UAE Tour – Equipa da casa aposta forte para o arranque do World Tour!

Arranca hoje a 4ª edição do UAE Tour, naquela que será a primeira prova do calendário World Tour na temporada de 2022! Serão sete dias de competição pelas estradas dos Emirados Árabes Unidos e a primeira oportunidade para vermos João Almeida nas novas cores da UAE Team Emirates! Também em prova estará Ruben Guerreiro, em representação da EF Education – EasyPost!

O Percurso

O UAE Tour inicia-se com uma etapa de 185 km, num formato de ida e volta, com partida e chegada em Madinat Zayed, a maior cidade da região de Al Gharbia, no Emirado de Abu Dhabi. O perfil da jornada será praticamente plano, o que deixa antever uma chegada ao sprint, no entanto, as longas retas no meio do deserto podem trazer ventos cruzados e causar as famosas bordures.

Perfil da etapa 1

A etapa 2 trará mais do mesmo, com nova jornada plana pelas estradas do Emirado de Abu Dhabi, desta vez com 173 km, entre Hudayriyat Island e Abu Dhabi Breakwater.

Perfil da etapa 2

Ao terceiro dia, chega a fase das primeiras decisões na corrida, com a realização do contrarrelógio individual. Serão 9 km de esforço, num percurso também ele plano, na região do Emirado de Ajman.

Perfil da etapa 3

A etapa 4 trará, finalmente, alguma altimetria ao percurso deste UAE Tour, com a chegada ao alto de Jebel Jais, ponto mais alto do País. A jornada inicia-se em Fujairah Fort, no Emirado de Fujairah, e irá percorrer 181 km, terminando numa ascensão com 18.7 km e 5,7% de inclinação média.

Perfil da etapa 4

A etapa 5 representará a terceira oportunidade para os sprinters brilharem neste UAE Tour, com uma ligação de 182 km, entre Ras al Khaimah Corniche e Al Marjan Island, no Emirado de Ras al-Khaimah.

Perfil da etapa 5

Ao sexto dia de prova, o pelotão chega ao Emirado mais emblemático de todos, o Dubai. Será mais uma jornada plana, desta feita com 180 km, numa corrida que será um autêntico cartão de visita da famosa cidade do Médio Oriente, com partida e chegada na zona da Expo 2020 Dubai, o certame mundial que decorre até final de março.

Perfil da etapa 6

A sétima e última etapa servirá para as últimas decisões em termos de classificação geral, com uma jornada de 148 km, entre Al Ain, no Emirado de Abu Dhabi, e a icónica montanha de Jebel Hafeet, na região de Tawam. A subida terá 10.9 km a 6,7% de pendente média. Na temporada passada, foi neste local que Pogacar bateu Adam Yates, na altura na 3ª etapa, num final bem animado, com o esloveno a trilhar a rota para a vitória final.

Perfil da etapa 7

Os Favoritos

A primeira prova da época World Tour irá apresentar, como seria de esperar, uma startlist de grande qualidade, com destaque para os “anfitriões” da UAE Team Emirates. O conjunto da casa irá apresentar os seus dois grandes nomes de cartaz: Tadej Pogacar, campeão em título da prova, e também a nova estrela da equipa, o Canibal das Caldas, João Almeida. Esta é uma prova que a Emirates quererá certamente manter no seu currículo, pelo que aposta nos seus dois ciclistas mais fortes e que previsivelmente liderarão a equipa no Tour de France e no Giro d’Italia. As pernas dirão quem está mais forte neste fase precoce da temporada, mas estes dois colossos do ciclismo internacional serão certamente os grandes favoritos a triunfar nesta competição. Recorde-se que, na temporada passada, Pogacar venceu este UAE Tour com 35 segundos de avanço sobre Adam Yates e 1:02 sobre João Almeida.

Refira-se que o alinhamento da Emirates é verdadeiramente demolidor para esta prova de arranque do World Tour. Rafal Majka e George Bennett irão apoiar os líderes nas montanhas, enquanto Maximiliano Richeze será o lançador de Pascal Ackermann, um dos claros favoritos para as chegadas rápidas. Haverá ainda Mikkel Bjerg, que além de apoiar a equipa nas longas jornadas pelo deserto será mais um trunfo da equipa para o contrarrelógio.

A principal concorrência da Emirates para a geral virá seguramente de equipas como a Ineos Grenadiers, com Adam Yates (vencedor em 2020) e Michal Kwiatkowski, mas também da BORA-hansgrohe, com Aleksandr Vlasov e Jai Hindley, da Bahrain-Victorious, com Pello Bilbao e Gino Mäder, ou da Team DSM, com Romain Bardet. Outro dos nomes sonantes deste pelotão mas também uma das grandes incógnitas será Tom Dumoulin, da Jumbo-Visma. O antigo campeão do Giro não compete desde o Benelux Tour, em setembro passado, mas vem de um estágio em altitude na Colômbia, pelo que se espera um regresso às grandes exibições por parte do holandês.

A Astana será liderada por David de la Cruz, enquanto Fausto Masnada estará aos comandos da Quick-Step Alpha Vynil. Grande expetativa também para a performance de Jan Hirt, da Intermarché-Wanty-Gobert, ele que levou de vencida o Tour of Oman, batendo Masnada e Rui Costa.

Entre os favoritos devemos colocar também o homem de Pegões, Ruben Guerreiro, ele que deverá ser o principal ciclista da Education First. A forma do Iceman será ainda uma incógnita, mas se as pernas estiverem lá, Guerreiro será seguramente um dos grandes animadores do UAE Tour!

Os Sprinters

O UAE Tour representa uma das principais provas neste início de temporada, especialmente para os sprinters, com várias etapas propícias para as chegadas rápidas. Na linha de frente estará o alemão voador da Emirates, Pascal Ackermann, mas a tarefa não será fácil perante um batalhão de grandes nomes como Sam Bennett (BORA), Elia Viviani (Ineos), Dylan Groenewegen (BikeExchange), Mark Cavendish (Quick-Step), Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), Arnaud Démare (Groupama-FDJ), Clément Venturini (AG2R), Max Kanter (Movistar), Matteo Moschetti (Trek), Sacha Modolo (Bardiani), e ainda a dupla da DSM, Alberto Dainese e Cees Bol.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ João Almeida e Adam Yates
⭐⭐⭐ Michal Kwiatkowski, Aleksandr Vlasov, e Jai Hindley
⭐⭐ Pello Bilbao, Gino Mäder, Romain Bardet, e Tom Dumoulin
⭐ David de la Cruz, Fausto Masnada, Jan Hirt, e Ruben Guerreiro

Onde acompanhar

Podes acompanhar em direto esta edição do UAE Tour na Eurosport (1 e 2), todos os dias a partir das 10h50.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock