Novo dia, nova oportunidade para estender a liderança!

O português João Almeida (Deceuninck – Quick Step) continua a brilhar por terras polacas! Ontem venceu de amarelo, pela primeira vez desde que chegou ao World Tour, e mostrou que quer ao ataque quer ao sprint, é um ciclista de classe Mundial! Almeida parte para a jornada de hoje com 8s de vantagem sobre o esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious) e pode muito bem estender essa mesma vantagem, já que o final, apesar de duro e acidentado, pode muito bem, tal como no ano passado, fazer chegar um grupo ainda grande de ciclistas.

A quinta etapa do Tour de Pologne apresenta-nos uma ligação de 172.9km entre Chochołów e Bielsko-Biała, num dia que será muito duro para todo o pelotão! O percurso será sempre em constante sobe e desce, e serão enfrentadas as três subidas mais difíceis que aparecem nesta edição da corrida. Ao km 51.5 apresentar-se-á a primeira grande subida do dia, a primeira categoria de Przelecz Krowiarki, que colocará logo o pelotão em sentido. Uma zona com bastante descida, e algumas subidas também, seguir-se-á no menu, antes de se entrar nos dificílimos 70km finais. Ao km 107.5 teremos a segunda primeira categoria do dia, em Kocierz, e logo de seguida, ao km 133.1 a terceira e última subida categorizada da jornada, uma nova primeira categoria, desta vez a Przelecs Przegibek. Após a descida, o pelotão rapidamente entrará no circuito final, ao km 147.5, e cruzará a meta pela primeira vez após as inclinadas rampas de Bielsko-Biala, ao km 150.9. Após isso, três voltas completas serão dadas ao circuito local de 7.3km, com a corrida a terminar na quarta passagem pela linha de chegada.

Perfil da quinta etapa do Tour de Pologne

Favoritos

Após o surpreendente terceiro lugar na etapa de ontem, o italiano Andrea Vendrame (AG2R Citroen Team) é o maior candidato à vitória no dia de hoje. A sua ponta de velocidade é bastante diferenciadora da concorrência e se um grupo ainda grande de ciclistas chegar na frente, tal como aconteceu no ano passado, Vendrame tem a capacidade de os superar ao sprint para conquistar a vitória.

Depois de Diego Ulissi (UAE Team Emirates) ter batido na trave nos últimos dias, hoje, com um final menos duro, a aposta da equipa dos Emirados pode muito bem cair no italiano Alessandro Covi, que tem mostrado uma excelente ponta de velocidade em finais mais restritos. Se estiver bem, hoje pode ser o dia dele! João Almeida (Deceuninck – Quick Step) volta a ser um dos grandes candidatos para a jornada, e se já leva duas vitórias tão distintas na corrida, hoje pode fazer a terceira e tornar-se cada vez mais líder!

O polaco Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) tem estado uns furos abaixo do que certamente gostaria, mas ainda está na luta pela classificação geral e pela vitória final. Hoje pode ser o seu dia, já que ele também não se safa nada mal em discussões restritas ao sprint! Diego Ulissi tem também uma oportunidade de recuperar tempo a Almeida, e uma grande explosão, mas pode não ser a aposta da UAE para a etapa. Ainda assim, é claramente um candidato e não será surpresa se conseguir vencer! Matej Mohoric (Bahrain Victorious) tem sido quem mais luta tem dado a Almeida, e hoje pode também ele ser o nome a levantar os braços no final. Será ele capaz de superar Almeida e recuperar tempo para o português?

Atenção também ao eritreu Biniam Girmay (Intermarche – Wanty – Gobert), ao belga Dylan Teuns (Bahrain Victorious), ao italiano Giovanni Aleotti (Bora – Hansgrohe) e a ao dinamarquês Mikkel Honore (Deceuninck – Quick Step). Todos eles tem capacidade para superar as dificuldades do dia, e ainda estarem na discussão final, onde têm uma boa finalização que os poderá colocar nos dez primeiros do dia.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Andrea Vendrame
⭐⭐⭐⭐ João Almeida e Alessandro Covi
⭐⭐⭐ Michal Kwiatkowski, Diego Ulissi e Matej Mohoric
⭐⭐ Biniam Girmay, Dylan Teuns, Giovanni Aleotti e Mikkel Honoré
⭐ Quinten Hermans, Tim Wellens, Einer Rubio, Lorenzo Rota e Ben Tulett

Presença Portuguesa

João Almeida (Deceuninck – Quick Step) é o único representante Português à partida da corrida polaca e irá alinha com o dorsal #1, fruto da vitória de Remco Evenepoel, ao serviço da equipa Belga, em 2020.

Transmissão em Direto

A corrida não será transmitida em direto em qualquer dos canais portugueses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock