Jumbo à espreita da oportunidade para Marianne Vos!

A SD Worx dominou ontem a segunda etapa do 32º Giro d’Itália Donne, e primeira de alta montanha, ao triunfar com a Campeã Mundial Anna van der Breggen e ainda colocar Ashleigh Moolman-Pasio e Demi Vollering no pódio da jornada. A equipa holandesa praticamente dizimou a concorrência no que à luta pela classificação geral diz respeito, mas com 8 dias de corrida pela frente, ainda tudo pode acontecer.

A terceira tirada desta edição do Giro apresenta-nos uma ligação de 134.7km entre Casale Monferrato e Ovada, numa jornada que nos traz um percurso bastante acidentado, principalmente na sua segunda metade, em que os muros irão aparecer e prometem dizimar por completo o pelotão. Após os primeiros 71km praticamente sempre em terreno plano, o pelotão enfrentará uma sequência de pequenas colinas bastante íngremes, quatro das quais serão categorizadas como terceiras categorias. Será um verdadeiro sobe e desce durante 45km até se efetuar a subida a Mornese, ao km 117.5, a partir de onde o pelotão apenas descerá e rolará até à meta.

Perfil da terceira etapa do Giro d’Itália Donne

Favoritas

Num dia complicado com diversos muros deste estilo, e final esperado ao sprint, o favoritismo vai claro para Marianne Vos (Jumbo – Visma), ela que é uma ciclista super completa e que não costuma dar hipóteses neste tipo de terrenos. A Jumbo poupou forças durante a etapa de ontem, para poder acelerar e moldar da forma que bem gosta a tirada de hoje, mas o único senão é precisamente o momento de forma da veterana holandesa, que este ano ainda só venceu por duas vezes e ainda a semana passada foi batida ao sprint por Demi Vollering e Cecilie Uttrup Ludwig.

Para vencer hoje, Vos não terá tarefa fácil e a sua principal adversária deverá ser a dinamarquesa Emma Cecilie Norsgaard (Movistar), que está em 2021 a fazer a melhor época da sua carreira. Norsgaard já demonstrou ter capacidade para passar bem estes muros, e num final ao sprint com Vos poderá levar a melhor e conquistar o seu primeiro triunfo na corrida italiana. Conseguirá a Jumbo descartar a ciclista da Movistar?

Com capacidade para as colinas e uma boa ponta final temos também Lisa Brennauer (Ceratizit – WNT Pro Cycling), e se a corrida for endurecida, a ciclista alemã poderá ter uma grande hipótese de lutar pelas primeiras posições e até quem sabe triunfar. Demi Vollering (Team SD Worx) e Arlenis Sierra (AR Monex Women’s) seguem um pouco a mesma linha de Brennauer, apesar de não terem um sprint tão forte como o da alemã, mas poderão também estar na discussão e são por isso nomes a reter como candidatas.

Lorena Wiebes (Team DSM), a melhor sprinter do pelotão, é um pouco a incógnita para o dia. Ela tem conseguido ultrapassar cada vez melhor as pequenas colinas e inclinações, e prova disso é a grande exibição que fez no Lotto Belgium Tour, que apenas perdeu por uma queda na última subida da última etapa, no mítico Geraardsbergen. É verdade que a DSM não traz as principais lançadoras do seu mortífero comboio, mas Leah Kirchmann, Floortje Mackaij e Coryn Rivera poderão fazer o trabalho na perfeição, caso Lorena se encontre com as melhores na fase final da etapa.

Soraya Paladin (Liv Racing), Kristen Faulkner (Team TIBCO – Silicon Valley Bank) e Grace Brown (Team BikeExchange) são um trio de ciclistas bastante irreverente e que numa etapa como a de hoje nada têm a perder. É bastante provável que as vejamos ao ataque, e quem sabe se o pelotão terá capacidade suficiente para as controlar. Paladin estará motivadíssima para triunfar em casa, mas Brown tem uma habilidade para o contrarrelógio que se distingue das restantes. Poderá isso ser uma arma importante para triunfar na jornada de hoje?

Numa última linha, temos nomes que poderão surpreender com um bom resultado na etapa de hoje, mas talvez Lucinda Brand seja aquele que mais chama a atenção. A Trek – Segafredo teve ontem um dia para esquecer, e quererá já hoje limpar a má imagem deixada na subida a Prato Nevoso, que retirou a equipa norte-americana da luta pela classificação geral final. Será a Campeã Mundial de Ciclocrosse a grande cartada para esta terceira jornada?

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Marianne Vos
⭐⭐⭐⭐ Emma Norsgaard e Lisa Brennauer
⭐⭐⭐ Lorena Wiebes, Demi Vollering e Soraya Paladin
⭐⭐ Lizzie Deignan, Arlenis Sierra, Kristen Faulkner e Grace Brown
⭐ Marta Cavalli, Anna van der Breggen, Amanda Spratt, Leah Kirchmann e Lucinda Brand

Transmissão em Direto

A prova não conta com transmissão televisiva em Portugal, mas iremos procurar trazer-vos o direto assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock