Em busca do Sonho Rosa!

Começa hoje a primeira Grande Volta de 2022, o Giro d’Itália, numa corrida recheada de montanha e com grandes trepadores presentes! Vários são os grandes candidatos ao triunfo e entre eles inclui-se o português João Almeida (UAE Team Emirates), que depois de ter sido 4º em 2020 e 6º em 2021 vai agora em busca de um melhor resultado, procurando colher os frutos do grande trabalho que tem vindo a realizar com a equipa dos Emirados. Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) e Simon Yates (BikeExchange – Jayco) serão os seus principais adversários, numa luta que promete ser emocionante e recheada de espetáculo!

Perfil da Primeira Etapa

A primeira etapa da Giro d’Italia apresenta um percurso de 195.5km. A corrida saíra de Budapest e não deverá demorar muito tempo até se formar a fuga do dia, devido aos kms iniciais serem maioritariamente planos. Desde muito cedo as principais equipas como a UAE Team Emirates, a Alpecin – Fenix e a Intermarché – Wanty – Gobert deverão controlar o ritmo do pelotão e a vantagem da fuga para conseguirem disputar a prova com os seus líderes ou sprinters.

A primeira etapa contará com 2 sprints intermédios. A prova acabará em Visegrád, numa rampa categorizada, e de certeza que nos trará um grande espetáculo para se saber quem será o primeiro camisola rosa deste Giro d’Italia!

Perfil da primeira etapa do Giro d’Italia

Favoritos

A equipa que mais se destaca é a Alpecin-Fenix com um bloco à volta do seu líder Mathieu Van der Poel (Alpecin – Fenix). Van der Poel vai estrear-se no Giro d’Italia, mas esta primeira etapa encaixa perfeitamente nas características do neerlandês. O ciclista apresenta três vitórias esta temporada e pretende acrescentar mais algumas ao seu palmarés e para isso traz alguns gregários de luxo, dos quais se destacam Dries de Bondt e Stefano Oldani.

Caleb Ewan (Lotto Soudal) e Biniam Girmay (Intermaché – Wanty – Gobert) são os maiores adversários de Van der Poel. Ewan está em grande forma esta temporada onde já conta com cinco vitórias. O australiano tem mostrado temporada após temporada que está cada vez melhor neste tipo de chegadas e terá aqui mais uma oportunidade para o fazer. Girmay está em excelente forma esta temporada onde já conta com duas vitórias. O jovem eritreu já mostrou em temporadas anteriores que tem enorme qualidade para este tipo de chegadas e o ciclista da Wanty pretende fazer história na sua primeira grande volta.

Magnus Cort (EF Education – EasyPost), Alejandro Valverde (Movistar Team) e João Almeida (UAE Team Emirates) são nomes que não podemos descartar. Cort já tem uma vitória esta temporada e o dinamarquês é um ciclista com uma boa ponta final e com capacidade de se apresentar entre os melhores na disputa deste tipo de etapas. Valverde está em grande forma esta temporada onde já conta com duas vitórias. O espanhol é um ciclista com capacidade de disputar a prova com os melhores para tentar ir buscar, logo no primeiro dia, bonificações para a geral. Almeida também está em grande forma esta temporada onde já conta com uma vitória. O português pretende começar o Giro da melhor forma possível.

Romain Bardet (Team DSM), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) e Andrea Vendrame (AG2R Citroen Team) são nomes que não podemos esquecer. Bardet e Pello estão em grande forma esta temporada e ambos os ciclistas têm capacidade de se apresentar entre os melhores na rampa final. Ciccone tem o Giro d’Italia como o seu principal objetivo da temporada e o italiano é um ciclista com que tem capacidade de mexer na subida final. Vendrame é outro sprinter que tem capacidade de se apresentar entre os melhores na subida final podendo até conseguir um top5.

Vincenzo Albanese (EOLO – Kometa), Giacomo Nizzolo (Israel – Premier Tech), Tobias Foss (Jumbo – Visma), Richard Carapaz (Ineos Grenadiers), Natnael Tesfatsion (Drone Hopper – Androni Giocattoli), Attila Valter (Groupama – FDJ), Wilco Kelderman (Bora – Hansgrohe) e Alessandro Covi (UAE Team Emirates) são nomes que podem surpreender. Albanese, Nizzolo e Tesfatsion são ciclistas com uma boa ponta final e que têm capacidade de se apresentarem entre os melhores. Foss, Valter, Carapaz e Kelderman são ciclistas que têm capacidade de se apresentar entre os melhores e de conseguirem um lugar no top10 ou até melhor. Covi é uma ciclista com capacidade de se apresentar entre os mais fortes na subida final, mas o italiano deve apresentar-se ao serviço de Almeida.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Caleb Ewan e Biniam Girmay
⭐⭐⭐ Magnus Cort, Alejandro Valverde e João Almeida
⭐⭐ Romain Bardet, Pello Bilbao, Giulio Ciccone e Andrea Vendrame
⭐ Vincenzo Albanese, Giacomo Nizzolo, Tobias Foss, Richard Carapaz, Natnael Tesfatsion, Attila Valter, Wilco Kelderman e Alessandro Covi

Presença Portuguesa

João Almeida, Rui Oliveira e Rui Costa são os três portugueses presentes, todos pela UAE Team Emirates, com os dorsais 211, 212 e 213, respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 11h10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock