Com uma mão no Tridente Dourado!

Uma semana após a partida em Lido di Camaiore, na costa do Mar Tirreno, a 56ª edição da mítica Corrida dos Dois Mares chega hoje ao seu final, com um contrarrelógio corrido em San Benedetto del Tronto, cidade banhada pelo Mar Adriático.

A 7ª e última etapa da prova constitui um esforço individual de 10.1 km, que será realizado num percurso totalmente plano junto à costa, num formato ida-e-volta, o que favorece claramente os especialistas da disciplina. Note-se que fatores como o vento e possivelmente a chuva poderão ter impacto no desenrolar dos acontecimentos ao longo da tarde.

Perfil da 7ª Etapa do Tirreno Adriático

O grande favorito para a vitória na etapa, por larga margem, é o campeão do mundo de contrarrelógio, Filippo Ganna, da Ineos Grenadiers.

O italiano ocupa o lugar cimeiro da hierarquia de contrarrelogistas há já algum tempo. A última vez que Ganna foi derrotado numa prova contra o relógio foi a 28 de janeiro de 2020 (!), ficando atrás de Remco Evenepoel no contrarrelógio da Volta a San Juan. Desde então, 8 contrarrelógios, 8 vitórias para o Ferrari de Verbania, incluindo os campeonatos italiano e mundial, os 3 contrarrelógios do Giro 2020, mas também a prova individual do Tirreno-Adriático do ano passado, corrido exatamente sobre o mesmo percurso que hoje será disputado pelos ciclistas. Na altura, Ganna esmagou o recorde do percurso, que pertencia a Fabian Cancellara, deixando o 2º classificado da etapa, Victor Campenaerts, a uns incríveis 18 segundos! O fenómeno italiano está num bom momento de forma e, mesmo que tenha azar com o clima na altura da sua prova, deverá ter condições para bater toda a concorrência.

Filippo Ganna, da Ineos Grenadiers, o campeão mundial de contrarrelógio

Tal como referido para os sprinters, para os “puncheurs”, e para os trepadores presentes nesta prova, também o lote de contrarrelogistas deste pelotão é simplesmente fabuloso. Em condições normais, dificilmente alguém conseguirá bater Ganna, mas não faltam candidatos a fazer um grande tempo.

Desde logo, os 3 ciclistas que finalizaram atrás de Ganna nos campeonatos do mundo de Ímola: Wout Van Aert (Jumbo – Visma), Stefan Küng (Groupama – FDJ), e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers).

O belga irá querer dar tudo na tentativa de se bater pela etapa e de colocar alguma pressão em Tadej Pogacar. Neste momento, 1:15 separam os dois primeiros da geral e, realisticamente, apenas uma queda ou outro percalço pode impedir o esloveno de levar para casa o Tridente Dourado, pelo que Van Aert apenas pode dar o seu melhor e esperar pelas contas finais.

King Küng, atual campeão da Europa de contrarrelógio e campeão suíço de fundo e de contrarrelógio, ainda não possui referências relevantes este ano, mas o ataque algo esquizofrénico que realizou na etapa de ontem pode indicar que o suíço está à procura de boas sensações e que possivelmente estará em bom nível em San Benedetto del Tronto.

Quanto ao galês, já deu algumas mostras da sua forma nesta corrida e, na hierarquia mundial, está num patamar de grandes contrarrelogistas que podem discutir a etapa com os três ciclistas já referidos.

Nesse patamar está também o Canibal das Caldas, João Almeida. O português da Deceuninck-Quick Step parte para a última jornada no 7º posto da classificação geral, a 4:42 de Pogacar, e irá dar o máximo para tentar subir alguns lugares, mas a presença no pódio final da prova italiana será uma missão muito complicada. À sua frente, o ciclista das Caldas da Rainha tem Tim Wellens, com uma vantagem de 12 segundos, Matteo Fabbro, com 48 segundos, Egan Bernal, com 1:12, e Mikel Landa, com 1:42. É bem possível que Almeida termine entre os melhores do dia e fará, muito possivelmente, melhor que todos estes rivais, mas será difícil conseguir mais do que subir a posição de Tim Wellens.

De qualquer forma, João Almeida mostrou, nesta última semana, que se encontra já entre a elite mundial dos voltistas e quererá, com toda a certeza, fechar com chave de ouro este Tirreno Adriático. O percurso deste contrarrelógio acaba por desfavorecê-lo ligeiramente, em relação aos principais candidatos à vitória, mas o português estará, com toda a certeza, em destaque neste último dia e fará parte dos melhores desta emblemática competição, enchendo as hostes lusas de orgulho, mais uma vez!

Outro corredor que estará seguramente entre os melhores, mas que tem neste percurso um perfil que também não o favorece totalmente, é o líder e já quase vencedor virtual da competição, o super-esloveno Tadej Pogacar. Mesmo que se encontre desgastado, mesmo que possa ter algum azar com o clima, se não tiver nenhum problema de maior, o esloveno não irá perder 1:15 para WVA numa distância tão curta. Em relação à discussão pela etapa, será difícil de imaginar que Pogacar corra riscos desnecessários, o que significa que dificilmente irá bater os ciclistas já referidos, mas estamos convictos que o homem da UAE Team Emirates fará um tempo entre os melhores do dia.

O foco de Pogacar está, obviamente, colocado na vitória na classificação geral da Corrida dos Dois Mares. O campeão em título da Volta a França quer juntar o Tridente de Neptuno à sua já vasta coleção de troféus!

No patamar de grandes contrarrelogistas que vêm a ser referidos e que poderão fazer um bom resultado nesta jornada estão nomes como: Benjamin Thomas, Kasper Asgreen, Edoardo Affini, Tobias Ludvigsson, e Nelson Oliveira.

O português esteve em destaque na etapa de ontem, ao marcar presença na fuga, o que poderá ter alguma repercussão em termos de forma física. No entanto, este é um esforço relativamente curto, pelo que não deverá ser muito relevante para a sua performance. Se se tratasse de um contrarrelógio mais longo, o homem da Movistar estaria, seguramente, mais acima na lista de favoritos, no entanto, este é um perfil que acaba por também não ir ao encontro das características do atleta da Anadia.

Temos alguma expetativa para ver a performance de Mathieu Van der Poel nesta etapa. À partida, o campeão holandês de fundo não se irá bater com os melhores da etapa, mas irá, com alguma dose de certeza, tentar realizar um bom esforço e aumentar a rodagem tendo em vista a clássica de Milão – Sanremo, próxima prova no calendário do colosso holandês, já no próximo sábado! Depois da exibição épica na 5ª etapa da prova, MVDP teve uma etapa mais tranquila, sendo de prever que termine este Tirreno Adriático em full-power, e não seria de admirar se terminasse no top 10 da jornada.

A lista de ciclistas capazes de figurar entre os melhores deste contrarrelógio é bastante alargado, sendo possível referir: Tobias Foss, Nathan van Hooydonck, Jonathan Castroviejo, Quinn Simmons, Michal Kwiatkowski, Sebastian Langeveld, Jan Tratnik, Michael Hepburn, Alberto Bettiol, Tom Scully, Lawson Craddock, Nikias Arndt, Maciej Bodnar, Pello Bilbao, Damiano Caruso, Mads Würtz Schmidt, e ainda Ivo Oliveira.

O campeão português de contrarrelógio teve uma semana de trabalho intenso para os líderes Pogacar e Gaviria e deverá estar bastante desgastado. No entanto, o homem de Vila Nova de Gaia irá querer deixar a sua marca neste último dia, como fez no contrarrelógio da última Volta a Espanha, onde terminou na 22ª posição.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Filippo Ganna
⭐⭐⭐⭐ Wout van Aert e Stefan Küng
⭐⭐⭐ Geraint Thomas, João Almeida, e Tadej Pogacar
⭐⭐ Benjamin Thomas, Kasper Asgreen, Edoardo Affini, Tobias Ludvigsson, e Nelson Oliveira
⭐ Mathieu van der Poel, Tobias Foss, Nathan van Hooydonck, Jonathan Castroviejo, Quinn Simmons, Michal Kwiatkowski, Sebastian Langeveld, Jan Tratnik, Michael Hepburn, Alberto Bettiol, Tom Scully, Lawson Craddock, Nikias Arndt, Maciej Bodnar, Pello Bilbao, Damiano Caruso, Mads Würtz Schmidt, Ivo Oliveira

Presença Portuguesa

Os três portugueses neste Tirreno Adriático são todos eles candidatos a estarem entre os 20 melhores do dia, e quem sabe até mesmo no top10. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) irá partir pelas 12h54, Nelson Oliveira (Movistar) irá partir pelas 13h34 e João Almeida (Deceuninck – QuickStep) irá sair para a estrada pelas 14h46.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport1 a partir das 12h30!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock