Será dia para o Besouro Esloveno brilhar no Critérium du Dauphiné?
Disputa-se hoje a terceira etapa do Critérium du Dauphiné que nos promete mais um grande espetáculo na luta pela vitória. A Bora – Hansgrohe, a UAE Team Emirates, a Uno-X Mobility e a Soudal Quick-Step são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida para que os seus ciclistas consigam lutar por uma etapa, mas a fuga também pode ter uma chance de vingar.
Perfil
A terceira etapa do Critérium du Dauphiné apresenta um percurso de 181.7km entre Celles-Sur-Durolle e Les Estables. O dia contará com duas contagens de quarta categoria, duas contagens de terceira categoria, uma contagem de segunda categoria e um sprint intermédio. Poderemos ter um pelotão que controla a vantagem da fuga para que os favoritos possam vingar ou um pelotão que dê uma boa vantagem à fuga para que esta possa vingar.
A cerca de 60km do fim, os ciclistas entram numa zona com bastantes ascensões que deverá marcar as pernas dos ciclistas e poderemos ver algumas equipas a aumentar o ritmo. Mesmo assim, a corrida deverá ser decidida na subida final, o Côte des Estables, com 3.8km a 5.2%. Várias equipas têm chance de acelerar e o mais provável é termos uma chegada ao sprint num pequeno pelotão.
Favoritos
Primoz Roglic (Bora – Hansgrohe) parte como principal favorito para a etapa 3 do Critérium du Dauphiné. Roglic parece ter regressado em boa forma. O esloveno mostrou estar com pernas para vencer na etapa 2 e tem aqui uma boa etapa para si para voltar a vencer com as cores da Bora.
Romain Grégoire (Groupama – FDJ) e Magnus Cort (Uno-X Mobility) são os maiores adversários de Roglic. Grégoire não teve a etapa 2 que gostaria por estar mal colocado nos metros finais. O jovem francês tem uma ótima ponta final e tem aqui uma excelente etapa para se redimir. Cort mostrou-se muito bem na etapa anterior ao conseguir dar a primeira vitória World Tour à Uno-X. O dinamarquês parece ter capacidade para defender a camisola amarela e lutar por mais uma etapa.
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) não se quis mostrar na etapa 2, mas o belga já mostrou várias vezes que se dá bem nestes finais e pode bem estar na luta pela vitória. Giulio Ciccone (Lidl – Trek) e Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) parecem estar em boa forma e ambos já mostraram ser capazes para estar na luta pelo pódio numa jornada deste tipo.
Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost), Oier Lazkano (Movistar Team) e Dylan Teuns (Israel – Premier Tech) mostraram-se bem na etapa 2. Os três poderão conseguir mais um excelente resultado no dia de hoje e até podem surpreender com um ataque de longe. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) já mostrou ter uma boa ponta final e pode ir tentar ir buscar bonificações ao sprint.
Nota ainda para Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek), Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), Clément Champoussin (Arkea-B&B Hotels), Derek Gee (Israel – Premier Tech) e Andreas Kron (Lotto Dstny) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Romain Grégoire e Magnus Cort
⭐⭐⭐ Remco Evenepoel, Giulio Ciccone e Matteo Jorgenson
⭐⭐ Lukas Nerurkar, Oier Lazkano, Dylan Teuns e Juan Ayuso
⭐ Tao Geoghegan Hart, Santiago Buitrago, Clément Champoussin, Derek Gee e Andreas Kron
Portugueses em prova
Nenhum ciclista português estará presente na corrida.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 14h10.
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency