Poderá a SD Worx fazer novo triplete na última jornada de alta montanha?

A jovem sprinter holandesa Lorena Wiebes (Team DSM) voltou ontem a triunfar na 32ª edição do Giro d’Itália Donne, desta vez ao oitava dia de corrida. São já 10 vitórias na temporada para uma ciclista tão jovem que cada vez mais promete dominar o Mundo do ciclismo e as chegadas rápidas nos próximos tempos, e quando se tem uma equipa como a DSM, capaz de controlar o pelotão de tal forma, tudo se torna ainda mais fácil.

O penúltimo dia do Giro d’Itália Donne apresenta aquela que será a última jornada de alta montanha da competição, e a última oportunidade que o pelotão terá para destronar a Team SD Worx dos três lugares do pódio da classificação geral. Serão 123.9km entre Feletto Umberto e o Monte Matajur, num dia que terá duas fases bem distintas. Os primeiros 75km serão praticamente sempre planos, apenas com uma terceira categoria com 1km a 5.5% ao km 26.8. A segunda metade da jornada começará logo com uma segunda categoria, a Stregna, com 5.6km a 7.1%, à qual se seguirá uma longa descida, e cerca de 15km planos, para se chegar à subida final, uma primeira categoria com 13.9km a 7.7% de pendente média, que prometem dizimar por completo com o pelotão.

Perfil da nona etapa do Giro d’Itália Donne

Favoritas

Nova e última jornada de alta montanha, é também a última oportunidade para Anna van der Breggen (Team SD Worx) conquistar a sua última etapa da carreira no Giro d’Itália Donne. Todos sabemos que este será o último ano na estrada de uma das melhores ciclistas da história no pelotão feminino, e a SD Worx quererá certamente dar-lhe a melhor das despedidas. Depois do domínio apresentado na segunda e na quarta etapa, hoje deverá ser mais um dia em que Breggen não deverá dar hipóteses a ninguém.

Como principais candidatas a poder bater a Campeã Mundial… Breggen terá as suas próprias colegas de equipa, Ashleigh Moolman-Pasio e Demi Vollering (Team SD Worx). Depois de terem feito top3 na segunda jornada, e 1ª, 2ª e 4ª ao quarto dia de corrida, a equipa holandesa mostrou estar dois níveis acima de toda a concorrência, e hoje não quererão nada mais do que repetir o feito e mostrar porque são a melhor equipa feminina de todo o pelotão!

O quarto lugar na classificação geral é talvez algo que Lizzie Deignan (Trek – Segafredo) não esperasse à partida para este Giro, mas agora que está na luta pelo top5, a britânica vai lutar por segurar esta posição na classificação geral. Não será um dia fácil para si, mas a Trek deverá escudá-la com Lucinda Brand e Elisa Longo Borghini, em busca de ainda tentarem salvar um Giro que começou de forma astronómica, mas que desiludiu para o conjunto norte-americano.

Entre as italianas, Marta Cavalli é a que melhor forma tem apresentado, mas a ciclista da FDJ está ainda fora do top10, graças a todo o tempo que perdeu no contrarrelógio coletivo inicial. Hoje poderá ter a oportunidade de assaltar o top5 e terminar como a melhor ciclista da casa, mas Erica Magnaldi (Ceratizit – WNT Pro Cycling) não quererá perder esse estatuto e irá certamente marcar de perto a compatriota. 1:13 é o tempo que as separa na estrada, mas a subida final pode catapultar uma cambalhota nas classificações.

A luta pela juventude será também interessante, com Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) a ser de momento a ciclista que veste de branco e lidera entre as mais jovens. A apenas 37s está a italiana Gaia Realini (Isolmant – Premac – Vittoria), ela que ao longo do Giro tem vindo a surpreender e de que maneira! A sexta posição de Realini na primeira etapa de alta montanha é por si só prometedora, mas hoje a formação holandesa poderá proteger a ciclista neozelandesa com o objetivo de conquistar mais uma classificação. Qual delas levará a melhor?

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Anna van der Breggen
⭐⭐⭐⭐ Ashleigh Moolman-Pasio e Demi Vollering
⭐⭐⭐ Lizzie Deignan, Marta Cavalli e Erica Magnaldi
⭐⭐ Gaia Realini, Elisa Longo Borghini, Mavi Garcia e Juliette Labous
⭐ Lucinda Brand, Tatiana Guderzo, Niamh Fisher-Black, Eider Merino e Clara Koppenburg

Transmissão em Direto

A prova não conta com transmissão televisiva em Portugal, mas iremos procurar trazer-vos o direto assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock