Catedral de Burgos recebe o arranque da La Vuelta com um contrarrelógio bastante complicado!

A 76ª La Vuelta a España arranca hoje para a estrada a partir de Burgos, para mais uma edição da corrida que promete espetáculo e emoção, com grandes nomes do Ciclismo Mundial presentes em busca da grande vitória final, ou de caçar etapas ao sprint ou em fugas. A luta promete ser animada pela classificação geral com a Jumbo – Visma, a Ineos Grenadiers e a Bahrain Victorious a trazerem blocos fortíssimos no apoio aos seus respetivos líderes, Primoz Roglic, Egan Bernal e Mikel Landa. A estrada irá ditar quem irá levar a melhor, mas o que todos queremos certamente é ver os melhores lutar entre si pela vitória.

A primeira etapa da corrida traz-nos um contrarrelógio de 7.1km com partida e chegada na Catedral de Burgos, que oferecerá certamente um fantástico cenário para coroar o primeiro camisola vermelha desta edição da prova espanhola. Mal os ciclistas partam, começarão rapidamente a subir ao Alto del Castillo, uma terceira categoria que já bem conhecem os participantes da Vuelta a Burgos, com o seu topo ao km 2.5. Após isso, 1.5km a descer antecederá os 3km planos finais que levarão os ciclistas de novo à Catedral, onde a meta estará situada.

Perfil da primeira etapa da La Vuelta a España

Favoritos

Para um contrarrelógio com esta dureza e com uma subida a marcar o seu traçado, o Campeão Olímpico da especialidade, e vencedor das duas últimas edições da corrida espanhola, Primoz Roglic (Jumbo – Visma), é o grande favorito para levar de vencida esta primeira etapa da corrida e assumir a primeira camisola vermelha da corrida, a mesma que envergou em Madrid, em 2020, onde a edição do ano passado terminou.

Como principais adversários, Roglic terá pela frente o português Nelson Oliveira (Movistar) e o esloveno Jan Tratnik (Bahrain Victorious), dois dos melhores especialistas presentes. Nelson gosta bastante de percursos mais duros, pelo que poderá aproveitar este para fazer a diferença a seu favor, apesar de os últimos contrarrelógios não lhe terem saído tão bem. Por outro lado, Tratnik está em grande forma, e poderá capitalizar, aproveitando o bom momento em que se encontra.

Michael Matthews (Team BikeExchange) é também um dos grandes nomes a ter em atenção, e o australiano deverá querer começar com o pé direito, para que na etapa de amanhã possa almejar vestir a camisola vermelha de líder. A vitória não deverá ser fácil para Matthews, mas não será de estranhar terminar entre os cinco melhores. Josef Cerny (Deceuninck – Quick Step) é outro dos grandes nomes para hoje, e quem sabe se o checo não poderá surpreender em busca do triunfo. Na Bora – Hansgrohe, Maximilian Schachmann é o nome mais forte para a jornada, e o alemão deverá dar tudo para terminar entre os melhores do dia, mesmo que não venha a disputar a classificação geral da corrida e apenas queira caçar etapas.

Entre os nomes com aspirações a uma boa classificação geral, fora Roglic, David de la Cruz, Adam Yates, Aleksandr Vlasov, Hugh Carthy e Egan Bernal deverão destacar-se e conseguir efetuar uma boa defesa, ao passo que a Movistar poderá ser uma das formações com mais a perder, a par da DSM de Bardet, ou da Trek de Ciccone. Mikel Landa (Bahrain Victorious) terá aqui um dia importante, e será positivo se não perder muito tempo para os restantes adversários.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Nelson Oliveira e Jan Tratnik
⭐⭐⭐ Michael Matthews, Josef Cerny e Maximilian Schachmann
⭐⭐ Damiano Caruso, Dylan van Baarle, Magnus Cort e David de la Cruz
⭐ Adam Yates, Aleksandr Vlasov, Hugh Carthy, Ion Izagirre e Egan Bernal

Presença Portuguesa

Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) são os representantes portugueses, e estarão à partida com os dorsais #175 e #226, respetivamente. A dupla portuguesa partirá nas seguintes horas:

18:36 – Nelson Oliveira
18:57 – Rui Oliveira

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 1, a partir das 16h45.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock