Que venha a Senhora decidir isto!

Disputa-se hoje a 9ª e penúltima etapa da Volta a Portugal, com uma das mais carismáticas chegadas da prova! Perante os ciclistas coloca-se um desafio de 145.5 km, entre Boticas e o Santuário da Senhora da Graça, no alto do Monte Farinha, em Mondim de Basto! Naquela que para muitos será a etapa rainha da Volta, o pelotão irá encontrar cinco contagens de montanha, duas de 4ª categoria, uma de 3ª, e depois as duas subidas finais, ambas de 1ª categoria, primeiro para o Barreiro (9.9 km a 6.4%) e depois para a Senhora da Graça (8.4 km a 7.5%)!

Perfil da etapa 9 da Volta a Portugal

Favoritos

A etapa de ontem, na Serra do Larouco, acabou por ser algo anticlimática, com mais uma jornada de marcação cerrada entre W52-Porto e Efapel. Ainda assim, a formação azul e branca, apesar de estar longe das últimas épocas, onde dominou etapas e geral com à vontade, acabou por fazer a sua obrigação, imprimindo um ritmo duro que fez as vítimas necessárias, em particular Alejandro Marque. Agora, a amarela está do lado de Amaro Antunes, mas com apenas 14 segundos de avanço sobre o espanhol. Isto significa que a W52 terá novamente de impor ritmo e atacar a subida final, na tentativa de colocar mais algum tempo sobre Marque que dê conforto a Antunes para o contrarrelógio de amanhã.

Assim, vamos apontar novamente para Amaro Antunes como grande favorito à vitória, contando que a W52 faça o mesmo que fez ontem e que o seu líder consiga desta feita finalizar o trabalho. No entanto, não será fácil, até porque no dia de ontem ficou claro que o nível está bastante equilibrado entre os três melhores da W52 e os dois melhores da Efapel. De facto, se voltar a haver alguma indecisão entre os melhores no acesso à meta, o candidato nº 1, por larga margem, será Mauricio Moreira, o uruguaio da Efapel que tem arrancado alcatrão sempre que o grupo de favoritos se aproxima do final!

No lote de possíveis vencedores temos de incluir também Frederico Figueiredo, da Efapel, ele que está obrigado a atacar, não só para recuperar os 18 segundos de desvantagem para Antunes, como para encontrar alguma margem que compense o seu menos bom contrarrelógio.

Entre os candidatos à vitória estão também Joni Brandão e João Rodrigues, da W52, embora este deva ser um dia para a equipa colocar todos ao serviço de Antunes. O sonho dos azuis seria conseguir descolar a concorrência e levar dois ou três ciclistas rumo à meta, mas já se percebeu que esta Volta não está para grandes brincadeiras, pelo que a grande aposta tem mesmo de ser Antunes.

Entre os melhores estará certamente Alejandro Marque, na expetativa de poder repetir a exibição de ontem, onde somente nos metros finais acabou por ceder face à concorrência. A completar o rol de candidatos, refiram-se ainda nomes como Abner Gonzalez (Movistar), António Carvalho (Efapel), Henrique Casimiro (Kelly/Simoldes/UDO), José Félix Parra (Kern Pharma), ou Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua).

Este será um dia onde, tal como ontem, a fuga poderá facilmente triunfar. Já se percebeu que o foco da W52 está fora da luta pelas etapas, pelo que se um grupo forte sair terá boas hipóteses de prevalecer. Bruno Silva (Antarte-Feirense) deverá estar na frente, para tentar assegurar a sua camisola da montanha, ele que possui 46 pontos contra os 35 de outro candidato a estar na dianteira no dia de hoje: Roniel Campos (Louletano). Refiram-se ainda nomes como Lluís Mas e Juan Diego Alba (Movistar), Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO), Diego Lopez (Kern Pharma), Ben King e Kyle Murphy (Rally Cycling), Tomas Contte (Louletano), ou ainda Mason Hollyman (Israel).

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Amaro Antunes
⭐⭐⭐⭐ Mauricio Moreira e Frederico Figueiredo
⭐⭐⭐ Joni Brandão, João Rodrigues, e Alejandro Marque
⭐⭐ Abner Gonzalez, António Carvalho, Henrique Casimiro, e José Félix Parra
⭐ Bruno Silva, Roniel Campos, Lluís Mas, Juan Diego Alba, Luís Gomes, Diego Lopez, Ben King, Kyle Murphy, Tomas Contte, e Mason Hollyman

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock