Contrarrelógio de Viseu vai tirar todas as teimas!
Chega hoje ao fim a 82ª edição da Volta a Portugal, com a realização da 10ª etapa, um contrarrelógio individual de 20.3 km disputado na região de Viseu. O percurso não será totalmente plano, incluindo pelo menos duas zonas em subida, uma delas com 5% durante sensivelmente 1 km e outra com 5.3% ao longo de 1.3 km.


Favoritos
Hoje é o dia das grandes decisões na Grandíssima! Amaro Antunes parte de amarelo para a última jornada, com 42 segundos de avanço sobre Mauricio Moreira e, à partida, será entre os dois a decisão da Volta. Os senhores que se seguem na geral: Frederico Figueiredo, a 55 segundos, Joni Brandão, a 1:04, e Alejandro Marque, a 1:18, estarão já demasiado longe para poder ameaçar a vitória na geral.
Ainda assim, iremos apontar para o espanhol da Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel como grande favorito para esta jornada. Alejandro Marque é o melhor contrarrelogista do top 10 e irá certamente querer mostrá-lo neste dia! A missão é bem complicada, mas se Marque estiver num dia super e se Amaro Antunes tiver algum percalço ou alguma quebra, não é impossível de poder ainda sonhar com a amarela, apesar de depender também da performance dos restantes elementos do top 5.

Um dos grandes favoritos será, obviamente, Rafael Reis, da Efapel, um dos grandes contrarrelogistas nacionais da sua geração. O setubalense/palmelense esteve endiabrado durante esta Volta, vencendo três dos nove dias de competição e envergando a amarela durante quatro jornadas, trabalhando ainda bastante em prol da sua equipa.
O grande foco deste dia será a batalha entre Mauricio Moreira, da Efapel, e Amaro Antunes, da W52-Porto, sendo que ambos são capazes de realizar excelentes provas contra o relógio e estarão certamente entre os melhores da jornada. O uruguaio terá alguma vantagem no confronto direto mas, à partida, não deverá ser suficiente para eliminar a desvantagem de 42 segundos.
São esperadas também boas performances de nomes como: Joni Brandão e João Rodrigues (W52-Porto), Gustavo Veloso (Atum General/Tavira), António Carvalho (Efapel), Lluís Mas, Mathias Norsgaard, e Juri Hollmann (Movistar), Tom Wirtgen (Bingoal), Diego Lopez (Kern Pharma), Daniel Mestre e Samuel Caldeira (W52-Porto), Alexander Grigoryev (Atum General/Tavira), e Gavin Mannion (Rally Cycling).
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Alejandro Marque
⭐⭐⭐⭐ Rafael Reis e Mauricio Moreira
⭐⭐⭐ Amaro Antunes, Joni Brandão, e João Rodrigues
⭐⭐ Gustavo Veloso, António Carvalho, Lluís Mas, e Mathias Norsgaard
⭐ Juri Hollmann, Tom Wirtgen, Diego Lopez, Daniel Mestre, Samuel Caldeira, Alexander Grigoryev, e Gavin Mannion