O confronto final de L’Ain no Grand Colombier!

Hoje é dia de etapa rainha no Tour de L’Ain, uma tirada de 143.1km de extensão, com partida em Saint – Vulbas, e chegada ao Grand Colombier, numa contagem de categoria especial, após se terem passado duas contagens de primeira categoria, ao km79.1, e ao km97.6. Será um dia em que muito será jogado, com Primoz Roglic de amarelo e Egan Bernal a apenas 10s de distância, e apenas uma coisa é garantida, espetáculo puro ao mais alto nível! Nota também para a etapa a partir do km34.8, que irá entrar naquilo que são os últimos 108km da etapa 15 do próximo Le Tour de France.

Três subidas compõem esta etapa final do Tour de L’Ain, a primeira delas, com o seu topo ao km79.1, o Montée de La Selle de Fromentelle, uma contagem de primeira categoria com 11km a 8.5%. Será desde logo uma subida muito dura, que bem poderia ser categorizada como contagem especial, e que apresenta duas fases distintas. Os primeiros 7km têm menos pendente, com uma média de cerca de 6%, e nos últimos quatro km esta sobe para algo como 12% de média, com zonas de rampas a 16%. A segunda subida, com o topo ao km97.6, o Col de la Biche, uma contagem de primeira categoria com 6.4km a 8.9%, e que também ela apresenta rampas bastante duras a 12 e 13%, mas que no seu geral é mais constante que a anterior. Para finalizar, o Grand Colombier, a única contagem de categoria especial desta prova, 17.4km a 7.1% de pendente média, uma subida que já é conhecida de todos, que apresenta rampas muito duras e que vai sem dúvida ser decisiva para definir o vencedor final desta prova!

Perfil da terceira etapa

Analisando a Starlist Completa e os resultados dos últimos dias, em que a Jumbo-Visma se mostrou sempre superior à Ineos, o principal favorito para o dia tem de ser, sem sombra de dúvidas, Primoz Roglic. O campeão nacional esloveno regressou à competição aqui em L’Ain, mas tem mostrado uma forma abismal, e tem sido sempre superior ao seu principal adversário, o colombiano Egan Bernal, que mesmo em excelente forma, parece um furinho abaixo de Roglic. O dia irá permitir também perceber como evoluiu Nairo Quintana nos últimos dias, ele que depois de desiludir no Mont Ventoux Denivele Challenge, mostrou ontem ser um dos poucos capazes de seguir ao ritmo da Ineos e da Jumbo durante toda a etapa! Nota também para João Almeida e Bauke Mollema, que ontem fizeram uma etapa excelente, em grande nível, e que hoje uma vez mais são candidatos a fechar no top10 e quem sabe surpreender!

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Egan Bernal e Nairo Quintana
⭐⭐⭐ Bauke Mollema, João Almeida e Steven Kruijswijk
⭐⭐ Fabio Aru, George Bennett, Jan Hirt e Geraint Thomas
⭐ Tom Dumoulin, Guillaume Martin, Richie Porte, Valerio Conti e Ilan van Wilder

A prova não terá transmissão em direto na Eurosport, com o diferido a passar apenas às 18h na Eurosport 2, pelo que poderás acompanhar no nosso website no link abaixo a partir das 13h!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock