Chegada a Fafe promete mais um dia animado na Volta a Portugal!

A 6ª etapa da Volta a Portugal traz uma ligação de 182.4 km, com partida em Viana do Castelo e chegada num dos locais mais tradicionais da Grandíssima e do ciclismo nacional: Fafe! Os primeiros 70 km de jornada serão relativamente simples, com o percurso a tornar-se bastante acidentado a partir desse ponto, primeiro com duas contagens de montanha de 3ª categoria, para o Extremo (7.9km a 3.7%) e para Portela do Vade (5.7km a 4%), e depois com duas contagens de 4ª categoria mais perto do final. Haverão ainda diversas subidas não categorizadas, nomeadamente na zona final e na rampa de acesso à meta, onde haverá também o característico empedrado.

Perfil da 6ª etapa da Volta a Portugal

Favoritos

Esta será mais uma jornada clássica da Volta, com um percurso de média montanha e um final moderado, num cenário perfeito para os habituais sprints seletivos tão característicos da prova! No entanto, depois de no dia de ontem a fuga ter tido sucesso pela segunda vez nesta edição, as hipóteses de uma movimentação de longe vir a triunfar mais uma vez existem claramente. As próximas três etapas da Volta, com chegadas a Bragança, à Serra do Larouco, e à Senhora da Graça serão dias importantes, especialmente os últimos dois, pelo que hoje e amanhã poderão ser dias de contenção entre as principais equipas do pelotão, especialmente W52-Porto e Efapel, que têm sido as mais irrequietas.

Ainda assim, a W52 continua sem vencer na Volta e será certamente a equipa-chave para o desfecho da etapa, a par, muito possivelmente, da Tavfer-Measindot-Mortágua. Estas serão as duas equipas com maior interesse numa chegada em pelotão, pelo que se não colocarem ninguém na fuga deverão ser aquelas a tentar proporcionar o reagrupamento. Com Daniel Freitas na liderança, se se formar uma fuga sem homens perigosos para a geral a Radio Popular Boavista verá com bons olhos a possibilidade de defender de forma tranquila a amarela no dia de hoje.

Assim, vamos apontar para a possibilidade de o pelotão acabar por reagrupar e um lote alargado de corredores vir a disputar o sprint em Fafe. Como grande favorito, vamos apontar para Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), ele que tem estado em bom nível, com uma equipa que tem trabalhado bastante para o ciclista do Bombarral. O melhor que Tiago Antunes conseguiu até agora foi um 6º lugar na chegada à Guarda, mas hoje pode ser dia para atacar a sua primeira vitória em etapas da Volta!

Na discussão da vitória deverão estar também nomes como Daniel Mestre (W52-Porto), Luís Mendonça (Efapel), Alex Molenaar (Burgos), Lluís Mas (Movistar), Samuel Caldeira (W52-Porto), Rafael Silva (Antarte-Feirense), ou Kenny Molly (Bingoal). Note-se que hoje será a última chance para muitos destes homens rápidos, que dificilmente irão discutir as jornadas dos próximos dias.

Existe também a possibilidade de alguém como Joni Brandão (W52-Porto) tentar enganar o pelotão com um ataque preciso nos quilómetros finais. O mesmo se pode aplicar a Alejandro Marque (Atum General/Tavira), que é agora 2º na geral a apenas 5 segundos da amarela, pelo que poderá ter ideias de tentar recuperar a camisola que já foi sua. Será, no entanto, uma incógnita, se a forma física o irá permitir nesta altura, ainda para mais antes das etapas decisivas que se avizinham.

Na possibilidade de ser a fuga a triunfar, um lote extenso de corredores surge como candidato a poder levar esta jornada: César Fonte (Kelly/Simoldes/UDO), Hugo Nunes (Radio Popular Boavista), Juri Hollmann (Movistar), Ricardo Vilela e Ricardo Mestre (W52-Porto), Kyle Murphy (Rally Cycling), ou Bruno Silva (Antarte-Feirense).

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Tiago Antunes

⭐⭐⭐⭐ Daniel Mestre e Luís Mendonça

⭐⭐⭐ Alex Molenaar, Lluís Mas, e Samuel Caldeira

⭐⭐ Rafael Silva, Kenny Molly, Joni Brandão, e Alejandro Marque

⭐ César Fonte, Hugo Nunes, Juri Hollmann, Ricardo Vilela, Ricardo Mestre, Kyle Murphy, ou Bruno Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock