Dia D… de Dani?

Chega hoje ao final a 61ª Itzulia Basque Country, com mais uma etapa de montanha, possivelmente a mais complicada de todas! Serão sete subidas categorizadas, três delas de 1ª categoria, incluindo a subida final, para Usartza (4.6 km a 8.5%), que será seguramente decisiva para a definição do vencedor final.

Perfil da etapa 6 da Volta ao País Basco

Os Favoritos

Na etapa de ontem, Primoz Roglic mostrou que não está ainda na sua melhor forma, e aquilo que parecia ser mais um triunfo certo para o líder da Jumbo-Visma rapidamente deixou de o ser. Na liderança está agora Remco Evenepoel, seguido por Dani Martinez, a meros 2 segundos de distância, com todo o top 10 separado por 1 minuto e meio.

Tendo em conta o que tem sido esta semana por estradas bascas, o favorito para levar etapa e geral neste último dia é mesmo Daniel Felipe Martinez, da Ineos Grenadiers! A formação britânica tem mostrado possuir o bloco mais consistente, pelo que deverá trabalhar para o colombiano, em especial na última subida do dia. Com 1 km ainda em descida depois da contagem de montanha, o cenário pode estar montado para Martinez repetir o triunfo da etapa 4, desta feita com o bónus de poder juntar a classificação geral da Itzulia. O objetivo passará por eliminar Evenepoel na subida e depois, no mínimo, manter Martinez perto da frente, no entanto, a vitória na etapa está claramente ao alcance dos granadeiros.

O grande rival da Ineos poderá ser um Jumbo, mas não aquele que se pensaria à partida. Neste momento, as fichas da equipa neerlandesa deverão estar colocadas no dinamarquês Jonas Vingegaard, ele que ocupa o 6º posto, a 29 segundos, e já mostrou estar em grande nível.

O mesmo se pode dizer de Enric Mas (7º a 37s), Aleksandr Vlasov (5º a 22s), Pello Bilbao (3º a 20s), e Ion Izagirre (4º a 21s), qualquer um deles com legítimas aspirações a poder discutir o triunfo final.

Depois há ainda Adam Yates e Primoz Roglic, que mostraram não estar no seu melhor, mas que poderão até tirar partido de algum relaxamento do pelotão face ao 9º e 8º da CG, respetivamente, ambos a mais de 1 minuto. Note-se também que hoje poderá ser dia para qualquer um destes dois habituais líderes estarem ao trabalho dos seus usuais gregários!

Entre os melhores deverá estar também Remco Evenepoel, que se mostrou em excelente nível no dia de ontem, mas todos sabemos como pode ser perigoso apostar no jovem belga nos dias mais difíceis de montanha. Não será fácil aguentar o ímpeto da Ineos, especialmente na subida final, sendo que será importante algum apoio de Julian Alaphilippe, o campeão do mundo que será um óbvio candidato se a etapa terminar num sprint em pelotão reduzido.

Nota ainda para David Gaudu, Rigoberto Uran, e Marc Soler, todos já a mais de 1:30, algo que lhes pode dar alguma liberdade se atacarem perto do final.

Na eventualidade, também ela bem plausível, de ser a fuga a discutir a etapa, refiram-se nomes como Sebastien Reichenbach, Michael Woods, Victor Lafay, Ben Tulett, Carlos Rodriguez, Tao Geoghegan Hart, Gianluca Brambilla, e claro Ruben Guerreiro!

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Daniel Martinez
⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard e Enric Mas
⭐⭐⭐ Aleksandr Vlasov, Pello Bilbao e Ion Izagirre
⭐⭐ Adam Yates, Primoz Roglic, Remco Evenepoel e Julian Alaphilippe
⭐ David Gaudu, Rigoberto Uran, Marc Soler, Sebastien Reichenbach, Michael Woods, Victor Lafay, Ben Tulett, Carlos Rodriguez, Tao Geoghegan Hart, Gianluca Brambilla e Ruben Guerreiro

Portugueses em Prova

Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal 54, André Carvalho (Cofidis), com o dorsal 72, e Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost), com o dorsal 214, são os portugueses presentes.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1, a partir das 15h00!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock