Almeida à espreita da primeira oportunidade!

O Alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) triunfou ontem na primeira etapa do 78º Tour de Pologne, após um final de primeira etapa mais complicado do que se previa, e é o primeiro líder de uma corrida que perdeu já aquele que seria um dos seus principais protagonistas nas chegadas ao sprint, e que na história da mesma leva já quatro etapas, o alemão Pascal Ackermann (Bora – Hansgrohe).

João Almeida (Deceuninck – Quick Step) teve uma etapa tranquila, que concluiu na 13ª posição, e está mais do que na luta por um bom resultado na classificação geral, que hoje terá o primeiro dos seus dias decisivos. A segunda etapa do Tour de Pologne apresenta 200.8km entre Zamość e Przemyśl, com a animação do dia a ficar para a última hora de corrida e os últimos 40km. Se os primeiros 160km são maioritariamente planos, o mesmo não se pode dizer dos últimos 40. Três colinas praticamente seguidas farão logo uma importante seleção do pelotão, com a primeira delas não categorizada e as duas seguintes a serem duas segundas categorias, a Kalwaria Paclawska, com 2.1km a 9.2% de pendente média e a Gruszowa com 3.1km a 5.9%. O pelotão seguirá por um conjunto de falsos planos e curtas descidas até à meta, situada no topo de uma nova colina, em Przemysl, também ela não categorizada, mas com 1.5km a 8% de pendente média.

Perfil da segunda etapa do Tour de Pologne

Favoritos

Os três principais favoritos à vitória final realizaram ontem uma etapa mais que tranquila, e terminaram entre os 15 primeiros, sem grandes esforços, na difícil chegada de Chelm. Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), Diego Ulissi (UAE Team Emirates) e, claro, João Almeida (Deceuninck – Quick Step) têm hoje a primeira grande oportunidade de alcançarem o triunfo na etapa e subirem à liderança da classificação geral. Pelas características de cada um, acreditamos que Ulissi parta com ligeiro favoritismo, visto ser dos três o ciclista mais explosivo. Não será surpresa alguma se a vitória sorrir para qualquer um dos três ciclistas e certamente a estrada mostrará qual deles está em melhor condição!

Dylan Teuns (Bahrain Victorious) é talvez o maior adversário dos três, mas não sabemos bem qual o momento de forma em que o Belga se encontra. Teuns chega do Tour de France, onde conquistou uma etapa, mas terá ele ainda uma réstia de força que lhe permita lutar pela etapa e pela amarela da corrida Polaca? Em grande forma chega certamente o italiano Giovanni Aleotti (Bora – Hansgrohe), e tirando o contrarrelógio final, a corrida parece desenhada ao seu estilo. Será o italiano capaz de capitalizar o bom momento em que se encontra com uma vitória? Tim Wellens (Lotto Soudal) é também um crónico candidato, mas chega de um Tour de Wallonie em que as coisas não lhe correram tão bem como certamente desejaria. Será ele capaz de dar a volta por cima com uma vitória?

Numa outra linha, muita atenção ao super explosivo Biniam Girmay, acabado de chegar à Intermarche – Wanty – Gobert, e que certamente irá querer mostrar serviço. Robert Power é a seta da Qhubeka NextHash para o dia de hoje, e pode muito bem surpreender toda a concorrência, mas não é o único. O Colombiano Einer Rubio (Movistar) vem de um grande resultado na Vuelta a Burgos e isso pode ser o suficiente para embalar em busca da vitória. Por outro lado, Gianni Moscon é também um ciclista num grande momento, e quem sabe se a Ineos não o joga em primeiro lugar para proteger o seu líder, Kwiatkwoski.

Quem sairá com a vitória e a camisola amarela de Przemyśl?

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Diego Ulissi
⭐⭐⭐⭐ João Almeida e Michal Kwiatkwoski
⭐⭐⭐ Dylan Teuns, Giovanni Aleotti e Tim Wellens
⭐⭐ Biniam Girmay, Robert Power, Einer Rubio e Gianni Moscon
⭐ Quinten Hermans, Ben Tulett, Mikkel Honoré, Alessandro Covi e Matteo Fabbro

Presença Portuguesa

João Almeida (Deceuninck – Quick Step) é o único representante Português à partida da corrida polaca e irá alinha com o dorsal #1, fruto da vitória de Remco Evenepoel, ao serviço da equipa Belga, em 2020.

Transmissão em Direto

A corrida não será transmitida em direto em qualquer dos canais portugueses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock