Muro de Fayence promete espetáculo no 2º dia de Tour du Var!

Disputa-se hoje a 2ª etapa do Tour des Alpes Maritimes et du Var, com uma tirada de 169 km, com partida e chegada em Fayence. Apesar do constante sobe e desce, o perfil da jornada é relativamente suave, pontuado apenas com uma contagem de montanha de 3ª e outra de 2ª categoria, sensivelmente a meio da etapa. No entanto, o final trará certamente emoção, graças a um muro de 1.2 km a 9,8% que antecede a linha de meta!

Perfil da 2ª etapa do Tour du Var

Depois da vitória de Bauke Mollema no 1º dia, e em virtude das curtas diferenças que existem entre os ciclistas (Mollema lidera com 1 segundo de vantagem sobre 28 ciclistas), é previsível que a Trek-Segafredo controle as operações durante a jornada, de forma a proteger a camisola amarela do holandês, o que deverá permitir uma chegada em pelotão compacto ao muro final.

O final desta etapa apresenta uma subida mais curta que a do 1º dia mas bem mais dura, o que mudará bastante o figurino dos ataques finais. Se ontem Mollema conseguiu superiorizar-se a toda a concorrência nos 200 metros finais, com uma inclinação de 6%, hoje pode ser mais difícil uma repetição da façanha. Não que Mollema não seja um dos favoritos a vencer, mas entre os ciclistas que estiveram em melhor forma no 1º dia há pelo menos um nome que salta à vista para um final deste género: o canadiano Michael Woods (Israel Start-Up Nation)! Entre os principais candidatos a poder brilhar neste muro de Fayence está também o dinamarquês da Astana, Jakob Fuglsang.

Refira-se que Israel Start-Up Nation e Trek – Segafredo têm, cada uma, outros fortes candidatos a vencer, respetivamente: Dan Martin e Giulio Ciccone. A equipa norte-americana pode apostar em lançar o italiano perto do final, obrigando outras formações a trabalhar e tendo uma chance bem real de voltar a levar a etapa.

Será curioso de verificar qual a tática da equipa francesa da Groupama – FDJ, que logo no 1º dia se mostrou em bom nível e que poderá atacar a etapa através de um dos seus três pontas-de-lança: Valentin Madouas, David Gaudu, e Thibaut Pinot.

Outro dos focos deste final será verificar qual o nível do colombiano da Team Arkéa Samsic, e campeão em título do Tour du Var, Nairo Quintana. Outros nomes que poderão em destaque são Jesus Herrada (Cofidis) ou Ben O’Connor (AG2R Citroen Team).

Além de Groupama, Trek, e Israel, outra das formações mais fortes do pelotão deste Tour du Var é, sem dúvida, a Ineos Grenadiers, apesar de nesta fase ser difícil de apontar qual dos homens de negro irá estar em melhor nível neste difícil final. No 1º dia, Pavel Sivakov e Geraint Thomas fecharam no grupo da frente e deverão ser os elementos mais protegidos nesta 2ª etapa, embora Tao Geoghegan Hart e Jhonatan Narvaez sejam também eles claros candidatos a poder estar entre os melhores da jornada.

Uma nota final para o campeão olímpico, o belga Greg Van Avermaet (AG2R Citröen), que tão bem esteve na etapa de ontem e que certamente terá em mente a possibilidade de poder ascender à liderança da prova, embora o final possa ser demasiado duro para ele.

Favoritos Ciclismo Mundial:

⭐⭐⭐⭐⭐ Michael Woods
⭐⭐⭐⭐ Bauke Mollema e Jakob Fuglsang
⭐⭐⭐ Dan Martin, Giulio Ciccone, e Valentin Madouas
⭐⭐ David Gaudu, Thibaut Pinot, Nairo Quintana, e Jesus Herrada
⭐ Ben O’Connor, Pavel Sivakov, Geraint Thomas, Tao Geoghegan Hart, Jhonatan Narvaez, e Greg van Avermaet

Poderás acompanhar o direto da etapa na Eurosport2, a partir das 13h15!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock