Mathieu van der Poel vs Biniam Girmay: Take 2!

As fugas continuam a vingar nos dias mais difíceis deste Giro d’Itália, mas em véspera de Blockhaus teremos uma etapa curta, ao estilo de uma clássica, com um circuito na zona de Nápoles que irá celebrar o facto de a cidade ser a Capital Italiana da Cultura 2022. Será um dia ondulado, com muitas subidas curtas e explosivas, e por isso também muitos ataques deverão existir, mas as equipas dos grandes candidatos para o dia, a Alpecin – Fenix e a Intermarche – Wanty – Gobert, deverão querer controlar para uma discussão num curto pelotão entre os seus líderes.

Perfil

A oitava etapa do Giro d’Italia apresenta 153km com partida e chegada em Nápoles, com o pelotão a sair do traçado local para ir até ao Lago Patria, onde disputará o primeiro sprint intermédio do dia. Depois disso, o pelotão regressa à zona central da cidade, onde irá entrar no circuito local ao km 51, para cumprir quatro voltas a um circuito que tem como ponto mais difícil a ascensão a Monte di Procida, uma quarta categoria com 2.1km a 6% de pendente média e rampas máximas de 11%. A 26km do fim, o pelotão deixa o circuito e irá percorrer os kms iniciais em sentido inverso, para terminar a etapa precisamente onde a começou. O final será bastante técnico, com uma curva em U logo à entrada do km final e uma viragem à direita a 90º encadeada, o que exigirá um forte sentido de posicionamento para quem tenha intenções de discutir a etapa.

Perfil da 8ª etapa do Giro d’Italia

Favoritos

Com um perfil ondulado e final ao sprint, Mathieu van der Poel (Alpecin – Fenix) tem certamente esta etapa marcada no seu calendário, e é certo que o neerlandês irá tentar chegar à sua segunda vitória de etapa nesta edição. O traçado da jornada assenta muito bem nas suas características e o neerlandês vai à procura de ganhar mais uma etapa e aumentar a taxa de sucesso do seu objetivo para este Giro.

Como adversários, van der Poel irá enfrentar, novamente, o eritreu Biniam Girmay (Intermarche – Wanty – Gobert), que também encontra aqui um perfil que vai ao encontro das suas características, assim como o australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), que tem passado cada vez melhor este tipo de colinas, e que quer provar que está aqui no Giro para vencer e dar pontos importantes à sua equipa. Poderá algum deles ser capaz de bater van der Poel?

Numa terceira linha de candidatos surgem Magnus Cort (EF Education – EasyPost), o dinamarquês que gosta de jornadas mais duras e finais ao sprint em grupos reduzidos, e os italianos Giacomo Nizzolo (Israel – Premier Tech) e Davide Ballerini (Quick-Step Alpha Vinyl), que já provaram também saberem desenvencilhar-se bem de percursos mais difíceis e ondulados como o de hoje. A grande questão que fica, para os italianos, é se terão capacidade para aguentar o ritmo dos mais fortes. Quanto a Cort, não temos dúvidas de que será capaz.

Na lista de candidatos ao top10 incluímos ainda Vincenzo Albanese (EOLO – Kometa), Andrea Vendrame (AG2R Citroen Team) e Natnael Tesfazion (Drone Hopper – Androni Giocatolli), todos eles homens com boa ponta final e que passam bem estes muros. Dados os resultados mais recentes das suas equipas, todos irão querer mostrar estar bem e disputar a etapa com os melhores. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é aposta da equipa Ciclismo Mundial, e acreditamos que o português terá aqui uma oportunidade para sprintar, da mesma forma que ontem Formolo teve liberdade para integrar a fuga do dia. Será ele capaz de se intrometer entre os melhores?

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Biniam Girmay e Caleb Ewan
⭐⭐⭐ Magnus Cort, Giacomo Nizzolo e Davide Ballerini
⭐⭐ Vincenzo Albanese, Andrea Vendrame, Natnael Tesfazion e Rui Oliveira
⭐ Attila Valter, Edward Theuns, Stefano Oldani, Fabio Felline e Erik Fetter

Presença Portuguesa

João Almeida, Rui Oliveira e Rui Costa são os três portugueses presentes, todos pela UAE Team Emirates, com os dorsais 211, 212 e 213, respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 12h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock