Contrarrelógio coletivo abre 32º Giro d’Itália Donne e a disputa SD Worx vs Trek!
Tal como já vem sendo hábito, o Giro d’Itália Donne vai começar com um contrarrelógio coletivo, que cada vez mais se torna tradicional no arranque da Corsa Rosa para as senhoras, desta vez entre Fossano e Cuneo, num traçado com uma extensão de 26.9km, a maior que alguma vez fez parte das edições mais recentes. O percurso deste ano tem a particularidade de ser praticamente todo ele feito num falso plano, pelo que vai ser preciso colocar bastante potência no pedal e gerar um grande número de watts para poder lutar pela vitória.

Favoritas
Entre as equipas presentes, há dois nomes que se destacam da concorrência no que à luta pela vitória no dia de hoje diz respeito, e mesmo que a luta na estrada possa ser ao segundo, é praticamente óbvio que SD Worx e Trek – Segafredo têm na sua composição os blocos mais fortes para lutar pela etapa e pela classificação geral. A luta deverá ser ao segundo, mas vamos dar um ligeiro favoritismo à equipa holandesa da SD Worx. Se a Trek vencer, também não será surpresa alguma, mas pelas características do traçado e pelo escalamento de ambas as formações, a equipa da Campeã Mundial parece levar uma pequeníssima vantagem.
Num contrarrelógio coletivo, nunca podemos descartar a formação da Canyon // SRAM, que ao longo dos anos se foi especializando neste tipo de provas em particular. Mesmo sem Niewiadoma, a líder da equipa alemã, o bloco é bastante forte, e hoje deverá estar uma vez mais na luta pelas primeiras posições.
Numa terceira linha temos as formações da Movistar, DSM e BikeExchange, que deverão estar na luta por um lugar entre as cinco primeiras equipas da jornada, mesmo não tendo a força das adversárias mencionadas acima. São três equipas que também quererão limitar ao máximo as perdas, para poderem depois bater-se com as suas líderes pela melhor posição possível na classificação geral. Katrine Aalerud, Juliette Labous e Amanda Spratt são mais do que candidatas a fechar entre as dez primeiras, e nenhuma delas quererá deixar a oportunidade escapar para mãos alheias.
Como outsider para fazer top5 no dia de hoje, colocamos a equipa da Ceratizit – WNT Pro Cycling, uma formação comandada por Lisa Brennauer, e que trás em Maria Giulia Confalonieri e Erica Magnaldi duas ciclista bastante fiáveis, apoiadas por três excelentes gregárias: Marta Lach, Kathrin Hammes e Lara Vieceli.
Quem irá levar a melhor e obter a primeira camisola rosa desta Giro d’Itália Donne?
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐ Team SD Worx
⭐⭐ Trek – Segafredo e Canyon // SRAM Racing
⭐ Movistar Women, Team DSM e Team BikeExchange
Outsider: Ceratizit – WNT Pro Cycling
Transmissão em Direto
A prova não conta com transmissão televisiva em Portugal, mas iremos procurar trazer-vos o direto assim que possível.