País Basco: o regresso do Duelo Esloveno – Roglic vs Pogacar!

Começa esta segunda a Itzulia Basque Country, que é como quem diz Volta ao País Vasco. Em 6 dias de muita montanha e diversas dificuldades temos presentes os 3 vencedores das grandes voltas de 2020, o que por si só promete que esta seja uma excelente edição e uma das corrias mais aguardadas do calendário.

Dizer que Primoz Roglic e Tadej Pogacar já têm uma bela história para contar aos netos não é exagerado, mas claramente os dois têm ainda muito para contar. Roglic sofreu um golpe duro no contrarrelógio que lhe assentava que nem uma luva e perdeu o Tour para Pogacar, seu compatriota. Por outro lado, Roglič conseguiu dar um murro na mesa na Liège-Bastogne-Liège algumas semanas mais tarde, mas esta é a primeira vez que os dois vão cruzar espadas numa corrida por etapas desde o último Tour de France.

Ambos parecem estar em excelente forma, Pogačar dominou o UAE Tour e o Tirreno Adriático, enquanto que Primoz Roglic vem sem a vitória do Paris-Nice, apesar de ter levado três etapas, apenas porque as quedas da última etapa lhe tiram a amarela do corpo (ou a maldição do último dia, para os mais supersticiosos).

Mas que se engane quem acha que isto só vai dar espetáculo esloveno, porque senhoras e senhores, vamos ter a participação de quase todos os grandes nomes do Giro, Vuelta e Tour de 2020! Por um lado, a corrida de seis dias, cancelada no ano passado devido à pandemia do Covid-19, terá os corredores que Roglic bateu na ultima Vuelta, Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) e Hugh Carthy (EF Education – Nippo), e o homem que bisou no Paris – Nice e retirou a amarela a Roglic no último dia, Maximilian Schachmann (Bora – Hansgrohe). Teremos também os grande adversários de João Almeida no Giro, Wilco Keldermann (Bora – Hansgrohe) e Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers), faltando apenas Richie Porte (Ineos Grenadiers) e Jay Hindley (Team DSM) dos que fecharam as Grandes Voltas de 2020 no pódio. No entanto, mais corredores em grande forma se apresentaram à luta pelo País Basco, com por exemplo o recente vencedor do Volta a Catalunha, Adam Yates (Ineos Grenadiers), o menino bonito e favorito da casa, Mikel Landa (Bahrain Victorious), que garantiu recentemente um encorajador terceiro lugar na geral do Tirreno Adriático, e o sempre jovem e antigo vencedor da Itzulia, Alejandro Valverde (Movistar). Há também direito a espetáculo do regressado aos bons velhos tempos, Esteban Chaves (Team BikeExchange), do vencedor da última edição em 2019, Ion Izagirre (Astana – Premier Tech), de Michael Woods (Israel Start-Up Nation), que também esteve em ascensão na Volta a Catalunha, e dos veteranos Jakob Fuglsang (Astana Pro Team) e Bauke Mollema (Trek – Segafredo).

Em relação a portugueses, infelizmente o acidente de Rui Costa na Catalunh, retirou o único português da startlist desta edição da prova (algo que não acontecia desde 2009). O único pódio de um português continuará a ser do grande Joaquim Agostinho em 1976.

As Etapas

Todos estes corredores estarão submetidos a 6 longos e duros testes até ao próximo sábado.

O primeiro teste é uma prova contra o tempo de 13.9km, que começa com uma subida de 2,6km seguida de uma longa descida por Bilbao. O ITT conclui-se depois de uma rampa final de 400 metros, íngreme e curta, através do Parque Etxebarria, terminando na enorme chaminé de fundição de ferro tijolo vermelho, conservada como atração turística em homenagem ao passado industrial de Bilbao. As primeiras grandes diferenças ocorrerão aqui.

As etapas 2, 3 e a excepcionalmente dura etapa 4, com subidas de segunda ou primeira categoria a poucos kms dos finais em Zalla e Hondarrabia, respetivamente, oferecerão grandes oportunidades para ataques tardios. Na etapa 3, a combinação de uma subida de segunda categoria, Malkuartu, a 19km do final, e das encostas de 20% da curta, mas insuportavelmente dura primeira categoria de Ermualde, onde a etapa termina, deverá causar alguns danos reais.

O dia 5 será o dia onde rápidos e versáteis como Magnus Cort Nielsen (EF Education – Nippo), Daryl Impey (Israel Start-Up Nation), Alex Aranburu (Astana – Premier Tech) e Dion Smith (Team BikeExchange) terão hipóteses de tentar vencer uma etapa. Um dia de fuga também não será de estranhar, já que os homens da geral não quererão andar que nem loucos a controlar fugitivos.

A última etapa oferece sete subidas classificadas em apenas 111km! Os antigos vencedores em Arrate no pelotão são diverso, desde Alejandro Valverde (tanto na Vuelta a España como na Itzulia), Emanuel Buchmann (Bora – Hansgrohe) em 2019, Enric Mas (Movistar) em 2018, ao mais recente vencedor, Roglic, na Vuelta de 2020.

Os bónus de tempo de 10, 6 e 4 segundos nos finais, e 3, 2 e 1 segundos nos sprints intermédios, podem também ser muito bem aproveitados. Numa corrida que é frequentemente decidida por diferenças de menos de um minuto, estes bónus podem ser críticos.

Favoritos Ciclismo Mundial Geral Volta ao País Basco

⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar e Adam Yates
⭐⭐⭐ Maximilian Schachmann, Ion Izagirre e Alejandro Valverde
⭐⭐ Esteban Chaves, Tao Geoghegan Hart, Wilco Kelderman e Mikel Landa
⭐ Jakob Fuglsang, Hugh Carthy, Pello Bilbao, Michael Woods, David Gaudu, Bauke Mollema e Mauri Vansevenant

Previsão Etapa 1

Perfil da Etapa 1 da Itzulia Basque Country

Até 2018 era uma tradição que a Itzulia Basque Country terminasse com um contrarrelógio, mas desde aí que têm existido alterações, sendo que em 2018 o contrarrelógio occoreu na 4ª etapa, e em 2019 logo a abrir a competição. Este ano será igual a 2019, com uma etapa curta e com uma subida inicial e uma rampa final. A etapa tem 13.9km e percorrerá a cidade de Bilbao. A partida é dura, uma vez que após apenas 200m planos, a estrada fica inclinada, numa subida de terceira categoria a Santo Domingo, com 2.4km com 7.3% de pendente média e duas rampas a 11%. O cume é atingido ao km 2.6, seguido de uma descida suave e algo técnica.

A etapa fica plano quando faltam 4km para o fim, já dentro da cidade de Bilbao, onde há uma série de curvas rápidas num percurso ao longo do rio. A flamme rouge aparece numa rotunda antes do último muro do dia, nos últimos 400m, que sobem a uma média de 12.6% com um máximo de 19%.

Favoritos

A vitória no dia de hoje é bastante aberta ainda que o favoritismo cai para o lado esloveno. É um facto que Tadej Pogacar e, principalmente, Primoz Roglic têm dominado este tipo de etapas. Esta etapa adapta-se quase perfeitamente a Roglic, que é geralmente mais explosivo do que Pogacar, e provavelmente será mais forte nas duas colinas. Ao mesmo tempo, ele continua a ser um excelente rolador nas zonas planas e tem vantagem teórica para Pogacar. Porém, Tadej Pogacar tem sido muito mais impressionante na luta contra o relógio este ano. Tanto no UAE Tour como no Tirreno Adriatico, Pogacar voou em percursos 100% planos e técnicos e não parece totalmente improvável que Pogacar esteja a melhorar o seu já elevado nível. Se for esse o caso, Roglic terá de esforçar ainda mais para o vencer.

Há dois anos atrás foi Maximilian Schachmann quem venceu esta etapa, e parece ser o pior rival dos dois eslovenos desta vez. Ele teve um contrarrelógio bastante decepcionante no Paris – Nice, mas isso pareceu ser mais uma questão de má disposição do que de capacidade limitada. Schachmann não tem a mesma estabilidade dos seus dois rivais, mas nos seus dias bons a rota adequa-se perfeitamente a ele. Ele tem muito poder quer nas subidas quer no plano e, ao mesmo tempo, escalou melhor do que nunca no Paris-Nice, o que o deve manter em boa posição nesta prova. Será difícil repetir a vitória a partir de 2019, mas Schachmann parece ser o homem indicado para vencer os dois favoritos.

Após este trio, Brandon McNulty será um dos mais fortes candidatos. No Giro, estabeleceu o seu nome como um dos melhores marcadores de ritmo absoluto no pelotão, e apenas confirmou esse estatuto este ano, terminando em 4º lugar tanto no contrarrelógio do Paris – Nice como da Catalunha. McNulty pode escalar, mas não ao nível do acima mencionado, e é tudo menos explosivo nas colinas. Por outro lado, ele será um dos mais fortes na parte plana, e como também não é certamente um mau alpinista, tem o pacote completo para se sair bem. A única questão é se ele sobe suficientemente bem para combinar com o andamento contra o cronómetro num percurso deste tipo.

A etapa poderá trazer-nos uma surpresa de Pello Bilbao. A sua forma parece excelente, com o 4º lugar no GP Miguel Indurain, depois de um decepcionante Tirreno Adriático, e poderá ter pernas para atuar com a sua versatilidade de forma explosiva. A única questão é se ele terá hoje um dia bom ou mau. O mesmo se pode dizer de Mattia Cattaneo, que quase por acidente encontrou algumas habilidades no Giro em 2019. Depois de mudar para Deceuninck, o italiano aperfeiçoou essas habilidades notavelmente, tendo como destaque o 6º lugar no contrarrelógio da Vuelta. Este ano também se saiu bem com um 11º lugar no contrarrelógio do UAE Tour, e um 15º lugar no contrarrelógio do Paris-Nice.

Por último, o homem da casa e detentor do trofeu de 2019, Ion Izagirre é também ele candidato a um bom resultado. Os bascos têm as suas fichas todas apostadas neste homem, e ele também não costuma desiludir nos seus terrenos.

Atenção também a Adam Yates, Wilco Kelderman, Jonas Vingegaard e Thomas de Gendt.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐ Maximilian Schachmann, Brandon McNulty e Pello Bilbao
⭐⭐ Wilco Kelderman, Mattia Cattaneo, Adam Yates e Ion Izagirre
⭐Tao Geoghegan Hart, Hugh Carthy, Jonas Vingegaard, Sergio Higuita, Bauke Mollema, Laurens de Plus e Thomas de Gendt

Transmissão e Horas de Partida

A Eurosport1 terá transmissão a partir das 14h30. Acompanha o nosso live no Twitter.

Pos.Corredor (País) EquipaHora (PT)
1Mikel Bizkarra Etxegibel (Spa) Euskaltel-Euskadi13:03
2Jon Agirre Egaña (Spa) Equipo Kern Pharma13:04
3Fabien Grellier (Fra) Total Direct Energie13:05
4Carlos Canal Blanco (Spa) Burgos-BH13:06
5Jon Barrenetxea Golzarri (Spa) Caja Rural-Seguros RGA13:07
6Bert-Jan Lindeman (Ned) Team Qhubeka Assos13:08
7Yukiya Arashiro (Jpn) Bahrain Victorious13:09
8Patrick Bevin (NZl) Israel Start-up Nation13:10
9Ben Gastauer (Lux) AG2R Citroën Team13:11
10Primoz Roglic (Slo) Jumbo-Visma13:12
11Romain Combaud (Fra) Team DSM13:13
12Alexander Evans (Aus) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux13:14
13Andrey Amador (CRc) Ineos Grenadiers13:15
14Sébastien Grignard (Bel) Lotto Soudal13:16
15Fernando Barceló Aragon (Spa) Cofidis13:17
16Pieter Serry (Bel) Deceuninck-QuickStep13:18
17Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo13:19
18Alex Howes (USA) EF Education-Nippo13:20
19Héctor Carretero (Spa) Movistar Team13:21
20Miles Scotson (Aus) Groupama-FDJ13:22
21Alexey Lutsenko (Kaz) Astana-Premier Tech13:23
22Christopher Juul-Jensen (Den) Team BikeExchange13:24
23Emanuel Buchmann (Ger) Bora-Hansgrohe13:25
24Valerio Conti (Ita) UAE Team Emirates13:26
25Unai Cuadrado Ruiz De Gauna (Spa) Euskaltel-Euskadi13:27
26Jose Felix Parra Cuerda (Spa) Equipo Kern Pharma13:28
27Fabien Doubey (Fra) Total Direct Energie13:29
28Juan Felipe Osorio Arboleda (Col) Burgos-BH13:30
29Jon Aberasturi Izaga (Spa) Caja Rural-Seguros RGA13:31
30Sean Bennett (USA) Team Qhubeka Assos13:32
31Pello Bilbao Lopez De Armentia (Spa) Bahrain Victorious13:33
32Michael Woods (Can) Israel Start-up Nation13:34
33Mathias Frank (Swi) AG2R Citroën Team13:35
34Jonas Vingegaard (Den) Jumbo-Visma13:36
35Martijn Tusveld (Ned) Team DSM13:37
36Théo Delacroix (Fra) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux13:38
37Ben Swift (GBr) Ineos Grenadiers13:39
38Matthew Holmes (GBr) Lotto Soudal13:40
39Anthony Perez (Fra) Cofidis13:41
40Ian Garrison (USA) Deceuninck-QuickStep13:42
41Juan Pedro Lopez Perez (Spa) Trek-Segafredo13:43
42Diego Camargo Pineda (Col) EF Education-Nippo13:44
43Einer Rubio Reyes (Col) Movistar Team13:45
44David Gaudu (Fra) Groupama-FDJ13:46
45Jakob Fuglsang (Den) Astana-Premier Tech13:47
46Esteban Chaves Rubio (Col) Team BikeExchange13:48
47Maximilian Schachmann (Ger) Bora-Hansgrohe13:49
48Jan Polanc (Slo) UAE Team Emirates13:50
49Mikel Iturria Segurola (Spa) Euskaltel-Euskadi13:51
50Marti Marquez Roman (Spa) Equipo Kern Pharma13:52
51Julien Simon (Fra) Total Direct Energie13:53
52Daniel Navarro (Spa) Burgos-BH13:54
53Jon Irisarri Ricon (Spa) Caja Rural-Seguros RGA13:55
54Fabio Aru (Ita) Team Qhubeka Assos13:56
55Eros Capecchi (Ita) Bahrain Victorious13:57
56Ben Hermans (Bel) Israel Start-up Nation13:58
57Aurélien Paret Peintre (Fra) AG2R Citroën Team13:59
58Antwan Tolhoek (Ned) Jumbo-Visma14:00
59Felix Gall (Aut) Team DSM14:01
60Quinten Hermans (Bel) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux14:02
61Laurens De Plus (Bel) Ineos Grenadiers14:03
62Thomas De Gendt (Bel) Lotto Soudal14:04
63Ruben Fernandez (Spa) Cofidis14:05
64James Knox (GBr) Deceuninck-QuickStep14:06
65Julien Bernard (Fra) Trek-Segafredo14:07
66Magnus Cort (Den) EF Education-Nippo14:08
67Sergio Samitier Samitier (Spa) Movistar Team14:09
68Bruno Armirail (Fra) Groupama-FDJ14:10
69Oscar Rodriguez Garaicoechea (Spa) Astana-Premier Tech14:11
70Mikel Nieve Iturralde (Spa) Team BikeExchange14:12
71Wilco Kelderman (Ned) Bora-Hansgrohe14:13
72Rafal Majka (Pol) UAE Team Emirates14:14
73Txomin Juaristi Arrieta (Spa) Euskaltel-Euskadi14:15
74Francisco Galvan Fernandez (Spa) Equipo Kern Pharma14:16
75Cristian Rodriguez Martin (Spa) Total Direct Energie14:17
76Oscar Cabedo Carda (Spa) Burgos-BH14:18
77Alejandro Osorio Carvajal (Col) Caja Rural-Seguros RGA14:19
78Simon Clarke (Aus) Team Qhubeka Assos14:20
79Mark Padun (Ukr) Bahrain Victorious14:21
80Alexander Cataford (Can) Israel Start-up Nation14:22
81Larry Warbasse (USA) AG2R Citroën Team14:23
82Tobias Foss (Nor) Jumbo-Visma14:24
83Mark Donovan (GBr) Team DSM14:25
84Odd Christian Eiking (Nor) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux14:26
85Eddie Dunbar (Irl) Ineos Grenadiers14:27
86Tomasz Marczynski (Pol) Lotto Soudal14:28
87Jesus Herrada (Spa) Cofidis14:29
88Mattia Cattaneo (Ita) Deceuninck-QuickStep14:30
89Toms Skujins (Lat) Trek-Segafredo14:31
90Jonathan Caicedo (Ecu) EF Education-Nippo14:32
91Jorge Arcas (Spa) Movistar Team14:33
92Matthieu Ladagnous (Fra) Groupama-FDJ14:34
93Omar Fraile Matarranz (Spa) Astana-Premier Tech14:35
94Damien Howson (Aus) Team BikeExchange14:36
95Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe14:37
96Diego Ulissi (Ita) UAE Team Emirates14:38
97Gotzon Martin Sanz (Spa) Euskaltel-Euskadi14:39
98Raul Garcia Pierna (Spa) Equipo Kern Pharma14:40
99Mathieu Burgaudeau (Fra) Total Direct Energie14:41
100Jesus Ezquerra Muela (Spa) Burgos-BH14:42
101Jefferson Cepeda (Ecu) Caja Rural-Seguros RGA14:43
102Kilian Frankiny (Swi) Team Qhubeka Assos14:44
103Gino Mäder (Swi) Bahrain Victorious14:45
104James Piccoli (Can) Israel Start-up Nation14:46
105Ben O’Connor (Aus) AG2R Citroën Team14:47
106Sam Oomen (Ned) Jumbo-Visma14:48
107Kevin Vermaerke (USA) Team DSM14:49
108Lorenzo Rota (Ita) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux14:50
109Richard Carapaz (Ecu) Ineos Grenadiers14:51
110Sylvain Moniquet (Bel) Lotto Soudal14:52
111Nicolas Edet (Fra) Cofidis14:53
112Josef Cerny (Cze) Deceuninck-QuickStep14:54
113Alexander Kamp (Den) Trek-Segafredo14:55
114James Whelan (Aus) EF Education-Nippo14:56
115Enric Mas Nicolau (Spa) Movistar Team14:57
116Clément Davy (Fra) Groupama-FDJ14:58
117Stefan De Bod (RSA) Astana-Premier Tech14:59
118Tsgabu Grmay (Eth) Team BikeExchange15:00
119Cesare Benedetti (Ita) Bora-Hansgrohe15:01
120Marc Hirschi (Swi) UAE Team Emirates15:02
121Luis Angel Mate Mardones (Spa) Euskaltel-Euskadi15:03
122Urko Berrade Fernandez (Spa) Equipo Kern Pharma15:04
123Victor de la Parte (Spa) Total Direct Energie15:05
124Angel Madrazo Ruiz (Spa) Burgos-BH15:06
125Jonathan Lastra Martinez (Spa) Caja Rural-Seguros RGA15:07
126Mauro Schmid (Swi) Team Qhubeka Assos15:08
127Rafael Valls Ferri (Spa) Bahrain Victorious15:09
128Daryl Impey (RSA) Israel Start-up Nation15:10
129Nicolas Prodhomme (Fra) AG2R Citroën Team15:11
130Christoph Pfingsten (Ger) Jumbo-Visma15:12
131Ilan Van Wilder (Bel) Team DSM15:13
132Maurits Lammertink (Ned) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux15:14
133Tao Geoghegan Hart (GBr) Ineos Grenadiers15:15
134Filippo Conca (Ita) Lotto Soudal15:16
135Simon Geschke (Ger) Cofidis15:17
136Mikkel Honoré (Den) Deceuninck-QuickStep15:18
137Nicola Conci (Ita) Trek-Segafredo15:19
138Sergio Higuita Garcia (Col) EF Education-Nippo15:20
139Carlos Verona Quintanilla (Spa) Movistar Team15:21
140Romain Seigle (Fra) Groupama-FDJ15:22
141Alex Aranburu Deba (Spa) Astana-Premier Tech15:23
142Dion Smith (NZl) Team BikeExchange15:24
143Ide Schelling (Ned) Bora-Hansgrohe15:25
144Brandon McNulty (USA) UAE Team Emirates15:27
145Mikel Aristi Gardoki (Spa) Euskaltel-Euskadi15:29
146Roger Adria Oliveras (Spa) Equipo Kern Pharma15:31
147Pierre Latour (Fra) Total Direct Energie15:33
148Ander Okamika Bengoetxea (Spa) Burgos-BH15:35
149Oier Lazkano Lopez (Spa) Caja Rural-Seguros RGA15:37
150Mikel Landa Meana (Spa) Bahrain Victorious15:39
151Krists Neilands (Lat) Israel Start-up Nation15:41
152Benoit Cosnefroy (Fra) AG2R Citroën Team15:43
153Lennard Hofstede (Ned) Jumbo-Visma15:45
154Andreas Leknessund (Nor) Team DSM15:47
155Georg Zimmermann (Ger) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux15:49
156Adam Yates (GBr) Ineos Grenadiers15:51
157Stefano Oldani (Ita) Lotto Soudal15:53
158Guillaume Martin (Fra) Cofidis15:55
159Mauri Vansevenant (Bel) Deceuninck-QuickStep15:57
160Niklas Eg (Den) Trek-Segafredo15:59
161Hugh Carthy (GBr) EF Education-Nippo16:01
162Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team16:03
163Lars van den Berg (Ned) Groupama-FDJ16:05
164Ion Izagirre Insausti (Spa) Astana-Premier Tech16:07
166Giovanni Aleotti (Ita) Bora-Hansgrohe16:11
167Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates16:13

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock