De Nápoles a Jesi, venham de lá os dois outra vez!

Depois de uma primeira semana com grandes etapas, o pelotão do Giro d’Italia entra agora na sua segunda semana, com vários dias dedicados aos homens mais explosivos, mas também aos sprinters do pelotão, antes de se entrar na alta montanha que irá decidir toda a corrida. Juan Pedro Lopez (Trek – Segafredo) segue de rosa, mas tem um grande grupo de candidatos à perna, liderado por João Almeida (UAE Team Emirates), que é segundo a apenas 12s.

Perfil

A décima etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 96km entre Pescara e Jesi e terá duas fases muito distintas. Os primeiros 100km serão percorridos praticamente sempre junto ao mar, em terreno plano, e as acelerações poderão acontecer caso o vento apareça, numa tentativa de provocar cortes no pelotão. A segunda metade será em constante sobe e desce, num percurso rompe-pernas que apresenta três subidas de quarta categoria. A primeira delas será a mais tranquila, mas destacam-se as restantes, com a colina de Recanati a apresentar 3.4km a 6.9% de pendente média, e rampas máximas de 18%, com o seu topo a 70km do fim, e a colina de Monsano, que deverá ser decisiva para o desenrolar da jornada, já que o seu topo está a apenas 8.5km da chegada, após 4.2km a 4% de pendente média, com rampas máximas de 11% na entrada para o seu km final. O final dar-se-á num falso plano, com o último km a ter 2% de pendente média, após uma rápida descida que poderá também fracionar o pelotão.

Perfil da 10ª etapa do Giro d’Italia

Favoritos

Com um perfil tão característico como foi o do último sábado, Mathieu van der Poel (Alpecin – Fenix) e Biniam Girmay (Intermarche – Wanty – Gobert) voltam a ser os principais favoritos. Os dois têm protagonizado excelentes duelos nestes dias mais explosivos, e estão a mostrar um grande espetáculo, tal como os adeptos já esperavam. Para hoje, acreditamos que ambos podem mexer na corrida na última colina, mas damos maior favoritismo ao neerlandês, que já triunfou neste Giro e que têm um palmarés ganhador.

Magnus Cort (EF Education – EasyPost) é talvez o maior adversário dos dois, e a EF Education bem que precisa das suas vitórias para garantir a permanência no escalão World Tour. A etapa é também ao jeito do dinamarquês, e ele pode até atacar na descida na tentativa de surpreender os adversários. Caleb Ewan (Lotto Soudal) pode também ser um candidato, mas parece não estar na forma ideal. A equipa belga bem que precisa do australiano no seu melhor, mas poderá explorar outras alternativas caso ele não esteja capaz de discutir o final.

Pello Bilbao (Bahrain Victorious) sofreu no último domingo, devido à queda sofrida, mas ainda permanece na top10 da geral. O basco poderá aproveitar as suas excelentes capacidades como descedor e ir em busca da vitória na etapa, para se recolocar próximo aos restantes adversários e a Mikel Landa. Diego Ulissi (UAE Team Emirates) pode ter carta branca para tentar discutir a etapa e o perfil do dia também lhe assenta muito bem. O italiano é explosivo e sabe sprintar em grupos mais reduzidos, pelo que a vitória de etapa não seria surpresa alguma.

Mauro Schmid (Quick-Step Alpha Vinyl) e Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) são ciclistas que já perderam muito tempo na geral, e que poderão aproveitar a sua explosividade para atacar a etapa. Ambos têm a explosividade e a técnica necessárias para conseguirem ganhar vantagem e o triunfo poderá cair para qualquer deles. João Almeida (UAE Team Emirates) e Vincenzo Albanese (EOLO – Kometa) são ciclistas que finalizam muito bem em grupos reduzidos, e tanto um como outro podem definitivamente fechar no top10 do dia.

Nota ainda para Andrea Vendrame (AG2R Citroen Team), Fabio Felline (Astana Qazaqstan Team) ou Alessandro Covi (UAE Team Emirates), eles que são algumas das esperanças italianas para uma primeira vitória de etapa, mas também para os super combativos Lennard Kamna (Bora – Hansgrohe) e Thomas de Gendt (Lotto Soudal).

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Biniam Girmay e Magnus Cort
⭐⭐⭐ Caleb Ewan, Pello Bilbao e Diego Ulissi
⭐⭐ Mauro Schmid, João Almeida, Mattias Skjelmose Jensen e Vincenzo Albanese
⭐ Andrea Vendrame, Lennard Kamna, Fabio Felline, Thomas de Gendt e Alessandro Covi

Presença Portuguesa

João Almeida, Rui Oliveira e Rui Costa são os três portugueses presentes, todos pela UAE Team Emirates, com os dorsais 211, 212 e 213, respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 11h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Releated

Ajuste de contas nas ruas de Nyborg!

Depois da surpreendente vitória de Yves Lampaert no primeiro dia, o Tour de France continua hoje com a realização da etapa 2, em mais uma jornada em solo dinamarquês. Naquela que será a primeira tirada em linha da prova, os ciclistas irão encontrar um percurso de 202.2 km, entre Roskilde e Nyborg, e um final […]

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock