a primeira etapa, que teve um final bem mais complicado, Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) perfila-se como o maior favorito para levar de vencida o expectável sprint da terceira etapa. O alemão está a atravessar aquele que é talvez o melhor momento de forma da sua carreira, e o facto de os adversários não estarem no seu melhor também é um ponto que beneficia o favoritismo do alemão. Se nada de extraordinário acontecer, Bauhaus tem tudo para alcançar a sua segunda vitória e voltar ao topo da classificação por pontos.

Como principais adversários, o alemão terá pela frente os colombianos Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) e Alvaro Hodeg (Deceuninck – Quick Step), que atravessam momentos da carreira bem distintos. Se por um lado Hodeg está a reencontrar-se e a regressar ao caminho das vitórias depois de quase dois anos sem o conseguir, Gaviria está num ano completamente a seco, sem ter encontrado ainda o sabor do triunfo, mas continua ainda assim a ser um candidato credível. Será algum deles capaz de suplantar Bauhaus?

Numa terceira linha surgem Hugo Hofstetter (Israel Start-Up Nation), Jake Stewart (Groupama – FDJ) e David Dekker (Jumbo – Visma). Hofstetter fez uma excelente primeira etapa e fechou ainda nos três primeiros, e hoje poderá voltar a fazê-lo, e quem sabe até ameaçar o triunfo. Stewart não foi além do top20 na primeira jornada, e hoje tem aqui uma chance para dar a volta, e é facto que o jovem britânico precisa de capitalizar as importantes chamadas que tem às corridas World Tour. Por outro lado, Dekker já mostrou que pode funcionar muito bem como lançador ou como sprinter, mas ficou desiludido com a sua própria prestação no primeiro dia. Será hoje ele capaz de ameaçar o triunfo?

Nota ainda para os belgas Edward Theuns (Trek – Segafredo) e Jonas Rickaert (Alpecin – Fenix), para o italiano Stefano Oldani (Lotto Soudal) e para o australiano Kaden Groves (Team BikeExchange). Todos eles são muito rápidos, e poderão surpreender ao conquistar posições entre os cinco melhores da jornada.

Quem irá levar a melhor no terceiro dia em terras polacas?

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Phil Bauhaus
⭐⭐⭐⭐ Fernando Gaviria e Alvaro Hodeg
⭐⭐⭐ Hugo Hofstetter, Jake Stewart e David Dekker
⭐⭐ Edward Theuns, Jonas Rickaert, Kaden Groves e Stefano Oldani
⭐ Andrea Pasqualon, Marco Canola, Ivan Garcia Cortina, Attilio Viviani e Andrea Vendrame

Presença Portuguesa

João Almeida (Deceuninck – Quick Step) é o único representante Português à partida da corrida polaca e irá alinha com o dorsal #1, fruto da vitória de Remco Evenepoel, ao serviço da equipa Belga, em 2020.

Transmissão em Direto

A corrida não será transmitida em direto em qualquer dos canais portugueses, mas podes seguir online a partir do site Tiz-Cycling.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock