Roglic ao ataque da primeira vitória do ano?
Depois de uma longa série de etapas menos bem conseguidas, Cees Bol (Team DSM) apareceu e obteve uma vitória surpreendente na etapa 2 do Paris – Nice. Agora, no entanto, os homens da geral são chamados ao serviço, quando se trata da primeira etapa chave, um contrarrelógio individual de 14.4km, com terreno principalmente plano, mas com uma rampa de 400m na fase final, a 6.3% de pendente média.
Perfil

O Paris – Nice costuma ser dividido de forma bastante nítida numa primeira fase para sprinters e uma segunda outra para a disputa da classificação geral. Este ano, onde o prólogo esteve ausente, as duas primeiras etapas foram para os sprinters, mas o terceiro dia será já importante para as decisões. Desta vez, o contrarrelógio terá apenas 14.4 km, é bastante plano e vai apelar sobretudo aos especialistas. Num percurso com partida e chegada em Gien, o início é extremamente simples, seguindo uma estrada totalmente reta num falso plano descendente pelo rio Loire. Uma série de curvas para se afastarem do rio por uma rampa íngreme, com 300m a 10.6%, surgirá antes de chegarem a uma estrada sinuosa que leva a uma zona de terreno totalmente plano. Ao km7 há um cronometragem do tempo. intermédio, sendo que o traçado permanece plano até a 3km para o final onde há uma descida pedalável, não muito acentuada, antes do último esforço, em que os ciclistas enfrentarão nos últimos 400m uma nova rampa com 6.3% de pendente média. Curiosidade que Gien aparece pela primeira vez numa corrida World Tour.
Favoritos
Os principais trepadores terão que se agarrar à cabra para não ceder tempo precioso para os restantes homens da geral. Ainda assim, o percurso não é técnico e a rampa final pode dar para ir buscar uns segundos perdidos.
Tendo em conta as caraterísticas do contrarrelógio e apesar de haver alguns bons especialistas, Primoz Roglic deverá querer começar a época com o pé direito. O esloveno é um monstro neste tipo de percursos, e é preciso recuar a 2017, à Volta ao Algarve, para ver Roglic a não vencer um contrarrelógio curto. Desde aí, tem levado de vencida todos os contrarrelógios destas dimensões. O próprio esloveno disse que o treino e estágio correram da forma como ele pretendia, e ele não é de fazer bluffs, por isso deverá estar em perfeitas condições.
Por outro lado, há dois nomes que podem destronar Roglic, atendendo aos resultados e à forma que apresentam neste inicio de época. Stefan Bissegger nunca fez pior que um pódio num contrarrelógio World Tour, tendo ficado apenas atrás de Ganna no esforço individual do UAE Tour. O suíço é um grande especialista, apesar de ainda jovem, gosta de curtas distâncias e dá-se bem com rampas como a final.
Victor Campenaerts é a segunda grande alternativa, mas as suas últimas exibições são 100% dececionantes. O belga, porém, parece estar de novo à forma ativa que mostrou na Lotto Soudal e na Lotto NL – Jumbo e a prova disso foram as clássicas da semana passada, onde atacou vezes sem conta. O belga tem ainda um fator que irá fazer bastante peso. A comunicação social tem anunciado como certo Wout Van Aert e Remco Evenepoel como os escolhidos pelo selecionador para o contrarrelógio dos Jogos Olímpicos de Tóquio e é sabido que Campenaerts tem esse objetivo em mente. Boas prestações esperam-se neste inicio de temporada para recuperar a confiança.
Num terceiro nível é impossível não colocar Rohan Dennis e Soren Kragh Andersen na lista. O australiano está longe dos seus tempos de campeão do Mundo da especialidade, em que nada mais fazia o ano inteiro. No ano passado no Giro d’Itália, Rohan Dennis foi chave para a vitória final de Tao Geoghegan Hart e a nível físico, Dennis está mais apto para a montanha do que nunca, podendo não obter tão bons resultados no plano devido a isso. Por outro lado o dinamarquês terminou a época passada de forma sensacional, ao bater o campeão europeu da especialidade, Stefan Kung, e o próprio
Num terceiro nível é impossível não colocar Rohan Dennis e Soren Kragh Andersen na lista. O australiano está longe dos seus tempos de campeão do Mundo da especialidade, em que nada mais fazia o ano inteiro. No ano passado no Giro d’Itália, Rohan Dennis foi chave para a vitória final de Tao Geoghegan Hart e a nível físico, Dennis está mais apto para a montanha do que nunca, podendo não obter tão bons resultados no plano devido a isso. Por outro lado o dinamarquês terminou a época passada de forma sensacional, ao bater o campeão europeu da especialidade, Stefan Kung, e o próprio Bissegger de forma inimaginável no Binckbank Tour.
Maximilian Schachmann é um nome a considerar, apesae de parecer não estar na forma em que começou a temporada de 2020, mas quem sabe 2021 possa ser um bom ano para o alemão! O campeão francês de contrarrelógio, Remi Cavagna, fez uma época de 2020 muito boa, e em 2021 ainda não teve tempo para comprovar a sua forma. Se estiver a entrar bem no ano, é uma série ameaça e poderá até vencer! Por outro lado Brandon McNulty é a nova esperança dos americanos para vencer uma grande volta. Um jovem super talentoso que começou a dar mostras do seu valor no Giro d’Itália com excelentes prestações terminando a prova no 15º lugar da geral, apesar de já ter dado nas vistas antes de chegar à equipa dos Emirados. Por último, Michael Matthews, ele que está cheio de motivação pela mudança de equipa e pela sua merecida liderança. É um ciclista que não se dá nada mal nestes terrenos e poderá brindar o champagne da liderança da prova por mais uns dias se hoje conseguir não ceder muito tempo e roubar tempo aos puncheurs e principais sprinters.
Menção ainda para Mads Pedersen, Patrick Bevin, Jasha Sütterlin, Miles Scotson, Luis Leon Sanchez e Thomas de Gendt, que poderão conseguir hoje resultados muito interessantes.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Victor Campenaerts e Stefan Bissegger
⭐⭐⭐ Søren Kragh, Rohan Dennis e Remi Cavagna
⭐⭐ Maximilian Schachmann, Brandon McNulty, Michael Matthews e Patrick Bevin
⭐ Mads Pedersen, Jasha Sütterlin, Miles Scotson, Luis Leon Sanchez, Thomas de Gendt
Presença Portuguesa
Em prova estarão dois portugueses: Rui Costa (153) e Rui Oliveira (156). O campeão nacional de fun partirá para o ITT às 13h31 enquanto que Rui Oliveira às 12h56
Transmissão e Horário de Partida
A Eurosport1 terá transmissão a partir das 13h15.
Corredor (País) Equipa | Hora | |
1 | Maxime Bouet (🇫🇷) Team Arkea-Samsic | 12:07 |
2 | Christopher Lawless (🇬🇧) Total Direct Energie | 12:08 |
3 | Kaden Groves (🇦🇺) Team BikeExchange | 12:09 |
4 | Matteo Pelucchi (🇮🇹) Team Qhubeka Assos | 12:10 |
5 | Taco van der Hoorn (🇳🇱) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux | 12:11 |
6 | Boy van Poppel (🇳🇱) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux | 12:12 |
7 | Danny van Poppel (🇳🇱) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux | 12:13 |
8 | Jérémy Lecroq (🇫🇷) B&B Hotels p/b KTM | 12:14 |
9 | Jonas Rutsch (🇩🇪) EF Education-Nippo | 12:15 |
10 | Fabien Doubey (🇫🇷) Total Direct Energie | 12:16 |
11 | Daniel Arroyave Cañas (🇨🇴) EF Education-Nippo | 12:17 |
12 | Ignatas Konovalovas (🇱🇹) Groupama-FDJ | 12:18 |
13 | Rohan Dennis (🇦🇺) Ineos Grenadiers | 12:19 |
14 | Cesare Benedetti (🇮🇹) Bora-Hansgrohe | 12:20 |
15 | Alex Kirsch (🇱🇺) Trek-Segafredo | 12:21 |
16 | Marco Haller (🇦🇹) Bahrain Victorious | 12:22 |
17 | Heinrich Haussler (🇦🇺) Bahrain Victorious | 12:23 |
18 | Oscar Riesebeek (🇳🇱) Alpecin-Fenix | 12:24 |
19 | Jens Keukeleire (🇧🇪) EF Education-Nippo | 12:25 |
20 | Luke Durbridge (🇦🇺) Team BikeExchange | 12:26 |
21 | Sep Vanmarcke (🇧🇪) Israel Start-up Nation | 12:27 |
22 | Patrick Bevin (🇳🇿) Israel Start-up Nation | 12:28 |
23 | Jasha Sütterlin (🇩🇪) Team DSM | 12:29 |
24 | Miles Scotson (🇦🇺) Groupama-FDJ | 12:30 |
25 | Tim Declercq (🇧🇪) Deceuninck-QuickStep | 12:31 |
26 | Jonathan Hivert (🇫🇷) B&B Hotels p/b KTM | 12:32 |
27 | Senne Leysen (🇧🇪) Alpecin-Fenix | 12:33 |
28 | Gregor Mühlberger (🇦🇹) Movistar Team | 12:34 |
29 | Samuele Battistella (🇮🇹) Astana-Premier Tech | 12:35 |
30 | Edward Theuns (🇧🇪) Trek-Segafredo | 12:36 |
31 | Michael Schwarzmann (🇩🇪) Bora-Hansgrohe | 12:37 |
32 | Tony Martin (🇩🇪) Jumbo-Visma | 12:38 |
33 | Anthony Perez (🇫🇷) Cofidis | 12:39 |
34 | Jelle Wallays (🇧🇪) Cofidis | 12:40 |
35 | Bruno Armirail (🇫🇷) Groupama-FDJ | 12:41 |
36 | Stan Dewulf (🇧🇪) AG2R Citroën Team | 12:42 |
37 | Thomas De Gendt (🇧🇪) Lotto Soudal | 12:43 |
38 | Sebastian Mora Vedri (🇪🇸) Movistar Team | 12:44 |
39 | Julien Bernard (🇫🇷) Trek-Segafredo | 12:45 |
40 | Cyril Gautier (🇫🇷) B&B Hotels p/b KTM | 12:46 |
41 | Lennard Hofstede (🇳🇱) Jumbo-Visma | 12:47 |
42 | Yukiya Arashiro (🇯🇵) Bahrain Victorious | 12:48 |
43 | Jos van Emden (🇳🇱) Jumbo-Visma | 12:49 |
44 | Jacopo Guarnieri (🇮🇹) Groupama-FDJ | 12:50 |
45 | Clément Russo (🇫🇷) Team Arkea-Samsic | 12:51 |
46 | Rein Taaramäe (🇪🇪) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux | 12:52 |
47 | Edvald Boasson Hagen (🇳🇴) Total Direct Energie | 12:53 |
48 | Ramon Sinkeldam (🇳🇱) Groupama-FDJ | 12:54 |
49 | Sergio Henao Montoya (🇨🇴) Team Qhubeka Assos | 12:55 |
50 | Rui Oliveira (🇵🇹) UAE Team Emirates | 12:56 |
51 | Louis Meintjes (RSA) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux | 12:57 |
52 | Sven Erik Bystrøm (🇳🇴) UAE Team Emirates | 12:58 |
53 | Julien El Fares (🇫🇷) EF Education-Nippo | 12:59 |
54 | Dylan van Baarle (🇳🇱) Ineos Grenadiers | 13:00 |
55 | Alexander Konychev (🇮🇹) Team BikeExchange | 13:01 |
56 | Sander Armée (🇧🇪) Team Qhubeka Assos | 13:02 |
57 | Pierre-Luc Périchon (🇫🇷) Cofidis | 13:03 |
58 | Matthias Brändle (🇦🇹) Israel Start-up Nation | 13:04 |
59 | Ion Izagirre Insausti (🇪🇸) Astana-Premier Tech | 13:05 |
60 | Jorge Arcas (🇪🇸) Movistar Team | 13:06 |
61 | Simon Geschke (🇩🇪) Cofidis | 13:07 |
62 | Gino Mäder (🇨🇭) Bahrain Victorious | 13:08 |
63 | Louis Vervaeke (🇧🇪) Alpecin-Fenix | 13:09 |
64 | Alexey Lutsenko (Kaz) Astana-Premier Tech | 13:10 |
65 | Florian Senechal (🇫🇷) Deceuninck-QuickStep | 13:11 |
66 | Anthony Delaplace (🇫🇷) Team Arkea-Samsic | 13:12 |
67 | Cyril Lemoine (🇫🇷) B&B Hotels p/b KTM | 13:13 |
68 | Amund Grøndahl Jansen (🇳🇴) Team BikeExchange | 13:14 |
69 | Magnus Cort (🇩🇰) EF Education-Nippo | 13:15 |
70 | Alex Edmondson (🇦🇺) Team BikeExchange | 13:16 |
71 | Matteo Sobrero (🇮🇹) Astana-Premier Tech | 13:17 |
72 | Casper Pedersen (🇩🇰) Team DSM | 13:18 |
73 | Connor Swift (🇬🇧) Team Arkea-Samsic | 13:19 |
74 | Andrey Amador (CRc) Ineos Grenadiers | 13:20 |
75 | Oliver Naesen (🇧🇪) AG2R Citroën Team | 13:21 |
76 | Jordi Meeus (🇧🇪) Bora-Hansgrohe | 13:22 |
77 | Jacopo Mosca (🇮🇹) Trek-Segafredo | 13:23 |
78 | Scott Thwaites (🇬🇧) Alpecin-Fenix | 13:24 |
79 | Daniel McLay (🇬🇧) Team Arkea-Samsic | 13:25 |
80 | Steven Kruijswijk (🇳🇱) Jumbo-Visma | 13:26 |
81 | Fabio Aru (🇮🇹) Team Qhubeka Assos | 13:27 |
82 | Dries Van Gestel (🇧🇪) Total Direct Energie | 13:28 |
83 | Imanol Erviti (🇪🇸) Movistar Team | 13:29 |
84 | Warren Barguil (🇫🇷) Team Arkea-Samsic | 13:30 |
85 | Rui Costa (🇵🇹) UAE Team Emirates | 13:31 |
86 | Quentin Pacher (🇫🇷) B&B Hotels p/b KTM | 13:32 |
87 | Rick Zabel (🇩🇪) Israel Start-up Nation | 13:33 |
88 | Jonas Koch (🇩🇪) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux | 13:34 |
89 | Tao Geoghegan Hart (🇬🇧) Ineos Grenadiers | 13:35 |
90 | Bob Jungels (🇱🇺) AG2R Citroën Team | 13:36 |
91 | Stefano Oldani (🇮🇹) Lotto Soudal | 13:37 |
92 | Dylan Teuns (🇧🇪) Bahrain Victorious | 13:38 |
93 | Dries De Bondt (🇧🇪) Alpecin-Fenix | 13:39 |
94 | Laurens De Plus (🇧🇪) Ineos Grenadiers | 13:40 |
95 | Kenny Elissonde (🇫🇷) Trek-Segafredo | 13:41 |
96 | George Bennett (🇳🇿) Jumbo-Visma | 13:42 |
97 | Omar Fraile Matarranz (🇪🇸) Astana-Premier Tech | 13:43 |
98 | Maximilian Schachmann (🇩🇪) Bora-Hansgrohe | 13:44 |
99 | Nacer Bouhanni (🇫🇷) Team Arkea-Samsic | 13:45 |
100 | Philippe Gilbert (🇧🇪) Lotto Soudal | 13:46 |
101 | Dorian Godon (🇫🇷) AG2R Citroën Team | 13:47 |
102 | Neilson Powless (🇺🇸) EF Education-Nippo | 13:48 |
103 | Harm Vanhoucke (🇧🇪) Lotto Soudal | 13:49 |
104 | Ben O’Connor (🇦🇺) AG2R Citroën Team | 13:50 |
105 | Odd Christian Eiking (🇳🇴) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux | 13:51 |
106 | Michael Mørkøv (🇩🇰) Deceuninck-QuickStep | 13:52 |
107 | Søren Kragh Andersen (🇩🇰) Team DSM | 13:53 |
108 | Maximilian Walscheid (🇩🇪) Team Qhubeka Assos | 13:54 |
109 | Matteo Trentin (🇮🇹) UAE Team Emirates | 13:55 |
110 | Mattia Cattaneo (🇮🇹) Deceuninck-QuickStep | 13:56 |
111 | Pierre Latour (🇫🇷) Total Direct Energie | 13:57 |
112 | Nils Eekhoff (🇳🇱) Team DSM | 13:58 |
113 | Kobe Goossens (🇧🇪) Lotto Soudal | 13:59 |
114 | Jai Hindley (🇦🇺) Team DSM | 14:00 |
115 | Cyril Barthe (🇫🇷) B&B Hotels p/b KTM | 14:01 |
116 | Lucas Hamilton (🇦🇺) Team BikeExchange | 14:02 |
117 | Krists Neilands (🇱🇻) Israel Start-up Nation | 14:03 |
118 | José Rojas (🇪🇸) Movistar Team | 14:04 |
119 | Aurélien Paret Peintre (🇫🇷) AG2R Citroën Team | 14:05 |
120 | Jack Haig (🇦🇺) Bahrain Victorious | 14:06 |
121 | Victor Campenaerts (🇧🇪) Team Qhubeka Assos | 14:07 |
122 | Guillaume Martin (🇫🇷) Cofidis | 14:08 |
123 | Primoz Roglic (🇸🇮) Jumbo-Visma | 14:09 |
124 | Aleksandr Vlasov (Rus) Astana-Premier Tech | 14:10 |
125 | Piet Allegaert (🇧🇪) Cofidis | 14:11 |
126 | Kristian Sbaragli (🇮🇹) Alpecin-Fenix | 14:12 |
127 | David de la Cruz (🇪🇸) UAE Team Emirates | 14:13 |
128 | Rémi Cavagna (🇫🇷) Deceuninck-QuickStep | 14:14 |
129 | Felix Grossschartner (🇦🇹) Bora-Hansgrohe | 14:15 |
130 | David Gaudu (🇫🇷) Groupama-FDJ | 14:16 |
131 | Luis Leon Sanchez (🇪🇸) Astana-Premier Tech | 14:17 |
132 | Stefan Bissegger (🇨🇭) EF Education-Nippo | 14:18 |
133 | Alexander Kristoff (🇳🇴) UAE Team Emirates | 14:19 |
134 | Brandon McNulty (🇺🇸) UAE Team Emirates | 14:20 |
135 | Johan Jacobs (🇨🇭) Movistar Team | 14:21 |
136 | Sam Oomen (🇳🇱) Jumbo-Visma | 14:22 |
137 | Giacomo Nizzolo (🇮🇹) Team Qhubeka Assos | 14:23 |
138 | Matteo Jorgenson (🇺🇸) Movistar Team | 14:24 |
139 | Anthony Turgis (🇫🇷) Total Direct Energie | 14:25 |
140 | Damien Touze (🇫🇷) AG2R Citroën Team | 14:26 |
141 | Rudy Barbier (🇫🇷) Israel Start-up Nation | 14:27 |
142 | Christophe Laporte (🇫🇷) Cofidis | 14:28 |
143 | John Degenkolb (🇩🇪) Lotto Soudal | 14:29 |
144 | Phil Bauhaus (🇩🇪) Bahrain Victorious | 14:30 |
145 | Jasper Philipsen (🇧🇪) Alpecin-Fenix | 14:31 |
146 | Pascal Ackermann (🇩🇪) Bora-Hansgrohe | 14:32 |
147 | Bryan Coquard (🇫🇷) B&B Hotels p/b KTM | 14:33 |
148 | Nils Politt (🇩🇪) Bora-Hansgrohe | 14:34 |
149 | Yves Lampaert (🇧🇪) Deceuninck-QuickStep | 14:35 |
150 | Ben Swift (🇬🇧) Ineos Grenadiers | 14:36 |
151 | Jasper Stuyven (🇧🇪) Trek-Segafredo | 14:37 |
152 | Florian Vermeersch (🇧🇪) Lotto Soudal | 14:38 |
153 | Tiesj Benoot (🇧🇪) Team DSM | 14:39 |
154 | André Greipel (🇩🇪) Israel Start-up Nation | 14:40 |
155 | Arnaud Demare (🇫🇷) Groupama-FDJ | 14:41 |
156 | Cees Bol (🇳🇱) Team DSM | 14:42 |
157 | Sam Bennett (🇮🇪) Deceuninck-QuickStep | 14:43 |
158 | Mads Pedersen (🇩🇰) Trek-Segafredo | 14:44 |
159 | Michael Matthews (🇦🇺) Team BikeExchange | 14:45 |